Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/10/2008 - 09:36

Soluções de monitoramento de infra-estrutura: um GPS dentro da rede!

As conexões de redes começam e terminam em data centers congestionados, em centros de cabeamento e em salas de telecomunicações, onde uma única extremidade conectada a um lugar equivocado pode causar estragos e aumentar o tempo de inatividade. Para alterar efetivamente sua infra-estrutura, é preciso, primeiro, planejar, executar e, por último, mas não menos importante, documentar. A falta de metodologia para lidar com estas alterações aumenta o consumo de tempo para resolver o problema de forma eficaz.

Agora, imagine contar com a ajuda de um GPS dentro da sua rede? Normalmente, um GPS indica sua localização geográfica com alta precisão, permitindo encontrar um ponto específico da cidade. E, uma vez que você decida aonde ir, o GPS calcula a rota principal e, por meio de instruções básicas, guia você até chegar a seu destino. Muito simples, certo?

Mas como este GPS funcionaria em sua rede? Oferecendo visibilidade em tempo real da localização física de qualquer dispositivo conectado, mostrando que equipamento de comutação utiliza e o estado de sua conexão. E, é claro, se decidir trocar esse serviço de rede ou simplesmente criar um novo para outro dispositivo, você poderia receber ajuda sobre como conectar e assistência nos processos de inclusão ou remoção.

Enfim, quando falamos de ter um GPS, estamos falando de sistemas RTIM: Manuseio da infra-estrutura em tempo real. Trata-se de uma tecnologia de administração do cabeamento estruturado, que, em um nível bem básico, integra os patch panels de cobre e as bandejas de fibra ótica a um software de controle, que ajuda a monitorar, documentar e administrar a infra-estrutura de comunicações. Em um nível mais avançado, o RTIM é um acessório da infra-estrutura de conectividade passiva, que permite interagir com a parte ativa da rede, obtendo um monitoramento em tempo real e aumentando a capacidade de manuseio.

Por meio de soluções tipo RTIM, todas as conexões podem ser documentadas de maneira contínua em um banco de dados centralizado, avisando instantaneamente sobre as alterações na rede, com ou sem autorização. Os avisos podem ser enviados em forma de notificações que aparecem repentinamente na tela de um computador, como e-mails, mensagens de texto para um telefone celular ou envios tipo SNMP a outras plataformas de manipulação de redes.

Continuando com as características prioritárias de uma rede, as soluções tipo RTIM podem fortalecer a segurança mediante a detecção de dispositivos IP, permitindo determinar o que ou quem está conectado à rede em determinado momento. Com a comunicação com os switches LAN e outros dispositivos IP, o software que faz parte de um sistema RTIM pode relacionar um usuário e suas propriedades de rede com sua localização física dentro de um edifício.

Além disso, o software de RTIM pode programar e seguir os movimentos, as inclusões e as alterações na rede. Com a geração eletrônica de solicitações de serviço, é possível melhorar a produtividade e eliminar as tarefas tediosas de administração, normalmente baseadas em papel. O trabalho de administração é orientado e auxiliado por alertas visuais e audíveis, tornando praticamente impossível a ocorrência de erros. Este software pode acompanhar o estado de cada uma das solicitações de trabalho, alertando, assim, o gerente de operações quando um trabalho não for concluído a tempo.

Sabendo quais serviços de redes são fornecidos nos pontos de conexão de switches ou de painéis, o software poderá determinar a melhor rota para novas conexões. O usuário deverá simplesmente indicar qual serviço ele quer que seja fornecido e a quem. A solicitação de trabalho é gerada automaticamente com as alterações necessárias. Este novo aspecto é inestimável, por exemplo, em aplicações de data center, em que a adesão a um novo servidor pode exigir múltiplas conexões.

Não é necessário estar dentro do escritório para administrar o cabeamento. Afinal, estas soluções contam com a web, que permite acessar o sistema em qualquer lugar do mundo. Para concluir: o uso de soluções RTIM leva a um maior controle da infra-estrutura de conectividade da rede, à redução dos custos operacionais, à melhoria da eficiência do departamento de TI e ao aprimoramento da sua segurança.

Perfil da CommScope - A CommScope, Inc. (NYSE: CTV – www.commscope.com) é líder mundial em soluções de infra-estrutura para redes de comunicação. Por meio da marca Andrew Wireless Solutions®, a empresa é líder mundial em soluções de subsistemas de radiofreqüência para redes sem fio. Já as marcas SYSTIMAX® e Uniprise®, concedem à companhia a liderança mundial em sistemas de cabeamento estruturado para aplicações corporativas.

A CommScope é também o principal fabricante de cabo coaxial para aplicações coaxiais de fibra híbrida (HFC). Apoiada por pesquisa, a fabricante combina competência técnica e uma tecnologia própria com recursos mundiais de manufatura, proporcionando aos clientes soluções de infra-estrutura para as redes globais de comunicação em evolução em mais de 130 países.

. Por: Sergio Uribe, consultor de sistemas inteligentes da CommScope para América Latina e Caribe

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira