Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2008 - 08:47

EMC, IBM E Microsoft criam juntas a primeira especificação de interface de web services

O objetivo é dar maior interoperabilidade no gerenciamento de conteúdo empresarial, e trio ganha adesão de Alfresco, OpenText, Oracle e SAP no desenvolvimento da especificação Content Management Interoperability Services (CMIS).

Hopkinton, Mass., Armonk, NY, e Redmond, Wash.– A EMC Corporation (NYSE:EMC), a IBM (NYSE: IBM) e a Microsoft (Nasdaq: MSFT) anunciaram a criação de uma especificação desenvolvida em colaboração que utiliza interfaces de web services e Web 2.0 para possibilitar que aplicativos interoperem com múltiplos repositórios de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial (Enterprise Content Management -- ECM) de diferentes fornecedores. As empresas pretendem submeter a especificação CMIS ao rigoroso processo de desenvolvimento de padrões da OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards).

A meta final da especificação CMIS é reduzir drasticamente a carga de TI em ambientes de gerenciamento de conteúdo de múltiplos repositórios e diferentes fornecedores. Atualmente, os clientes despendem tempo e dinheiro valiosos para criar e manter códigos de integração personalizados e integrações únicas a fim de fazer diferentes sistemas ECM em suas organizações “conversarem” uns com os outros. A especificação também beneficiará fornecedores de software independentes ao possibilitar que eles criem aplicativos especializados capazes de funcionar em uma variedade de sistemas de gerenciamento de conteúdo.

As três companhias, que trabalham juntas desde o final de 2006, receberam a adesão de outros fornecedores de software líderes em suas áreas -- Alfresco Software, Open Text, Oracle e SAP -- na criação do esboço da especificação CMIS. Recentemente, foi realizada uma reunião final entre as sete companhias para validar a real interoperabilidade da especificação antes de submetê-la à OASIS.

“Muitas companhias, hoje, lutam para extrair o valor pleno de seus dados quando têm múltiplas soluções de gerenciamento de conteúdo espalhadas pela organização. No momento, o processo de ‘casá-las’ em um único sistema integrado ou migrar conteúdo entre sistemas custa muito tempo e dinheiro ao departamento de TI”, disse Melissa Webster, vice-presidente de Tecnologias de Conteúdo & Mídia Digital da IDC. “Dada a demanda por um padrão que possibilite aos clientes acessar repositórios muito diferentes, o anúncio de hoje certamente representa um passo muito positivo na direção certa.”

“Há algum tempo, o mundo do gerenciamento de conteúdo está deixando de ser formado por plataformas de aplicação separadas e se transformando em uma parte integrante da infra-estrutura de informação de uma companhia”, disse Razmik Abnous, vice-presidente e Chief Technology Officer da Divisão de Gerenciamento e Arquivamento de Conteúdo da EMC. “O gerenciamento de conteúdo está se tornando, rapidamente, um elemento-chave do processo de negócio de uma companhia, fazendo aumentar a necessidade de interoperabilidade entre as vastas e diferentes fontes que gerenciam este conteúdo. O acordo firmado hoje é um grande passo no sentido de atingir esta meta.”

“Ao trabalharem juntas para definir o padrão CMIS, a IBM, a Microsoft e a EMC, priorizam visivelmente as necessidades de todos os clientes nesta importante área de tecnologia. Trabalhamos arduamente para desenvolver um padrão que dá continuidade às iniciativas da IBM de explorar os princípios das interfaces SOA e Web 2.0 a fim de beneficiar a indústria como um todo”, disse Ken Bisconti, vice-presidente de produtos e estratégia de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial da IBM.

“No anúncio de hoje, o verdadeiro vencedor é o cliente”, disse Jeff Teper, vice-presidente corporativo para a Plataforma de Negócios do Grupo de Office SharePoint Server da Microsoft. “As empresas atuais são movidas a informação. Quando as empresas operam em silos, com informações espalhadas por todos os cantos, torna-se extremamente difícil para os clientes usufruir seu pleno valor. Acreditamos que trabalhando juntas podemos capacitar os clientes a maximizar o uso de ativos críticos ao negócio.”

Fundamental para a nova especificação, as empresas EMC, IBM e Microsoft colaboraram para desenvolver uma interface que: . É projetada para funcionar sobre repositórios existentes, possibilitando que os clientes criem e explorem aplicativos em múltiplos repositórios e, assim, liberem conteúdo que já possuem.

Separa web services e conteúdo do repositório de gerenciamento de conteúdo, permitindo que os clientes gerenciem conteúdo de maneira independente. Provê interfaces web services e Web 2.0 em comum para simplificar drasticamente o desenvolvimento de aplicativos . É agnóstica em termos de plataforma e linguagem de desenvolvimento. Suporta desenvolvimento de aplicativos compostos e mash-ups realizados pelo negócio ou pelo analista de TI . Amplia a comunidade de fornecedores de software independentes e desenvolvedores.

“Aplaudimos a EMC, a IBM e a Microsoft por atingir este marco e optar por dar o próximo passo e evoluir este importante trabalho através de um processo de padrões abertos”, disse Laurent Liscia, diretor executivo da OASIS. “Ansiamos por promover a evolução do CMIS de especificação a padrão e fomentar a adoção mais ampla possível na indústria através de iniciativas de educação e implementação.”

Informações adicionais e uma cópia do esboço da especificação técnica CMIS podem ser obtidas no site de uma das empresas colaboradoras: EMC Corporation (http://www.emc.com/about/news/press/2008/091008-smr-content-management-interoperability-services.htm); IBM (www.ibm.com/software/data/content-management/cm-interoperablity-services.html); e Microsoft http://go.microsoft.com/fwlink/?LinkId=127855. Para saber como participar do trabalho de padronização da CMIS na OASIS, entre em contado com [email protected]..

Perfil da EMC - A EMC Corporation (NYSE: EMC) é líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de teccnologia de infra-estrutura da informação e soluções que permitem que empresas de todos os tamanhos transformem a maneira como competem e criam valor a partir de seus dados. Mais detalhes sobre os produtos e serviços da EMC podem ser obtidos no site www.emc2.com.br ou pelo telefone 0800-55-3622.

IBM - Para obter outras informações sobre as soluções de Gerenciamento de Conteúdo Empresarial da IBM, visite http://www-306.ibm.com/software/ecm.

Microsoft Corporation - Fundada em 1975, a Microsoft (Nasdaq “MSFT”) é líder mundial de software, serviços e soluções que ajudam indivíduos e empresas a realizar todo o seu potencial.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira