Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2008 - 09:01

Porto de Itajaí é o primeiro no Brasil a disponibilizar informações sobre correnteza do rio em tempo real

O projeto faz parte do programa de Monitoramento Ambiental realizado desde 2005.

Mais uma vez o Porto Municipal de Itajaí é modelo nacional na gestão ambiental portuária. Acaba de ser disponibilizado através da internet o SIPMAPI – Sistema para Monitoramento Ambiental do Porto de Itajaí. A ferramenta permite que o usuário acesse em tempo real informações sobre velocidade e direção da correnteza do rio. No módulo “Avançado”, pode-se obter a média de velocidade da corrente das últimas horas e a velocidade atual.

O gerente de meio ambiente do Porto Municipal de Itajaí explica que a instalação do sistema é uma das ferramentas do monitoramento ambiental. “Além do SIPMAPI mantemos 14 programas de monitoramento ambiental em conjunto com a UNIVALI. Estamos cumprindo as exigências ambientais e queremos obter, ainda em 2008, a ISO 14.001 de excelência ambiental. Para ilustrar o que estamos promovendo na área de Meio Ambiente, utilizamos a seguinte frase: ‘Porto consciente ensinando a cuidar do meio ambiente”, comenta o gerente.

O superintendente do Porto Municipal de Itajaí ressalta o cumprimento de diversas ações ambientais como contrapartida para a cidade. “Em março o presidente do CAP (Conselho de Autoridade Portuária) nos trouxe a notícia de que o Porto de Itajaí foi considerado referência nacional em gestão ambiental. Em 2005 e 2007 o Porto de Itajaí recebeu o Troféu Fritz Muller por excelência na gestão ambiental. O nosso porto foi o primeiro no Brasil a obter todas as licenças ambientais de operação e manutenção. É o pioneirismo de uma administração voltada para a humanização da relação porto-cidade”, relembra o superintendente.

O diretor executivo do Porto Municipal de Itajaí lembra que o porto vem implantando diversos projetos ligados à área do meio ambiente. “Por exemplo, o Parque Natural Municipal do Atalaia foi comprado com recursos próprios do Porto de Itajaí como contrapartida das licenças ambientais. Os 195 mil metros quadrados de Mata Atlântica serão preservados e transformados em local de estudos ambientais e projetos de educação ambiental”, frisa o diretor executivo. O investimento financeiro do Porto Municipal de Itajaí foi de R$ 1,2 milhão.

O diretor comercial do Porto Municipal de Itajaí coloca a importância de investimentos na área da gestão ambiental portuária sob o ponto de vista comercial. “Os investimentos na gestão ambiental portuária trazem maior segurança e conforto aos armadores que trabalham com o Porto de Itajaí e com os terminais que formam o Complexo Portuário do Itajaí-Açú. Como usuários, eles percebem não só o cuidado em manter uma das maiores fontes de desenvolvimento da atividade, o rio, como vêem na ferramenta SIPMAPI mais segurança para as manobras de atracação e desatracação de navios”, comenta o diretor comercial.

Cuidado com o meio ambiente - Em março de 2008 a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ, divulgou um estudo feito entre os portos brasileiros sobre as conformidades ambientais previstas na legislação. Pelos critérios utilizados pela Antaq Itajaí cumpre 94% das conformidades ambientais. A primeira avaliação sistematizada da gestão ambiental portuária no Brasil destacou Itajaí entre 30 portos estudados. Na mesma avaliação os portos do Rio Grande, Santos e Paranaguá (principais concorrentes comercias de Itajaí) ficaram na 13ª, 16ª e 25ª posições, respectivamente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira