Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/10/2008 - 10:06

Empresas e headhunters lançam mão de políticas de atração para contratação de executivos em países emergentes

Um novo perfil de expatriação vem acontecendo com um grande número de executivos brasileiros. Com o aquecimento da economia brasileira e a valorização do real frente ao dólar e outras moedas, a oferta de vagas em empresas no Brasil tornou-se tão atrativas quanto às propostas do exterior. Além disto, as consultorias de recrutamento de executivos também se depararam com um fenômeno diferente do que acontecia nas décadas de 80 e 90. Na época, as propostas de trabalho eram para Estados Unidos, Canadá e países da Europa, por exemplo. Hoje, é freqüente a busca por profissionais para países que enfrentam uma condição de vida mais problemática.

Poucos sabem, mas a política de atração para localidades mais complexas não se resume apenas a bons salários. É necessário entender o estilo de vida do executivo e, a partir disso, oferecer os subsídios necessários para que ele possa ter condições semelhantes ou melhores do que as oferecidas em seu país de origem.

Segundo a ARC Executive Talent Recruiting, ao desenvolver uma proposta de atração de profissionais para estes países, devem ser consideradas as condições de vida oferecidas no local e, se necessário, compensá-las. Em regiões em que há uma baixa qualidade educacional, é fundamental que os filhos dos expatriados tenham acesso às melhores escolas do local ou até que sejam compensados com a oferta de uma escola de alto nível em outro país. Se a contratação do executivo é para um país em conflito ou que esteja enfrentando um momento político/ social de transição, é importante oferecer uma impecável estrutura de segurança. Formas criativas de compensação devem ser consideradas se a expatriação for para locais com possibilidades de desastres naturais, como terremotos e furações ou para locais em que a condição urbana de poluição da região seja considerada um fator de risco. Um fator crítico que pesa na definição do pacote de benefícios oferecidos ao executivo, são os serviços de saúde disponíveis no país. Apenas como exemplo da criatividade na solução destas situações, não é raro oferecer aos executivos e familiares o retorno ao país de origem ou a outro centro de excelência, para tratamentos médicos com profissionais de confiança.

Perfil da ARC Executive Talent Recruiting - A ARC Executive Talent Recruiting é consultoria de gestão e de recrutamento de executivos (Retained Executive Search). Comandada por dois pesos pesados da área, Peter Anderson e Francisco Ramirez, a empresa foi criada em 2007 com uma proposta única de trabalho. A ARC Executive Talent Recruiting diferencia-se das empresas de recrutamento executivos do mercado pela forma de trabalho e pelo assessoramento personalizado aos clientes. A companhia apóia as empresas clientes na identificação, atração e avaliação de executivos talentosos, afinados com suas expectativas de desempenho, padrões éticos e culturais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira