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Ações da Ryder valorizam 16% no 4º trimestre de 2006, um ganho de US$ 1,08 por ação

São Paulo - A Ryder System, Inc. (NYSE: R), líder global em soluções de transporte e gestão da cadeia de suprimentos, fechou o quarto trimestre de 2006 com ganho por ação (EPS, sigla em inglês) de US$ 1.08, alta de 16% em relação ao mesmo período de 2005. Esse ganho incluiu encargos de reestruturação líquidos e outros encargos de US$ 0.01. O aumento no EPS reflete os melhores resultados no segmento e também o impacto do programa de recompra de ações concluído em fevereiro de 2006. Já o lucro líquido foi de US$ 65.8 milhões, alta de 11% em relação ao trimestre anterior.

A receita do quarto trimestre de 2006 foi de US$ 1.59 bilhão, ou seja, 3% mais que os US$ 1.54 bilhão do mesmo período de 2005. Esse resultado foi conquistado com a soma da receita operacional (receita excluindo combustível e transporte subcontratado) que foi de $1.15 bilhões, alta de 6% com o quarto trimestre de 2005 (US$ 1.09 bilhão). A receita do segmento de negócio FMS (Fleet Management Solutions) caiu em 1% devido a combustível e receita de aluguel comercial menores, o que compensou o forte crescimento da receita contratual de 5% para o trimestre. A receita do segmento de negócio SCS (Supply Chain Solutions) aumentou 13% impulsionada por novos negócios e negócios ampliados em todos os grupos da indústria. Já a receita do segmento de negócio DCC (Dedicated Contract Carriage) reduziu 2%, devido a menores receitas de combustível associadas aos preços e volumes decrescentes do mesmo.

"Nosso negócio de base contratual agora representa praticamente 90% da receita da Ryder," afirmou Greg Swienton, presidente do Conselho e CEO da Ryder. "A receita recorde que obtivemos em 2006 reflete um ano muito forte de novos negócios nos quais nossas equipes de vendas obtiveram contratos de longo prazo com clientes em todos os segmentos de negócio. Esses contratos plurianuais com clientes de qualidade oferecem sólida plataforma para gerar crescimento lucrativo e de longo prazo em todos os nossos segmentos de negócio."

O EPS de operações continuadas para o quarto trimestre de 2006 incluiu um encargo de reestruturação líquido e outros encargos de $0.01 por ação. Este encargo líquido compreende custos de término antecipado de dívida e verbas rescisórias com relação a iniciativas de economia de custo global, além de um encargo único, fora do caixa, para ajuste de obrigações do plano de benefícios de pós-aposentadoria. Esses encargos foram parcialmente compensados por um benefício de remedição de pensão. Esse processo no quarto trimestre não está relacionado a modificações do plano de pensão anunciadas pela empresa em janeiro de 2007. O EPS de operações continuadas no terceiro trimestre de 2006 incluiu custos de reestruturação de $0.04 relacionados, principalmente, à rescisão e ao término de um contrato de tecnologia da informação como parte das iniciativas de economia de custo globais.

Resultados de 2006 - A receita de 2006 foi de US$ 6.31 bilhões, alta de 10% dos US$ 5.74 bilhões de 2005. A receita operacional de US$ 4.45 bilhões teve aumento de 6% contra os US$ 4.21 bilhões de 2005. E os lucros da Ryder em 2006 foi de US$ 249 milhões contra os US$ 227.6 milhões de 2005.

O EPS registrado em 2006 de US$ 4.04 é resultado de um aumento de 14% na comparação com o ganho de 2005, que foi de US$3.53. O EPS 2006 incluiu benefício de imposto de renda de $0.11 relativo a uma alteração nas leis fiscais do Texas (Estados Unidos) e Canadá em 2006 e um benefício de imposto de renda de $0.12 relativo à alteração nas leis de imposto de renda do Ohio (Estados Unidos) em 2005. O ganho por ação do ano passado também incluiu encargo contábil de pensão do terceiro trimestre de $0.06 relativo à contabilidade para custos de serviços anteriores.

O lucro comparável do ano de 2006 foi de $245.9 milhões, aumento de 12% dos US$ 220 milhões de 2005. Excluindo os benefícios fiscais nos dois anos e o encargo de pensão do terceiro trimestre, o EPS comparável do ano de 2006 foi de US$ 3.99 com aumento de 17% dos US$ 3.41 em 2005.

Despesas de Capital - Nos negócios da Ryder, as despesas de capital são usadas, geralmente, para adquirir equipamentos geradores de receitas (caminhões, tratores e trailers) principalmente para dar suporte às linhas de produtos de serviços completos e de aluguel comercial dentro do segmento FMS (Soluções de Gestão de Frota). O nível de capital necessário para dar suporte à linha de produtos de serviços completos varia conforme às assinaturas de contratos de clientes para veículos de reposição e crescimento. Esses contratos são de longo prazo e resultam em receitas e fluxos de caixa previsíveis para a Ryder. Normalmente em um prazo de três a 10 anos. A linha de produtos de aluguel comercial usa capital para a compra de veículos para repor e expandir a frota da companhia disponível para uso de prazo mais curto por clientes contratuais ou ocasionais.

As despesas de capital foram de US$ 1.76 bilhão em 2006. Em 2005, o montante chegou a US$ 1.43 bilhão. As despesas de capital líquidas (incluindo o produto da venda de ativos) foram de US$ 1.43 bilhão ante os US$ 1.09 bilhões de 2005. Esses aumentos refletem gastos maiores com veículos de arrendamento para reposição e expansão das frotas dos clientes.

Fluxo de Caixa - O fluxo de caixa operacional até 31 de dezembro de 2006 foi de US$ 853.6 milhões, alta de 10% dos US$ 779.1 milhões de 2005. O total do caixa gerado (incluindo o produto das vendas de veículos usados) até 31 de dezembro de 2006 foi de US$ 1.25 bilhão, aumento de 6% dos US$ 1.18 bilhão registrados no mesmo período de 2005. O fluxo de caixa livre até 31 de dezembro de 2006 foi de US$ 444.5 milhões negativos comparado com US$ 231.3 milhões negativos de 2005, devido principalmente às exigências de financiamento com despesas de capital e contribuições de pensão mais altas, parcialmente compensadas por menores pagamentos de imposto de renda;

A dívida do balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2006 aumentou em US$ 631.5 milhões, na comparação com o fim de 2005, aumento creditado principalmente a despesas de capital necessárias para atender ao crescimento da receita contratual, contribuições de pensão e ao impacto das recompras de ações. O quociente de alavancagem para a dívida do balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2006 foi de 164%. Em 2005 foi de 143%. Já as obrigações totais de capital em 31 de dezembro de 2006 foram de 168%, contra 151% no fim de 2005. O objetivo de longo prazo da companhia para obrigações totais de capital é de 250% a 300%, o que reflete em grande parte a liquidez do portfólio de veículos da empresa e o substancial componente de receita que é lastreado por contratos de clientes de longo prazo relacionados a esses ativos.

Previsão para 2007 - A Ryder prevê lucros de US$ 4.30 a US$ 4.40 por ação diluída. Isso significa aumento no EPS de 8% a 10% em relação ao EPS comparável da Ryder em 2006. A companhia também estabeleceu previsão de EPS de US$ 0.80 a US$ 0.84 para o primeiro trimestre deste ano.

"Estamos prevendo que a receita de 2007 da Ryder aumente de 5% a 7%, com o crescimento da receita operacional de 4% a 5%," afirmou o presidente Swienton. “Esses níveis de crescimento de receita devem ser impulsionados principalmente por um aumento de 5% a 6% na receita da Gestão de Frota contratual, compensada por uma redução esperada de 6% a 7% na receita transacional relacionada a nosso negócio de aluguel comercial. Além disso, a previsão da receita da Cadeia de Suprimento é de que ela cresça de 12% a 14% e a receita do Transporte Contratual Dedicado deve aumentar em 2% a 3%. Com base no impulso do nosso negócio de base contratual em todos os segmentos, estamos iniciando 2007 com um ótimo posicionamento para atingir nossos objetivos de crescimento lucrativo."

A companhia espera despesas de capital em 2007 da ordem de US$ 1.33 bilhão; as despesas de capital líquidas (incluindo o produto da venda de ativos) devem ficar em US$ 855 milhões. Já para o caixa de operações é previsto US$ 1.10 bilhão com caixa total gerado de US$ 1.49 bilhão e fluxo de caixa livre de US$ 235 milhões. A empresa ainda espera que a melhoria planejada no fluxo de caixa para este ano seja impulsionada por fluxo de caixa mais alto de atividades operacionais associado a gastos menores necessários para dar suporte às reposições de veículos para clientes da linha de produtos de arrendamento de serviços completos da companhia.

Perfil da Ryder - A Ryder oferece soluções de transporte de alta tecnologia, logística e gestão de cadeia de suprimento no mundo inteiro. As ofertas de produtos da Ryder vão desde o arrendamento de serviços completos, aluguel comercial e manutenção programada de veículos até serviços integrados como transporte contratual dedicado e gestão de transportadores. Além disso, a Ryder oferece soluções abrangentes de cadeia de suprimento, consultoria, grandes serviços de gestão logística e soluções de e-Business que dão suporte à totalidade das cadeias de suprimento dos clientes, desde a entrada de matérias primas e peças até a distribuição e entrega de produtos acabados. A Ryder atende às necessidades do cliente em toda a América do Norte, América Latina, Europa e Ásia.

O Conselho Nacional de Segurança selecionou a Ryder como a primeira companhia de transporte a receber a Medalha da Cruz Verde para Segurança – sua mais alta honraria – pelo seu compromisso exemplar com a segurança no local de trabalho e cidadania corporativa. Pelo nono ano consecutivo, a Ryder ficou entre os cinco melhores provedores de logística pela Inbound Logistics.

As ações da Ryder estão listadas no Dow Jones – Transportation Average e no Índice Standard & Poor’s 500. A Ryder está na 375ª posição na Fortune 500 e na 1.433ª posição na Forbes Global 2000. Mais sobre a Ryder System, Inc., www.ryder.com.

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