Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 07:58

Intel amplia seu compromisso com a educação no Brasil

Chairman da Intel anuncia iniciativa para o treinamento de professores com o governo e lança centro de inclusão digital dedicado a inovações educacionais.

São Paulo – Junto com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o chairman da Intel Corporation, Craig Barrett, anunciou uma nova e abrangente iniciativa para o treinamento de professores, com potencial para atingir 200.000 professores de escolas públicas do estado mais populoso do Brasil. O esforço de cooperação marca a significativa ampliação do Programa Intel® Educar, que foi projetado para melhorar o aprendizado nas salas de aulas por meio do treinamento de professores, para a melhor integração da tecnologia no currículo escolar.

Barrett, que está visitando o Brasil como representante do Programa Intel World Ahead, também anunciou o novo Centro de Educação Digital da Intel que será inaugurado em São Paulo. O centro é um esforço colaborativo da Intel com a Fundação Bradesco e será construído no campus da escola da fundação na cidade de Campinas. O centro priorizará o desenvolvimento, a análise e o teste de novas aplicações e tecnologias, especificamente projetadas para a educação e baseadas na arquitetura Intel®.

“A Intel tem trabalhado de perto com o governo do Brasil e com a Fundação Bradesco há muitos anos para fomentar o desenvolvimento econômico e social por meio de iniciativas de educação”, declarou Barrett, que também é membro do conselho da Aliança Global das Nações Unidas para o ICT e o Desenvolvimento. “Os esforços que estamos anunciando hoje oferecem ainda mais provas de que as parcerias público-privadas são maneiras eficientes de acelerar o alcance e os benefícios da tecnologia e da educação”.

Acordos de Colaboração Para Melhorar a Educação no Brasil - A nova iniciativa para o treinamento de professores está bem alinhada com o plano do governo brasileiro para o fortalecimento da sua estratégia tecnológica para a educação. O comprovado Programa Intel Educar, que foi implementado em todos os estados do Brasil, já treinou 120.000 professores desde o seu lançamento em 2001. O acordo para ampliar o escopo do programa no Estado de São Paulo busca pelo menos dobrar esse número ao longo dos próximos dois anos.

O treinamento será disponibilizado para todos os professores de até 4.000 escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Fundamental e Médio. O treinamento contará com o Curso Fundamentos Básicos do Programa Intel Educar e com a versão online do Curso Essencial do programa. Os professores que concluírem com sucesso o treinamento receberão uma certificação oficial.

O compromisso da Intel para apoiar a educação inclui o fornecimento dos materiais de treinamento e do sistema de ensino baseado na Internet. Os cursos serão ministrados pela Fundação Bradesco, que já formou professores especializados nesse treinamento em cada uma das 91 Diretorias Regionais de Ensino do estado.

“O bom desenvolvimento dos professores é de fundamental importância”, declarou Maria Helena Guimarães de Castro, secretária de educação do estado de São Paulo. “Essa parceria beneficiará dezenas de milhares de educadores de todas as partes do estado de São Paulo. Sem a menor sombra de dúvidas, ela terá um impacto positivo nas práticas em salas de aulas, especialmente para os estudantes das escolas estaduais”.

O Centro de Educação Digital da Intel, anunciado hoje, aprofunda ainda mais a colaboração de seis anos da Intel com a Fundação Bradesco, cuja missão para melhorar a educação no Brasil se alinha com a estratégia mundial de tecnologia e educação da Intel.

“O Centro de Educação Digital da Intel desenvolverá soluções tecnológicas que atendam as necessidades da geração nascida na era digital e consolidará a nossa parceria com a Intel, que busca oferecer às comunidades desfavorecidas de todo o Brasil tecnologia, educação e conhecimento”, declarou Denise Aguiar, diretora da Fundação Bradesco.

Após o evento de lançamento, Barrett visitou uma das 40 escolas particulares gratuitas criadas pela Fundação Bradesco no Brasil. A escola, chamada de Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, foi o local do primeiro projeto piloto da Intel envolvendo o classmate PC no Brasil. O compacto e resistente notebook de baixo custo foi projetado para promover o aprendizado colaborativo e interativo entre estudantes e professores. O projeto piloto de educação eletrônica com 1 computador por aluno começou em 2006, com 40 classmate PCs, e foi ampliado para toda a escola em 2007, com a implementação de mais 600 classmate PCs. Como resultado do sucesso do projeto piloto, a Fundação Bradesco planeja ampliar o projeto para suas outras escolas em 2009.

A viagem de Barrett ao Brasil incluiu uma visita à Estação Ciência, um museu de ciências interativo em São Paulo. Junto com 50 funcionários da Intel, ele participou de uma atividade voluntária para o Projeto Clicar, um programa educacional que fornece acesso gratuito para crianças e adolescentes desfavorecidos e em condições de risco. A atividade voluntária incluiu workshops para crianças e foi patrocinada pelo Intel Involved, o programa mundial de serviços comunitários da Intel.

Perfil da Intel e o Intel World Ahead - Por meio do seu Programa World Ahead, a Intel busca melhorar a educação, a saúde, o empreendedorismo e os serviços governamentais nos países em desenvolvimento de todo o mundo ao acelerar o acesso a computadores, conectividade e conteúdo online localizado. www.intel.com

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira