Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:01

Cabral entrega UPA da Taquara e mais quatro ainda este mês


O governador Sérgio Cabral inaugurou mais uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas, desta vez na Taquara, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio. É a décima-sexta unidade a entrar em funcionamento no estado. Faltam, portanto, quatro para o governo do estado completar as 20 prometidas para este ano, o que ocorrerá ainda este mês: no dia 14 de outubro, Cabral entregará a da Penha, no dia 22, a de Realengo, no dia seguinte, mais uma em Campo Grande – será a segunda no bairro –, e, no dia 24, em Madureira ou Vila Kennedy.

A UPA da Taquara é a primeira de Jacarepaguá, mas o governador prometeu outras duas no bairro, além de, pelo menos, uma unidade na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Vargem Grande, uma região que tem mais de 800 mil habitantes.

– Sem esquecer as que já inauguramos, as que vamos inaugurar e as que ainda vamos implantar no subúrbio. O nosso subúrbio merece respeito, atenção e carinho – ressaltou o governador.

Na área de influência da UPA da Taquara moram cerca de 400 mil pessoas. A unidade irá atender por dia, inicialmente, 400 pacientes, pelos cálculos da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, desafogando as emergências dos hospitais Lourenço Jorge, na Barra, e Cardoso Fontes, na descida da Grajaú-Jacarepaguá.

– Lá pela terceira ou quarta UPA, ouvi uma alta autoridade municipal dizer, com certa ironia, que o programa era ótimo porque desafogaria os hospitais do Rio. Não estou preocupado se elas vão desafogar os hospitais municipais, estaduais ou federais. Até desafogam mesmo, mas a prioridade é atender bem a população – enfatizou Cabral.

A UPA da Taquara é a primeira a usar os profissionais de saúde do Corpo de Bombeiros, contratados no último concurso. O governo do estado, entre hoje e amanhã, irá alocar nas demais UPAs todos os 1.954 aprovados no concurso, mesclando com alguns dos que atualmente trabalham nas unidades. São médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e radiologistas, menos o pessoal de serviços gerais e os que trabalham nos laboratórios, que são terceirizados.

Como o número de novos profissionais aprovados representa menos da metade das vagas ofertadas – 5.009 -, a Secretaria de Saúde e Defesa Civil irá chamar 200 dos aprovados no mesmo concurso que estavam na reserva para iniciar o treinamento e serem também contratados, além de preparar novo concurso, cujo edital será lançado ainda este ano, para preencher todas as necessidades do sistema Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) 192 e as UPAs. A maior carência é de pediatras.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, aproveitou o fato de esta ser a primeira unidade operacionalizada pelos novos profissionais de saúde bombeiros para fazer um agradecimento à corporação.

- Somente graças ao empenho, disciplina e eficiência desta corporação, está sendo possível cumprir a promessa do governador de inaugurar 20 UPAs este ano. O Corpo de Bombeiros está fazendo uma revolução no dia-a-dia da saúde do estado – enalteceu Côrtes.

Assim como as outras unidades, a nova UPA tem três consultórios de pediatria, quatro de clínica médica, um de odotonlogia, além de laboratório para exames e salas de raios X, gesso, sutura, medicação e nebulização. Há ainda dez leitos para observação para adultos e três para crianças, onde os pacientes ficam internados por até 48 horas. A sala vermelha, destinada a pacientes graves aguardando remoção para hospital, tem dois leitos. Uma ambulância do Samu está sempre à disposição.

As 15 UPAs atenderam até agora mais de 839 mil pacientes, mantendo o alto índice de resolubilidade dos casos, com somente 0,3% de remoções para hospitais. O secretário lembrou ainda que as salas de dor toráxica existentes nas UPAs são responsáveis pela queda de 50% das mortes por infarto. Nela, o paciente é atendido e o eletrocardiograma feito é passado on line para o Instituto Nacional de Cardiologia, do Ministério da Saúde. Lá, se confirmado o enfarto ou a suspeita de enfarto, os médicos orientam os procedimentos e a medicação ainda na UPA até o paciente ser removido para uma unidade cardiológica.

– Este mesmo esquema será usado pelas equipes do Samu. Estamos licitando a compra de um eletrocardiograma por telemedicina para que os médicos do Samu possam fazer o mesmo procedimento ao atender o paciente em casa – completou Côrtes.

Também estiveram presentes o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, e de Assistência Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, o subsecretário de Defesa Civil e comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Pedro Machado, o subsecretário de Governo da Capital, Rodrigo Bethlem, entre outros. | Por: Guedes de Freitas/Secom

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira