Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:04

Nutrin apóia instituto lina galvani na formação de jovens

O Instituto lança o programa servindo, com cursos de cozinheiro, barista e garçom. A empresa de refeições coletivas dará apóio ao projeto, oferecendo vagas para os recém formados. O foco da Nutrin é a inclusão social de jovens

Há cinco anos, o Instituto Lina Galvani, localizado próximo à Favela do Jaguaré, começou a estudar um projeto para oferecer a comunidade um desenvolvimento sustentável. Depois de pesquisas, notou-se o interesse pela culinária e a gastronomia, um setor que cresce por ano em média 15% segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. Nasceu o projeto Cozinheiro Cidadão para a formação de chefes e assistentes de cozinha.

Com o sucesso do projeto, o Instituto Lina Galvani, com o apoio da Nutrin Sistemas de Alimentação, lança o Programa SERvindo, cujo objetivo é oferecer a jovens e adultos a profissionalização, através de cursos, da mão-de-obra para o mercado de bares, restaurantes e cafés. Agora, são três tipos de cursos: cozinheiro, garçom e barista.

Os cursos são voltados para o público de 18 a 35 anos e divididos em duas etapas. A primeira envolve um período de aulas teóricas e práticas sobre habilidades básicas específicas, noções de cidadania e responsabilidade socioambiental. Já na segunda, os alunos passam por uma vivência prática supervisionada em estabelecimentos parceiros, o que se configura como uma porta de entrada para o mercado de trabalho.

Além de mobilizar parceiros para a construção da sede, a Nutrin oferecerá estágios para os recém-formados. O sócio-conselheiro, Sérgio Siqueira Campos, observa que o foco da Nutrin diante o projeto é em relação à inclusão social de jovens. “Queremos oferecer estágio, posteriormente emprego fixo e de estabilidade para os jovens que desejam carreira em uma empresa.”

Segundo o presidente da Nutrin, Márcio Graf, o modelo de estágio desenhado pela empresa é de três meses, mas com a chance de ser efetivado após este período. O estágio de cozinheiro inclui preparação de salada, pré-preparo dos alimentos, higienização de utensílios e equipamentos. “O estagiário acompanha de perto como funciona o mundo de uma cozinha, desde o preparo do alimento até o momento de servir.”

A Nutrin tem um compromisso com a responsabilidade social, em especial na formação e na oportunidade de vagas de primeiro emprego. Em 2008, a Nutrin abriu três programas de trainee para diferentes áreas nas áreas de coordenação e gestão de restaurantes. O aproveitamento foi de 90% de efetivação. “Há chances de crescimento na empresa, pois valorizamos o profissional, além de capacitá-lo.”

Há 36 anos no mercado, a Nutrin está presente em oito estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso, Goiás e Santa Catarina). A empresa se diferencia por atender clientes de forma personalizada, de acordo com sua necessidade e demanda. Hoje são mais de 230 clientes e mais de 2.200 funcionários. Em 2007, a empresa faturou R$ 100 milhões e estima fechar o ano na casa dos R$ 120 milhões.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira