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11/10/2008 - 08:10

Projeto de cinema na Rocinha concorre ao Prêmio Santander de Empreendedorismo

Projeto de Maria Cristina Simonsen com as colegas Erika Mader de Alencar e Giulia Setembrino, estudantes da PUC-RJ, pretende construir um cinema na maior favela do Rio de Janeiro.

Rio de Janeiro – Maria Cristina de São Paulo Simonsen,,, estudante de Publicidade e Propaganda da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RJ, com a ajuda das colegas Erika Mader de Alencar, que cursa História, e Giulia Cabral Keller Setembrino, estudante de Cinema, criou um projeto de construção de um cinema na Favela da Rocinha, a maior do Rio de Janeiro, com o valor do ingresso acessível à população local. Intitulado “Cine-Rocinha”, o projeto visa democratizar o acesso à cultura e fomentar o interesse pelo consumo da arte no pólo habitacional.

O projeto de Maria Cristina Simonsen, que teve a orientação da professora Maria Elisa Noronha de Sá Mader, está entre os semifinalistas da quarta edição do Prêmio Santander de Empreendedorismo, realizado pelo Santander, com o desenvolvimento e a gestão do Universia Brasil, na categoria Cultura e Educação.

Segundo ela, por ser uma área de grande potencialidade e interesse pela Cultura, faltando apenas acesso aos equipamentos culturais, a Rocinha se apresenta como um espaço em condições de se tornar um grande pólo artístico, de troca de experiências e de formação de platéia. “O projeto Cine-Rocinha é bastante expressivo porque utiliza a Cultura como veículo de conscientização sócio-cultural, além de colaborar com a integração social das comunidades”, afirma a estudante. “Destacam-se também outros benefícios, como geração de trabalho e renda neste setor e a revitalização das áreas urbanas degradadas”, acrescenta.

Ao todo, são 31 projetos semifinalistas de estudantes de graduação e pós-graduação de todo o País. Os finalistas serão divulgados nas cerimônias regionais, em Porto Alegre, Salvador e São Paulo. O anúncio dos vencedores será realizado na cerimônia final de premiação na capital paulista.

Cada vencedor receberá prêmio no valor de R$ 50 mil para viabilização do projeto, além de certificado e troféu. No mesmo dia, também serão anunciados os vencedores do Prêmio Santander de Ciência e Inovação, cujos semifinalistas serão divulgados em 15 de outubro.

Critérios de avaliação - O Prêmio Santander de Empreendedorismo tem como objetivo estimular a atitude empreendedora e é destinado a graduandos e pós-graduandos. Tem quatro categorias: Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação, Biotecnologia, e Cultura e Educação. Os planos de negócios dos finalistas serão avaliados pela inovação, coerência estratégica, viabilidade técnica e financeira, potencial para a geração de riqueza, análise de impactos social e ambiental e indicadores dos resultados esperados (quantitativos e qualitativos). A seleção e validação dos projetos estão sob a responsabilidade do professor e consultor Fernando Dolabela e do professor Afonso Cozzi, do Núcleo de Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral.

Perfil do Universia - O Universia é uma rede de cooperação universitária que reúne 1.070 instituições de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, e tem como parceiro financeiro-estratégico o Grupo Santander. A Rede Universia atua em quatro eixos estratégicos: fomento à empregabilidade, incentivo à formação, desenvolvimento dos meios científico e acadêmico, e apoio às comunidades e eventos para o relacionamento universitário.

O objetivo da Rede Universia é contribuir com serviços de valor agregado às universidades, apoiando o desenvolvimento de projetos comuns e a geração de novas oportunidades para a comunidade universitária, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento sustentável dos países onde a Universia está presente.

O principal elemento integrador desta rede é o portal Universia, que desenvolve conteúdo e serviços gratuitos para o meio acadêmico, em línguas portuguesa e espanhola. O Portal está presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai, congregando aproximadamente 75% do público universitário.

Lançado no Brasil em março de 2002, o portal Universia (www.universia.com.br) conquistou em seis anos, a parceria com 256 universidades, alcançou a marca de 2,4 milhões de usuários cadastrados e uma média mensal de 1,1 milhão de usuários únicos (Fonte: Nielsen//NetRatings).

As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior. Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, cursos on-line, webmail, salas de aula virtuais, e informações sobre bolsas de estudo, intercâmbio, empreendedorismo, pesquisa científica, carreira, entre outros.

Perfil do Santander no Brasil - O Santander tem ativos totais de R$ 133,4 bilhões, R$ 139,2 bilhões de captações totais, que incluem recursos de terceiros administrados – R$ 46,9 bilhões em depósitos e R$ 53,8 bilhões em fundos de investimentos –, 8,5 milhões de clientes e conta com uma rede de mais de dois mil pontos de venda, entre agências e postos de atendimento.

Grupo Santander no mundo - O Santander (SAN.MC, STD.N) é o primeiro da Europa do Euro e o sétimo do mundo por capitalização em bolsa. Sua atividade fundamental é o varejo bancário, complementado por atividades do banco de atacado, cartões de crédito, gestão de ativos e seguros. Fundado em 1857, tem € 918 bilhões em ativos, administra mais de € 1 trilhão em fundos, tem cerca de 65 milhões de clientes, mais de 11,2 mil agências e está presente em 40 países. É o principal grupo financeiro da Espanha e da América Latina. Por meio de sua filial Abbey, é o sexto maior banco do Reino Unido. É ainda o terceiro maior grupo bancário de Portugal. Com o Santander Consumer, tornou-se líder em financiamento ao consumo, operando em 20 países, em especial na Europa e Estados Unidos. No primeiro semestre de 2008, registrou lucro líquido de € 4,74 bilhões, 22% a mais do que o registrado no ano anterior.

Na América Latina, sem a inclusão do Banco Real, o Grupo Santander administra volumes de negócio de aproximadamente US$ 200 bilhões (créditos, depósitos e fundos de investimento e de patrimônio) por meio de 4,5 mil agências. Nos seis primeiros meses de 2008, ainda sem o Real, o Santander teve lucro líquido de US$ 2,17 bilhões na região, volume 20% superior ao apresentado em mesmo período do ano passado.

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