Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

CESP reduz vazão em Jupiá e em Porto Primavera

A vazão na Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) foi reduzida de 17.000 m³/s para 16.500 m³/s neste domingo, dia 25, e de 16.500 m³/s para 16.000 m³/s nesta segunda, dia 26. A redução operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) foi decorrente da diminuição da vazão natural afluente a Jupiá, calculada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa vazão afluente caiu do patamar de 17.000 m³/s nos últimos dias para cerca de 16.000 m³/s nesta segunda-feira. Com a redução da vazão em Jupiá há, conseqüentemente, a diminuição da defluência na Usina Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Porto Primavera), em que a vazão diminuiu de 17.800 m³/s para 17.100 m³/s. A Usina Ilha Solteira também teve diminuição das defluências.

O princípio operativo adotado pela CESP prioriza não induzir cheias que possam provocar inundações a jusante das usinas. Somente em condições naturais não absorvíveis as cheias são repassadas para jusante.

Houve redução das chuvas nos últimos dias e as previsões meteorológicas indicam a tendência de diminuição das vazões. Contudo, o escoamento da água acumulada nos terrenos (escoamento sub-superficial) faz com que o efeito de contribuição excessiva às calhas dos rios perdure por mais algum tempo.

O armazenamento equivalente relativo aos reservatórios a montante de Jupiá, nas bacias dos rios Tietê, Grande e Paranaíba está em cerca de 93%, acima do volume de espera (volume livre nos reservatórios para amortecimento de cheias) para o período, que é de 86%. Com o objetivo de continuar recuperando a capacidade de amortecimento de cheias no sistema, conforme diretrizes do ONS, as vazões em Jupiá devem continuar em torno de 16.000 m³/s.

Empresa aprimora informação de vazões - O Boletim Informativo de Vazões (BIV) elaborado pela CESP para divulgação das vazões e níveis de reservatórios registrados em suas usinas durante o período chuvoso está sendo aprimorado quanto à sua forma e conteúdo. A partir da disponibilização desse boletim por meio do site da Empresa, www.cesp.com.br, o público usuário dessas informações foi ampliado. Em razão disso e para atender a novas demandas percebidas pela CESP, a Empresa está colocando à disposição dos usuários outros dados sobre a situação de suas usinas e reservatórios.

Órgãos ligados à Defesa Civil, Ministério da Integração Nacional, Departamento Estadual da Defesa Civil, Agência Nacional de Águas (ANA), Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Corpo de Bombeiros, prefeituras e delegacias fluviais do Ministério da Marinha são os destinatários oficiais do BIV. Esses órgãos podem receber o boletim por qualquer outro meio (fax, email), independente da divulgação no site da CESP.

Inovações - Entre as inovações que serão acrescentadas ao boletim está a informação diária do nível médio do rio em relação a uma cota de operação considerada normal. A cota de operação normal é aquela decorrente da máxima vazão turbinada sem vertimentos. Haverá também dados da variação do nível do rio em relação ao dia anterior nos pontos que têm despertado maior interesse da população.

Outro aprimoramento será a agregação das informações de todas as usinas da Empresa em um único documento, possibilitando uma visão mais abrangente da situação da bacia hidrográfica e maior agilidade, já que os dados das usinas vão ser mostrados em uma tela acessada por um único clique.

O BIV passará a divulgar o site da Empresa, telefone do serviço Telecheia, dados que podem ser consultados no site, email do Comitê de Cheias e telefones da área de Comunicação para contatos de jornalistas que queiram obter mais informações, além das divulgadas no boletim e no site.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira