Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:12

OPEP diminuiu produção de petróleo em 340.000 barris diários, chegando a 32,47 milhões barris diários em setembro, revela pesquisa Platts

Londres - Os 13 membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) bombearam uma média de 32,47 milhões de barris diários de petróleo cru em setembro, mostrou no dia 10 de outubro (sexta-feira), uma pesquisa da Platts com OPEP e oficiais do setor petrolífero. Isso é uma diminuição de 340.000 barris diários desde agosto e reflete o declínio na produção na Arábia Saudita, Iraque e Angola.

Excluindo o Iraque, os 12 membros comprometidos com contratos de produção produziram uma média de 30,18 milhões de barris diários, indicou a pesquisa. Isso significa 230.000 barris diários a menos do que a produção de agosto de 30,41 milhões de barris diários e excede em 507.000 barris diários o objetivo de produção de 29,673 milhões de barris diários do chamado OPEP-12.

"Na Platts, estamos observando sinais de aumento no petróleo cru e produtos que não são vendidos no mercado", disse John Kingston, diretor global de petróleo da Platts. "Isso significa que, da perspective da OPEP, os cortes estimados para setembro podem não estar vindo a tempo para manter o mercado estável. A próxima reunião da OPEP é em novembro, e as condições que encaramos hoje podem se modificar completamente até lá".

A Arábia Saudita conta com a maior queda única, 170.000 barris diários. Os volumes do Iraque caíram 110.000 barris diários e os da Angola 100.000 barris diários.

Outros declives menores vêm do Irã, cuja produção diminuiu 20.000 barris diários, chegando a 3,98 milhões de barris diários, e do Equador, que chegou a 500.000 barris diários após a diminuição de 10.000 barris diários.

As reduções, que totalizam 410.000 barris diários, foram parcialmente compensadas pelo aumento de 50.000 barris diários da Líbia, cuja produção se recuperou para cerca de 1,7 milhões de barris diários, e de 20.000 barris diários do Kuwait.

A OPEP, que em sua reunião de 9 de setembro em Viena concordou em não alterar seus limites oficiais de produção e melhorar o cumprimento dela, disse que realizará uma reunião extraordinária em 18 de novembro em Viena para discutir a crise financeira global e o impacto dela nos mercados mundiais de petróleo. O grupo não estava previsto de se encontrar até 17 de dezembro em Oran, no oeste da Algéria.

A Indonésia deixará a OPEP no final do ano.Para mais informações sobre a OPEP, consulte o "Platts Guide to OPEC" em http://www.opec.platts.com . Para os números de produção por país, a tabela se encontra no site: http://www.platts.com/Oil/Resources/News%20Features/opec/prod_table.xml

Perfil da Platts - Platts, uma divisão da The McGraw-Hill Companies (NYSE: MHP), é uma fornecedora global de informações energéticas e de commodities. Com quase um século de experiências em negócios, a Platts atende consumidores em mais de 150 países. De seus 17 escritórios em todo o mundo, a Platts atende os mercados de petróleo, gás natural, eletricidade, energia nuclear, carvão, carbono, petroquímicos, expedição e metais. As notícias, preços, serviços analíticos e conferências em tempo real da Platts ajudam os mercados a operarem com transparência e eficiência. Comerciantes, gerenciadores de risco, analistas e líderes da indústria dependem da Platts para auxiliá-los a tomarem melhores decisões comerciais e de investimentos. www.platts.com | Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira