Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:16

Nanotecnologia aplicada a Cosméticos

Seminário reúne iniciativa privada e Governo para disseminar o potencial da nanotecnologia no desenvolvimento de produtos, processos e serviços.

O Seminário Nanotecnologia – Aplicação em Cosméticos, uma iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas – SEBRAE. Está prevista para o encontro a apresentação do Programa Nacional de Nanotecnologia e as atividades que vêm sendo desenvolvidas pelas universidades e centros de pesquisa do Brasil, acontece no próximo dia 14 de outubro (terça-feira), no Rio de Janeiro.

O evento foi pensado de forma a facilitar o acesso dos empresários às pesquisas desenvolvidas, visualizando não só as oportunidades como as potencialidades. Para incentivar a troca de experiências serão realizadas apresentações de empresas que já utilizam a nanotecnologia em seus produtos como O Boticário, Basf e Quattor.

O Seminário é resultado do trabalho desenvolvido pelo Plano de Desenvolvimento Setorial – PDS do Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, fomentado pelo convênio de cooperação técnica e financeira firmado entre ABDI, ABIHPEC e SEBRAE. Este Plano faz parte do Programa de Competitividade Setorial da ABDI, que visa contribuir para a articulação, construção, monitoramento e avaliação de uma estratégia competitiva com visão de longo prazo.

Segundo Junia Casadei, coordenadora da área de Cosméticos na ABDI, a nanotecnologia pode trazer benefícios concretos à indústria por ser uma tecnologia de ponta, resultado da união de um grande número de ciências aplicadas. “O grande desafio é sua utilização correta, o que trará benefícios diferenciados para o consumidor final”, alerta Junia.

Produtos - conceito de nanotecnologia pode parecer um pouco abstrato, uma vez que trata de estruturas 1 milhão de vezes menores que um milímetro. No entanto, é justamente o tamanho que imprime eficácia e qualidade aos produtos já que permite uma maior penetração dos nanoativos.

Hoje a tecnologia “nano” é aplicada em cremes antiidade, protetores solares e desodorantes, entre outros. No caso do protetor, as nanopartículas bloqueiam as radiações UVA e UVB, micronizam as partículas de zinco e titânio, tornando o produto mais transparente, menos oleoso, com odor disfarçado e mais absorvível pela pele, o que prolonga o efeito protetor. Quanto aos cremes para retardar o envelhecimento, as micro partículas facilitam o transporte dos ativos do produto, levando-o para as camadas mais profundas da pele, aumentado sua eficácia.

Números - O crescimento da indústria de cosméticos no Brasil é um dos incentivos à utilização da nanotecnologia neste ramo. Atualmente, de acordo com pesquisa da ABIHPEC, o Brasil é o primeiro mercado em produtos cosméticos da América Latina e o terceiro do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. No ano passado, o consumo de produtos para a pele foi de R$ 1,7 bilhão, tendo previsão de aumentar 100% nos próximos quatro anos.

Seminário Nanotecnologia – Aplicação em Cosméticos, acontece em 14 de outubro de 2008, das 8h30 às 17h30, no Windsor Florida Hotel (Rua Ferreira Viana, 81 – Flamengo – Rio de janeiro/RJ).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira