Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 08:31

Editora Peirópolis lança obra ‘Juventudes SP’ com mesa redonda sobre o tema

A Editora Peirópolis, em parceria com a Casa Redonda, Cidade Escola Aprendiz, Comgás e o Cenpec - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, lança no dia 16 de outubro, às 9h30, no Auditório do Centro Operacional da Comgás (Rua Capitão Faustino de Lima, 134, Brás), o livro “Juventudes SP – Panoramas e iniciativas com foco na juventude de São Paulo”. Com entrada franca, Gilberto Dimenstein comanda a mesa redonda ‘Pensar Jovem’, com participação de Maria Júlia Azevedo, Coordenadora da Área de Educação e Comunidade do Cenpec; Mariana Montoro, Coordenadora de Programas Para a Juventude do Estado de São Paulo; Dimas Reis, jovem integrante do programa Aprendiz Comgás; Bruna Rosa, jovem integrante do programa Aprendiz - Trilhas Urbanas. Para encerrar, jovens do Projeto Sinfonia / Aprendiz Comgás fazem apresentação de música clássica ao público.

‘Juventudes SP – Panorama e iniciativas com foco na juventude de São Paulo’ é fruto de uma pesquisa – realizada pelo Cenpec por iniciativa da Comgás – entre 99 projetos e programas sociais, voltados à juventude de São Paulo. A obra mostra o que tem sido feito pelos jovens e, conseqüentemente, o que eles têm feito em suas cidades. Dar autonomia para que eles sejam protagonistas de suas decisões e participem da vida política, social e econômica do país é a proposta de diversos projetos sociais que trabalham com jovens em situação de risco. Este título chega para inspirar novas ações e provocar uma reflexão sobre o que já existe.

Foram avaliados os mais significativos projetos tanto da capital quanto do interior, com destaque para o atendimento aos jovens entre 15 e 24 anos, em situação financeira vulnerável. Esses jovens encontram-se longe dos benefícios do desenvolvimento e do acesso ao trabalho produtivo e próximos da violência e de discriminações. Ao mesmo tempo, convivem com o paradoxo de uma era integrada em termos de comunicação e informação, que os convida e exclui.

“Trata-se de um estudo muito bem-vindo porque, apesar do foco crescente sobre o tema da juventude, ainda se faz necessário avançar muito na produção de conhecimento, informação, análise e reflexão. Pois, se podemos comemorar o crescimento do número e o alcance das ações dirigidas aos jovens nos últimos anos no nosso país, ainda há muito que avaliar a respeito do enfoque e dos objetivos que orientam essas ações. Por isso faz-se importante a análise crítica dos conceitos e das diretrizes que estruturam e são reforçadas por essas intervenções”, acrescenta a socióloga Helena Abramo, que assina o prefácio do livro.

A obra inclui análises de publicações recentes sobre o tema, oferecendo aporte para a interpretação do conteúdo apresentado. Além disso, o papel dos jovens nas principais questões do país também é problematizado, uma vez que a obra também tem como objetivo superar a percepção da juventude como um problema – mostrando que eles trazem potencialidades para a produção de respostas. Com isso, Juventudes SP supera a visão assistencial ao reforçar que os jovens estão, acima de tudo, à margem de mecanismos que garantam seus direitos.

Já a avaliação do conjunto de projetos, ações e políticas foi realizada entre 2004 e 2005, sendo as informações coletadas de significativa importância. Entre os avaliados, está, por exemplo, o programa Aprendiz Comgás. Embora cada avaliação não esgote o tema, e sim busque abrir horizontes para novas pesquisas e apontar criticamente tendências que precisam ser superadas, a pesquisa procurou responder questões como: Em qual segmento o objeto de estudo se insere? Em que sentido ele se soma, reforça ou inova no conjunto ao qual se filia?

Doze programas ainda foram analisados de forma mais apurada, com pesquisa de campo e entrevista com os envolvidos. O resultado marca uma diferença na perspectiva de compreensão do jovem, pois grande parte dos trabalhos realizados com eles visa o seu protagonismo por meio de uma formação integral, que atenda à demanda de socialização e ampliação do repertório cultural e informacional. Isso significa oferecer conhecimento afinado com as necessidades do mercado, acompanhando as inovações tecnológicas em consonância com a formação de indivíduos críticos, a partir do potencial criativo e questionador peculiar da juventude.

Editora: Editora Peirópolis | Formato: 17 X 24 cm | 128 páginas | ISBN: 978-85-7596-132-2 | Preço: R$ 25,00.

Evento em 16 de outubro de 2008, às 9h 30, no Centro Operacional da Comgás, Rua Capitão Faustino de Lima, 134, Brás – S. Paulo.10h – Mesa Redonda / ‘Pensar Jovem’ e 12h Apresentação do Projeto Sinfonia. Entrada: Franca.

O lançamento da obra também acontecerá no SENAI de Campinas, no dia 30 de outubro, e no SESC de Santos, no dia 14 de novembro.

Editora Peirópolis - Criada em 1994, como unidade de sustentabilidade da Fundação Peirópolis – entidade sem fins lucrativos de interesse público federal, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como a ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente – por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. Em consonância, a editora está absolutamente afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. | www.editorapeiropolis.com.br

Comgás - A Comgás é a maior empresa de distribuição de gás natural canalizado do Brasil, com mais de 720 mil clientes, sendo cerca de 97% do segmento residencial, o principal foco estratégico da companhia. Hoje a Comgás está presente em 67 municípios da sua área de concessão, que compreende a Região Metropolitana de São Paulo, Região Administrativa de Campinas, Vale do Paraíba e Baixada Santista.

A responsabilidade social e a preocupação com a sustentabilidade são valores da Comgás. Por isso a companhia investe cada vez mais em projetos que beneficiem as comunidades onde atua. Desde 2000, trabalha em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz para o desenvolvimento das atividades do Programa Aprendiz Comgás, que a partir de 2004 passou a ter sua metodologia disseminada em diversas cidades do Estado de São Paulo. | www.comgas.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira