Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Subprefeitura de M’Boi Mirim e Instituto Gesc capacitam gestores de ONGs da região

15 organizações se beneficiam da iniciativa e reúnem condições práticas para ampliar sua atuação na comunidade local.

O ano de 2007 tem um início diferente para 15 ONGs da região de M’Boi Mirim, área carente localizada na zona Sul de São Paulo. As organizações comemoram os resultados da participação no programa de Gestão para Organizações da Sociedade Civil, curso promovido em parceria pelo Instituto GESC (IGESC) e a subprefeitura de M’Boi Mirim. Ministrado por 20 executivos voluntários da Associação dos MBAs da FIA (Fundação Instituto de Administração), o principal objetivo desse programa de ensino é, além de capacitar os gestores das ONGs, apontar caminhos que impulsionem a atuação da entidade em seu meio social. Dessa forma, esse trabalho conjunto proporcionou aos gestores a chance de visualizarem suas dificuldades, como captação de recursos, organização de projetos, formatação de organograma, entre outras, e gerenciá-las.

Pela primeira vez na história do IGESC, os voluntários experimentaram ministrar o curso na própria comunidade, fato que possibilitou maior contato dos empresários com a realidade das ONGs. Para Dominique Girard – voluntária do IGESC - a experiência foi ótima. “Foi muito rico participar do projeto. Interagimos com organizações pequenas, de gente muito simples, mas que tem muita garra e vontade de aprender”.

O curso teve a duração de três meses e possui em seu planejamento uma metodologia que destaca sua ação prática. A aplicação da metodologia de diagnóstico permite aos gestores elaborar um plano de ação estratégica para atender as exigências da entidade. “Normalmente, as ONGs não têm muitas oportunidades para crescer e aprender. O curso do GESC foi fundamental para isso”, explica Laudelina Carneiro coordenadora de assistência e desenvolvimento social da subprefeitura de M’Boi Mirim.

Para Euller Alves, coordenador da ONG Grupo de Cultura Afro-brasileira Espírito de Zumbi, o curso “funcionou perfeitamente. Colocamos a ‘mão na massa’ e aplicamos a teoria às nossas necessidades”.

“Foi ótimo participar do curso, saí muito satisfeito com as aulas, professores e também com o convívio positivo junto aos demais gestores. As aulas de contabilidade e direito nos ajudaram muito. Conhecer a realidade das outras organizações foi interessante, pois nos mostra que elas têm dificuldades iguais ou piores em relação às nossas”, comenta Marcelo Santos, assistente administrativo da ONG Associação para Deficientes de Áudio e Visão.

A parceria proporcionou uma nova oportunidade às organizações, mas também permitiu que o Estado exercesse seu papel de investidor e sensibilizador às causas sociais. “O poder público tem grande interesse na qualidade deste tipo de gestão porque isso reflete no melhor aproveitamento do dinheiro público”, ressalta João Paulo Altenfelder, superintendente do Instituto GESC.

Perfil da Associação dos MBAs da FIA: Com mais de 10 anos de existência, a Associação e seus mais de 6 mil membros vêm desenvolvendo um trabalho inovador na área de sustentabilidade – profissionalizando a gestão de ONGs e promovendo alianças intersetoriais através de seu network. Em 2004, para dar escala ao projeto social, fundou o Instituto GESC. Em 2005, foi iniciado o curso GESC-NET do tipo blend-learning (parte a distância e parte presencial), que permitiu ampliar o acesso ao curso GESC, que continua sendo oferecido na modalidade presencial.

Perfil da FIA:Um dos mais tradicionais centros educacionais do país, a FIA (Fundação Instituto de Administração) possui 25 anos de atuação no setor. A entidade, credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), oferece 14 programas de MBAs com renomados professores e conteúdo atualizado com as tendências e necessidades de mercado. São cursos que vão desde Administração de Projetos, Banking, Comércio Internacional até Gestão e Empreendedorismo Social, Marketing de Serviços, Varejo, entre outros. Ao todo 56 professores atuam como coordenadores de projetos.

Todos os MBAs disponibilizados pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada na Inglaterra, que referencia diversas escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento importante foi fornecido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, subiu para a posição de número 45 no ranking elaborado pelo jornal que contempla 75 escolas. Recentemente, a FIA foi eleita como a melhor escola de negócios do Brasil, com o melhor grupo de alunos e professores, além de liderar quatro das seis categorias pesquisadas no ranking dos melhores cursos de MBA do país pela revista Você S/A, sendo que, em duas delas, ocupa os dois primeiros lugares.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira