Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 09:18

Light inaugura exposição sobre Parque das Ruínas de São João Marcos

Visitantes poderão conhecer mais sobre a antiga cidade por meio de maquete que ficará no Centro Cultural Light, no Rio de Janeiro.

A Light inaugura, no próximo dia 14 de outubro, em seu Centro Cultural (CCL), no Rio de Janeiro, a exposição Parque das Ruínas de São João Marcos. Será exibida uma maquete de como era a cidade em 1942, criada a partir de pesquisas em arquivos fotográficos e documentais, além de registros das fases do projeto. O evento é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro, o Instituto Cultural Cidade Viva, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Eletronuclear.

Na Pequena Galeria do CCL, painéis narrarão a história da cidade por meio de fotos e depoimentos de antigos moradores. "Com a construção do Parque das Ruínas de São João Marcos, a Light quer preservar o patrimônio histórico e cultural do Vale do Paraíba, assim como contribuir para o desenvolvimento da indústria turística na região", comenta o diretor da Light, Mozart Vitor Serra.

O parque será construído no município de Rio Claro, localizado a 128 km da capital fluminense, onde hoje estão as ruínas. Para o desenvolvimento do projeto, a companhia de energia teve, como base, um completo levantamento histórico e arqueológico. O estudo também prevê a demarcação total das ruínas, a identificação das principais edificações e a marcação de áreas para lazer.

O local também abrigará um Centro de Memória e Referência, que preservará a paisagem natural em meio ao trabalho arqueológico permanente. "O Parque das Ruínas não será apenas um memorial de estudos e de reflexão histórica e científica, mas um Centro de Preservação, com pesquisas de vegetação da Mata Atlântica e pólo para prática de esportes ecológicos", afirma Mozart.

A exposição estará aberta à visitação a partir do dia 15 de outubro, das 11h às 17h, na Pequena Galeria, no Centro Cultural Light, por tempo indeterminado. O endereço é Avenida Marechal Floriano, 168, Centro, e a entrada é franca.

Perfil da São João Marcos - Fundada no início do século XVIII, São João Marcos já foi considerada uma das mais importantes cidades do interior do estado do Rio de Janeiro. Localizada no Vale do Paraíba Fluminense, região enriquecida pelo Ciclo do Café, o local, hoje pertencente ao município de Rio Claro, foi um dos grandes produtores na década de 1890. Toda essa importância somada à riqueza de seu conjunto arquitetônico fez com que São João Marcos se tornasse a primeira cidade tombada do Brasil, em 1939.

Com o declínio da produção cafeeira, a região começou a viver um período de decadência. A crescente necessidade de progresso e de demandas por energia da Capital da República estimulou a construção da Represa de Ribeirão das Lajes, nas proximidades da cidade. Prevista para ser inundada, a cidade foi destombada e demolida para que seus habitantes não retornassem. Finalmente, a represa foi erguida e atingiu o seu nível máximo, sem que a cidade fosse invadida pelas águas.

Rio Claro, fundada em 19 de maio de 1849, hoje, é uma cidade com 16 mil habitantes, com economia local baseada na agropecuária, avicultura e artesanato. Em julho, a Light inaugurou o novo Centro de Tratamento Intensivo do Hospital Geral Nossa Senhora da Piedade, o principal do município. O local passou a se chamar "Centro de Tratamento Intensivo Heróis da Light", em homenagem aos empregados que evitaram uma enchente de grande proporção na região Sul Fluminense, em 1967.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira