Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/10/2008 - 09:38

Tendências do design automotivo

Universidade Positivo traz um dos maiores nomes da área no país, Adriano De Pellegrin, para curso de extensão com início na segunda-feira (13 de outubro).

Curitiba – Sustentabilidade é uma palavra que impera na indústria automobilística e seu reflexo é percebido no design de veículos. Este é um dos aspectos que serão tratados no curso de extensão Design Automotivo, promovido pela Universidade Positivo, entre os dias 13 e 17 de outubro. Ministrado por um dos principais nomes da área no Brasil, Adriano De Pellegrin, o curso aborda as tendências atuais do design de automóveis, entre elas a sustentabilidade, os conceitos básicos de desenho automotivo, a atividade do designer e, principalmente, a criatividade do profissional em relação a um mercado em constante transformação.

Com ampla experiência na área, Pellegrin atuou por seis anos na sede da Volkswagem na Alemanha, onde participou dos projetos do Jetta, Passat, Fox, Golf e outros produtos da marca não conhecidos no Brasil. É também criador e co-autor de inúmeras idéias presentes hoje no mercado brasileiro.

O curso é focado em profissionais e estudantes de Engenharia e Design atuantes na área ou com interesse em desenvolvimento de automóveis. Mais informações e inscrições pelo site www.up.edu.br ou pelos telefones (41) 3317-3092 e 3317-3201.

O design automotivo hoje - Dizer que o meio ambiente e a sustentabilidade do planeta são preocupações para a população é lugar comum. Afinal, nos últimos anos, pessoas e empresas aderiram ao ecologicamente correto, buscando soluções sustentáveis para velhos hábitos. O resultado é um mercado cada vez mais voltado para este perfil de consumidor, e empresas que se valem do slogan “responsável” para incrementar o seu marketing estratégico.

A preocupação com a sustentabilidade do planeta não só implantou uma tendência de mercado, como alterou as necessidades dos consumidores. De roupas a automóveis, a preocupação ecológica está presente em uma cadeia de produção que tem se transformado e continuará a se transformar por anos.

A indústria automobilística é um dos pólos atingidos pela atual tendência ecológica. A idéia de sustentabilidade está diretamente ligada não só à produção de veículos, mas também ao design automotivo. Formas mais aerodinâmicas e materiais mais leves são alguns dos reflexos desse processo.

“Carros como os novos Gol e Ka, lançados recentemente no mercado brasileiro, são exemplos de como a tendência ecológica está inserida dentro da produção automobilística”, explica Adriano De Pellegrin, designer e ministrante do curso de extensão Design Automotivo da Universidade Positivo. Esta tendência inclui avanços tecnológicos e busca por combustíveis alternativos. “Um dos casos é o carro elétrico, que, em cinco anos, surgirá como uma alternativa de compra”, destaca Pellegrin.

O design futurista caracteriza uma linha de carros que se adapta às novas tendências. Saem os metais, entram o vidro e o plástico. A fluidez impera, representando uma economia de 15% a 20% de combustível. “Luminosidade, idéia de equilíbrio com o exterior e redução no consumo são marcas do design dos carros atuais”, diz. “A transformação de percepção social reflete a transformação estética dos veículos e cabe ao designer traduzir as novas tendências nos carros”, reflete.

Perspectivas- Novos materiais proporcionarão maior liberdade estrutural para os automóveis, tornando-os mais leves, econômicos e funcionais, o que permitirá ao designer a possibilidade de explorar novos formatos, formas e idéias, na opinião de Pellegrin. “No entanto, a tecnologia possibilita uma produção mais rápida, mas padroniza demais o processo, fazendo com que os carros fiquem mais frios e menos emocionais e artísticos quando comparados aos famosos rabo-de-peixe dos tempos românticos do design automotivo, na década de 1950”, reflete. “A nova geração de designers deverá saber lidar com o ritmo acelerado do mercado, atualizando-se constantemente, e olhar para o passado apenas como fonte de inspiração”.

Transformações proporcionarão novas perspectivas para o design automotivo, para o professor do curso. “Tecnologia e criatividade devem caminhar juntos para a criação do carro do amanhã”, afirma. “Novas descobertas e necessidades irão ditar o futuro do designer e do seu produto, traduzido esteticamente, tecnicamente e emocionalmente em formas revolucionárias, que é o que a indústria reserva para os veículos que ainda estão por vir”, conclui.

Curso de extensão em Design Automotivo, de 13 a 17 de outubro, das 14h às 18h. noUniversidade Positivo – Atelier 1 – Bloco Vermelho (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido). Investimento: R$ 720,00. Mais informações pelo site www.up.edu.br ou pelos telefones (41) 3317-3092 e 3317-3201

Universidade Positivo – Instituição de Educação Superior originária da experiência de mais de três décadas do Grupo Positivo no segmento educacional. A Universidade Positivo teve seu início em 1988, com as Faculdades Positivo. Dez anos mais tarde, foi transformada em UnicenP – Centro Universitário Positivo e transferida para um câmpus de 420,4 mil m2. No ano de 2008, o Ministério da Educação concedeu à instituição o título de universidade. Atualmente, conta com 27 cursos de Graduação, dezenas de cursos de especialização e MBAs, três programas de Mestrado e um programa de Doutorado, além de centenas de atividades de Extensão. Para atender à comunidade e viabilizar a prática profissional dos acadêmicos, a Universidade Positivo conta com clínicas de Fisioterapia, Odontologia e Nutrição; Farmácia-Escola; Centro Psicológico; escritórios de Design, Arquitetura e Engenharia Civil; Núcleo de Prática Jurídica; Agência de Publicidade e Creche. Com o objetivo de fomentar atividades artísticas e culturais, a instituição abriga o Teatro Positivo – Grande Auditório (o maior do Paraná, com 2,4 mil lugares) e o Teatro Positivo – Pequeno Auditório (com 714 lugares). A Universidade Positivo abriga ainda o Centro de Eventos Expo Unimed Curitiba, construído em uma área de 8,3 mil m2 para recepção de exposições, feiras tecnológicas e congressos científicos. || www.up.edu.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira