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14/10/2008 - 08:26

Instituto Holcim dobra o número de beneficiados e aumenta o orçamento

O Instituto Holcim (IH) fechou o ano de 2007 com balanço positivo. A receita cresceu 23%, totalizando mais de R$ 1,8 milhão e o número de beneficiários aumentou em 127%. Passou de pouco menos de dez mil pessoas em 2006 para cerca de 22,5 mil no ano passado.

O modelo de gestão adotado pelo Instituto Holcim é um dos principais responsáveis pelo saldo. “Cada vez mais, as organizações ligadas às empresas buscam sistemas próximos dos implementados em seus negócios. É uma forma de profissionalizar e melhorar a criação e o desenvolvimento dos projetos sociais”, conta Michaela Rueda, diretora de Recursos Humanos da Holcim e vice-presidente do Instituto. “O papel da indústria mudou. Não há mais lugar para uma visão assistencialista e pontual, mas sim, para um caráter de fomento ao autodesenvolvimento. É preciso levar para o Terceiro Setor aquilo que a indústria sabe fazer muito bem, que é gerir negócios”, complementa.

A proposta do Instituto Holcim é de fomentar as comunidades a lidar com suas necessidades de forma profissional, treinando-as e estimulando-as a ser sujeitos do seu próprio desenvolvimento sustentável. Entre essas diretrizes estão a capacidade de estabelecer prioridades, analisar cenários e rediscutir rumos. Para a realização dos projetos, a Oscip conta com o apoio de parceiros e da própria população beneficiada. “Queremos conduzir a comunidade para projetos socioambientais abrangentes, que mostrem competência e superem metas. É uma tendência mundial”, analisa Michaela.

O relatório também mostra as novas diretrizes do Instituto, agora mais alinhadas à estratégia da Holcim Brasil. É resultado de um planejamento estratégico iniciado em 2007 com a diretoria e gerência da empresa e especialistas em investimento social. O Instituto passou a assessorar as unidades e fábricas da empresa em relação ao investimento social e relacionamento com comunidade. “O contato diário com a comunidade é da empresa. O Instituto fornece metodologias, know-how, direcionamento e apoio no estabelecimento de parcerias estratégicas”, ressalta Juliana Andrigueto, coordenadora-geral do Instituto Holcim.

Em 2007, o IH iniciou um trabalho de profissionalização de seus gestores por meio de um programa de melhoria contínua. Aqueles que estão na linha de frente dos projetos e os responsáveis pelo relacionamento com a comunidade nas unidades de negócio vêm sendo capacitados em aspectos como investimento social estratégico, liderança, trabalho em grupo, criação e uso de indicadores, instrumentos de avaliação, entre outras ferramentas de gestão. Desde o segundo semestre de 2008, todos os projetos reportam mensalmente seus principais indicadores para a diretoria e presidência da Holcim Brasil.

Em 2007 o Instituto Holcim ousou. Publicou dois livros com um balanço de três anos do Programa Ortópolis, no município de Barroso, carro-chefe de suas atividades. O diferencial foi que um dos volumes mostra a visão do Instituto com relação ao trabalho, enquanto o outro expõe a opinião da população de Barroso e de diversos agentes envolvidos. Para Juliana, “o lançamento de Fala Barroso, título de uma das publicações, foi uma das maiores ações de transparência em toda nossa história. Ao colocar publicamente a nossa visão, ao lado da de outros envolvidos, mostramos que não temos receio de participar do debate, ouvir e corrigir rumos quando necessário”.

O Instituto Holcim é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida como Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Criada em 2002 pela Holcim Brasil, indústria de cimento, concreto e agregados, a organização busca fomentar o desenvolvimento das localidades onde a Holcim está presente, ampliando o relacionamento da empresa com essas comunidades. A atuação englobou projetos ligados à educação, meio ambiente e geração de renda, principalmente nos municípios de Barroso e Pedro Leopoldo em Minas Gerais; Cantagalo, Magé, Macuco e Cordeiro, no Rio de Janeiro; e Mairiporã, em São Paulo.

Total de beneficiados diretos por município.: Comunidades e participantes: Barroso (MG) – 13.466 | Cantagalo (RJ) – 6.661 | Magé (RJ) – 49 | Mairiporã/São Paulo (SP) – 342 | Pedro Leopoldo (MG) – 1.817. Total: 22.235.

Parcerias: Atualmente, o Instituto Holcim conta com parcerias importantes que agregam valor aos projetos sociais em que está envolvido. Entre elas: Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID/Fomin, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Adelante! Fundación Max D. Amstutz para el fomento de jóvens talentos em América Latina, Inter-American Foundation (IAF), Rede Interamericana de Fundações, Ações Empresariais para o Desenvolvimento de Base (RedEAmérica), Schwing Stetter, Arcelor Mittal. O Instituto é associado ao Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (GIFE) e à RedEAmérica. Os recursos mobilizados para os projetos apoiados pelo Instituto Holcim, com envolvimento das parceiras, representaram cerca de 300 mil reais em 2007.

Holcim Brasil: Com um faturamento bruto de R$ 998 milhões em 2007 e mais de 2 mil funcionários diretos, a Holcim Brasil S.A. é a quarta maior fabricante de cimento do país (produção de 4,5 milhões de toneladas em 2007) e também uma das líderes no fornecimento de concreto e agregados. A empresa faz parte do grupo suíço Holcim Ltd., líder mundial no setor, com operações em mais de 70 países. A Holcim Brasil foi a primeira indústria cimenteira do país a obter a certificação ISO 9001. Seus investimentos em meio ambiente também lhe garantiram o status de pioneira no setor ao obter a ISO 14001.

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