Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2008 - 09:44

IAC: inaugura duas novas exposições: “Absorção e intimismo em Volpi” e “Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira”

Instituto mostra obras privilegiadas dos artistas .

Comemorando o seu segundo ano de existência, o IAC - Instituto de Arte Contemporânea irá inaugurar duas mostras importantes da arte brasileira. A primeira é a “Absorção e intimismo em Volpi”, com curadoria de Sônia Salzstein e a segunda é “Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira”, organizada por Taísa Palhares. As duas exposições serão abertas no dia 14 de outubro de 2008, às 19 horas (convidados). Durante este ano, o IAC firma seu objetivo maior de acrescentar novas vias para disseminação e pesquisa do trabalho de importantes artistas brasileiros. As exposições ficam até 25 de janeiro de 2009.

A curadoria de Sônia Salzstein para a exposição, “Absorção e intimismo em Volpi” apresenta 28 pinturas realizadas por Alfredo Volpi entre o fim da década de 1950 a início dos anos 1970. A maior parte das obras é proveniente de coleções privadas, que o público brasileiro pouco conhece. Sônia Salzstein destaca que, embora o artista tenha alcançado enorme popularidade, “(...) firmada, sobretudo, em suas célebres “bandeirinhas”, a totalidade da obra de Alfredo Volpi, numerosa e diversificada, permanece razoavelmente inexplorada”.

“Amilcar de Castro e Sergio Camargo: obras em madeira” traz um conjunto de 37 esculturas e relevos em madeira de dois dos principais escultores da arte brasileira da segunda metade do século 20. A curadora Taísa Palhares ressalta que “A exposição, ao mostrar exclusivamente e pela primeira vez uma pequena seleção da produção em madeira dos dois artistas, visa criar um olhar cruzado que evidencie não apenas as semelhanças e problemas comuns, mas também que possibilite, pelo embate, uma interpretação arejada das obras”.

O Núcleo de Documentação e Pesquisa do Instituto de Arte Contemporânea é responsável pela preservação, catalogação, pesquisa e divulgação gratuita de documentação histórica referente aos artistas que constituem, atualmente, seu objeto de estudo: Amilcar de Castro (1920-2002), Mira Schendel (1919-1988), Sergio Camargo (1930-1990) e Willys de Castro (1926-1988). Atualmente, o Instituto possui cerca 75 obras em comodato, relacionadas aos quatro artistas que compõem o acervo do IAC; mais de sete mil documentos - incluindo correspondências, periódicos, estudos de obras, partituras entre outros - e quatro mil imagens, das quais mais de 90% digitalizados e disponíveis para consulta. O Núcleo dispõe também de uma biblioteca para consulta, cujo acervo abrange livros sobre arte moderna e contemporânea e obras biográficas.

Apoiadores institucionais.: Credit Suisse | Oi Futuro | Banco Fibra | Grupo Comollati Maria Antonia/USP |Ministério da Cultura (Lei de incentivo a Cultura). | Patrocinador: Oi.

Exposição de 15 de outubro de 2008, terça-feira a sábado das 10h às 18h (visitando até às 19h), domingo, das 12h às 17h (idem), até 25 de janeiro de 2009, no Instituto de Arte Contemporânea, Centro Universitário Maria Antonia - Edifício Joaquim Nabuco, Rua Maria Antonia 258 - 01222-010, São Paulo SP. Telefone ( 11) 3255-2009 | www.iacbrasil.org.br | Agendamento de visitas ao Núcleo de Documentação e Pesquisa ou [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira