Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2008 - 09:44

X FIC Brasília homenageia Paulo José

Quatro filmes interpretados pelo ator e diretor brasileiro, que tem 71 anos de idade e 40 de carreira, serão exibidos em sua homenagem. Ao todo, a mostra da capital federal terá mais de cem filmes.

Brasília – Em sua décima edição, o Festival Internacional de Cinema de Brasília (FIC Brasília) irá homenagear Paulo José. Quatro filmes interpretados pelo ator e diretor brasileiro serão exibidos durante a mostra, que acontece entre os dias 29 de outubro e 9 de novembro, na Academia de Tênis José Farani. “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, “Faca de dois gumes”, “Todas as mulheres do mundo” e “Edu, coração de Ouro” foram as obras escolhidas para fazer menção ao artista.

Aos 71 anos de idade e 40 de carreira, Paulo José já conquistou 29 prêmios, foi personagem de 31 filmes, ator e diretor de 40 peças de teatro e 72 novelas e minisséries. A “Homenagem a Paulo José” irá destacar alguns dos importantes filmes em que o ator atuou.

“Policarpo Quaresma, o Herói do Brasil” (Paulo Thiago, BRA, 1988) é uma comédia que conta a história do general Policarpo Quaresma, um sonhador e visionário que ama o seu país e deseja vê-lo grande, tanto quanto acredita que o Brasil possa ser. Sua luta se inicia no Congresso. Policarpo quer que o tupi-guarani seja adotado como idioma oficial. Ele tem o apoio de sua afilhada Olga e do trovador Ricardo Coração dos Outros, que conta a história do nosso herói do Brasil. O elenco ainda conta com Antônio Calloni, Othon Bastos, Tonico Pereira, Jonas Bloch e Aracy Balabanian.

O drama fica por conta do filme “Faca de Dois Gumes” (Murillo Salles, BRA, 1989). A obra conta a história de um advogado de família ilustre, marido apaixonado, que é traído por sua mulher e o seu sócio e melhor amigo. A partir do fato ele planeja um crime perfeito. Mas a sua passionalidade acaba o envolvendo numa trama corrupta e causando o seqüestro do seu filho. Sua vida se torna uma faca de dois gumes, completamente ambígua. Marieta Severo, José Abreu e Paulo Goulart se juntam a Paulo José nesta obra de peso do cinema nacional.

O diretor e dramaturgo Domingos de Oliveira terá dois filmes exibidos na Homenagem a Paulo José. “Edu, Coração de Ouro” (BRA, 1968) é uma divertida história cotidiana de um paquerador carioca, de personalidade volúvel e inquieta. A obra ressalta o carisma, bom humor e malandragem do “Don Juan” da zona sul. “Todas as Mulheres do Mundo” (BRA, 1967) é um drama romântico que faz jus ao preto e branco da época. Conta a história de um sedutor que encontra uma mulher que muda sua maneira de ver o mundo. Ele se apaixona e acredita que sua amada são todas as mulheres em uma só. Daí, a dúvida: mono ou poligamia?

Perfil do Festival Internacional do Cinema de Brasília – O Festival Internacional de Cinema de Brasília foi criado em 1999. Desde então, passou a ter destaque na programação cultural do país, com programação e acontecimentos constantemente divulgados em cadernos culturais dos principais jornais de todo o país. O Festival também promove um ciclo de debates sobre os temas tratados pelos filmes que participam do festival, bem como sobre temas ligados à Sétima Arte e, desde o ano passado, realiza o Prêmio Itamaraty para o Cinema Brasileiro com o objetivo de divulgar e premiar os filmes nacionais. Grandes nomes do cinema já marcaram presença do festival como o ator norte-americano Morgan Freeman, o diretor israelense Amos Gitai, o diretor sueco Lucas Modisoon, o diretor independente norte-americano Todd Solondz, além dos brasileiros, Othon Bastos, Karim Aïnouz, Tizuka Yamazaki, Paulo Betti, Milton Gonçalves, dentre tantos outros.

X Festival Internacional do Cinema de Brasília, de 29 de outubro a 9 de novembro de 2008, na Academia de Tênis José Farani (Setor de Clubes Esportivos Sul - SCES Trecho 4, Conjunto 05, Lote 1B), R$ 12 (inteira) / R$ 6 (meia). Informações: www.ficbrasilia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira