Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/10/2008 - 10:03

Comunique a verdade e não trema ao ser descoberto

A verdade, normalmente perseguida pelas pessoas, é garantia de uma vida longa e com qualidade. Assim com as pessoas, as empresas necessitam ser verdadeiras em tudo que compõem sua identidade. Somente oferecendo qualidade e verdade, é que se obtém destaque, com lucros reais e conseqüentemente, e uma vida longa no mercado.

A identidade e a comunicação de uma empresa, marca ou produto precisam ser verdadeiras. Não devemos divulgar fatos mentirosos, como também não podemos ser tímidos a ponto de não comunicar todas as qualidades reais oferecidas, pois assim dificilmente teremos um crescimento proporcional e justo pela qualidade oferecida. O tempo necessário para que, por meio de uma divulgação informal, o público descubra a qualidade por si só, pelo acaso ou pela experimentação, é muito grande, significando perda de oportunidades, de crescimento e prejuízo certo para a empresa, marca ou produto.

Descubra qual é o diferencial de sua empresa e comunique-o. Pode-se utilizar para isto, um gerenciamento eficiente de marca, estratégias de marketing, uma publicidade pertinente, ou o que é mais inteligente e econômico, um bom design aplicado. O importante é comunicar. Deixe bem claro se o seu atendimento é diferenciado, se o design é ergonômico, se o aparelho é de última geração, se o sabor é natural ou se a sua empresa é ecologicamente correta.

Não pense que as qualidades de seus produtos ou de seus serviços são tão óbvias para o seu público como são para você, a ponto de achar que não é necessário divulgá-las. O público normalmente não tem a mesma percepção que você gostaria que ele tivesse.

Note, entretanto, que se as qualidades divulgadas aos quatro cantos não são verdadeiras, isto é propaganda enganosa. O tempo e o dinheiro perdidos na tentativa de recuperação da imagem de empresas, como as que hoje se encontram na berlinda, serão enormes. Por isso precisamos ser verdadeiros. Comunicar sim, mas com o cuidado de não mentir sobre as qualidades das empresas, dos produtos e serviços oferecidos. Lembre-se: as pessoas não são tão ingênuas como se imagina. Mais cedo ou mais tarde, acabarão descobrindo a verdade sobre sua empresa, marca ou produto. Espero que seja este o seu objetivo.

. Por: Luiz Renato Roble é designer e diretor de Criação da Datamaker Designers. E-mail: [email protected]. || Com sede em Curitiba, no Paraná, a Datamaker Designer investe em projetos que criam e destacam a identidade visual de empresas e marcas, e desenvolve projetos em design de ambiente, gráfico, de produto e também residencial.

Entre os principais clientes já atendidos pela Datamaker Designers estão: Audibel, Bergerson Joalheiros, Chlorophylla, Correios, Drogaria Catarinense, Furukawa, Happy Walk, HSBC, Kodak, Linhas Círculo, Livrarias Curitiba, Lojas Renner, Memphis, Móveis Campo Largo, O Boticário, Oncoville, Pós Graduação Bagozzi, Secret Shoes, Siemens Mobile, Squalle, 503 Calçados, TMT - Motoco do Brasil, Volvo, Zutti Calçados, entre outros. | www.datamaker.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira