Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2008 - 08:10

Combate à anemia

Nutricionista alerta sobre os perigos causados pela falta de ferro no organismo.

Brasília – Fraqueza, indisposição, fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele, dificuldade de aprendizagem e respiração são os principais sintomas de portadores de anemia. De acordo com a nutricionista Simone da Cunha, presidente do Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região (CRN-1) e especialista em Nutrição Clínica Funcional, hábitos alimentares inadequados e fatores externos como menstruação, gestação e amamentação, na maioria dos casos, são os causadores da doença.

Existem diversos tipos de anemia, entre elas as que são provocadas pela carência de ferro, vitamina B12 (anemia perniciosa) e de ácido fólico são as mais comuns e estão relacionadas à nutrição e alimentação. Entretanto, existem outros tipos que também estão diretamente ligadas à alimentação, porém são mais agressivas, como anemia das doenças crônicas, anemias por defeitos genéticos, anemia falciforme e anemias decorrentes de doenças da medula óssea.

Simone explica que, geralmente, a doença surge quando a quantidade de hemoglobina no sangue está abaixo do normal em decorrência da falta de um ou mais nutrientes essenciais para a saúde do corpo como ferro, zinco, ácido fólico B6, vitamina B12 e proteínas. “Com a correria do dia-a-dia as pessoas não atentam para a alimentação. Muitas vezes, não realizam nem três refeições por dia, o que prejudica a saúde do corpo e facilita o surgimento de doenças e complicações”, explica.

Segundo a nutricionista, crianças entre 6 e 12 meses, bebês que nascem com peso abaixo da média, gestantes e adolescentes são os grupos mais vulneráveis à anemia. “Nas crianças, a falta de leite materno complementa o baixo índice de ferro no organismo”, afirma.

Porém, alguns métodos podem ajudar a combater a anemia em pessoas de todas as idades. Alimentos de origem animal como fígado e carne são recomendados por apresentarem fontes naturais de ferro. Além disso, alimentos de origem vegetal também são fundamentais para o tratamento da anemia, entre eles, feijão, grão-de-bico, fava, lentilha, ervilha, grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças (couve, agrião, taioba, salsa).

A nutricionista indica outro meio importante para evitar a anemia. “O consumo de alimentos ricos em vitamina C como acerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho e tomate proporcionam uma melhor absorção do ferro, por isso, são indispensáveis na alimentação”, observa. O portador de anemia deve seguir uma dieta balanceada e rica em vitamina C. Porém, em casos extremos, o mais indicado é consultar um nutricionista para a realização de exames.

Perfil do Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região – O CRN-1 faz parte do sistema do Conselho Federal de Nutricionistas, entidade criada em 1978 com o objetivo de representar e fortalecer o profissional Nutricionista. O CRN-1 responde pelos Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins e a sua missão é contribuir para a saúde da população por meio do exercício profissional ético de nutricionistas e técnicos em nutrição habilitados.

Dicas para melhorar sua qualidade de vida: Amamente seu filho. Para os bebês o leite materno é considerado um alimento muito importante contra a anemia por deficiência de ferro | . Prefira alimentos riscos em ferro (carnes vermelhas, principalmente fígado, rim, coração, peixes e leites enriquecidos com ferro) | . Entre os alimentos de origem vegetal, prefira os folhosos verde-escuros (exceto espinafre) como agrião, couve, cheiro-verde, taioba, as leguminosas (feijões, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha), grãos integrais ou enriquecidos, nozes e castanhas, melado de cana-de-açúcar, rapadura e açúcar mascavo | . Associe o consumo das hortaliças acima com as frutas ricas em vitaminas C (caju, goiaba, laranja, kiwi, mexerica, acerola, limão) para melhorar a absorção do ferro nelas contido | . Dê preferência para as frutas na sobremesa | . Procure beber águas nos intervalos das refeições. | Conselho Regional de Nutricionistas – 1ª Região/Brasília.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira