Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Pólo Rio Antigo comemora Dia Mundial da Cultura

Para comemorar o Dia Mundial da Cultura, no próximo dia 5, empresários que integram o Pólo Cultural, Histórico e Gastronômico do Centro do Rio realizarão o evento “Se corsando pelo Novo Rio Antigo” para mostrar a grande diversidade cultural que marcou a região ao longo de sua história. O evento, que tem apoio do SEBRAE/RJ, acontece neste sábado, dia 4, a partir das 12h, junto com a Feira do Rio Antigo, que começa às 10h, na Rua do Lavradio.

O cortejo composto por cerca de 20 carros antigos, inclusive veículos policiais e do Corpo de Bombeiros, sairá da esquina da Avenida Chile com Rua do Lavradio e passará ainda pela Cinelândia, Lapa, Rua do Lavradio e Praça Tiradentes. A festa é gratuita e será animada pelo som do Cordão do Bola Preta.

O que não faltará ao corso organizado pela ACCRA (Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo) com apoio do Governo do Estado é muita alegria, descontração e criatividade. A exemplo de uma escola de samba, o desfile será dividido em alas e terá a participação de 20 carros de época divididos em ordem cronológica. Cada uma das alas através de painéis, banners e faixas representarão um período da formação histórica do Centro da cidade e o ano que estas casas foram inauguradas.

Num primeiro momento, serão reverenciadas as personalidades e monumentos históricos que fizeram parte do patrimônio da cidade e hoje já não existem mais. Em sua segunda parte o desfile mostrará os espaços de resistência cultural e que passaram a fazer parte da história viva da cidade. São casas cujas inaugurações variam entre 40 a 140 anos como o Clube dos Democráticos (1867), Estudantina (1932), Capela (1923), Carlos Gomes (1872), Rival (1934) e o Bar Luiz (1888), entre outros.

Finalizando, a abordagem será feita sobre as casas implantadas depois da criação do denominado Corredor Cultural, criado no início da década de 80, e que mudou substancialmente a realidade do Centro Histórico e, principalmente, os espaços criados a partir da década de 90, fundamentais, para transformar o Centro da cidade.

O desfile tem por objetivo mostrar uma das faces mais belas do Rio, que é a força da produção cultural e a beleza das construções do ponto de vista arquitetônico. Outra grande virtude do evento é reforçar a união dos comerciantes do Centro do Rio Antigo, que apesar das adversidades, se mantêm coesos e preocupados, não apenas com suas casas, mas com o Centro – infra-estrutura, segurança e iluminação – nesta que pode ser considerada a primeira mobilização da cultura pelas comemorações dos Jogos Pan-Americanos que acontecerão no próximo ano.

O desfile do primeiro bloco - Homenagem ancestral: O início do desfile terá um grande painel representando as quatro regiões do denominado Pólo Cultural e Gastronômico do Novo Rio Antigo, que compreende Praça Tiradentes, Lapa, Cinelândia. Os destaques serão o Palácio Monroe, o Teatro Recreio, o Trianon e Madame Satã.

Segundo bloco: Resistência - Homenagem aos que Persistiram: Num segundo momento, o desfile trará carros simbolizando os que resistiram a administrações equivocadas, aos planos econômicos, ao descaso do poder público, à perda do status de capital da República, e posteriormente a condição de Estado (com a extinção da Guanabara). São espaços alguns deles com mais de 100 anos e verdadeiros patrimônios da cidade. Estudantina, Bar Luiz, Capela, Rival, Odeón, Teatro João Caetano, Hotel Ok, Amarelinho, Carlos Gomes, Bola Preta, Nova Esperança, Rio´s Presidente e Salsa e Cebolinha, Turma OK, dentre outras, são casas que se inserem nesta realidade.

Terceiro bloco: Os inovadores - As novas casas antigas: Fechando o desfile, seria mostrada a atitude audaciosa de empresários que, apesar do caos urbano, do estado de abandono em que se encontrava o Centro da cidade no início da década de 90, apostaram numa revitalização que simbolizou muito mais que apenas uma maquiagem de fachada. Incluem-se ai: Carioca da Gema, Centro Cultural Carioca, Casa de Cultura Hombu, Circo Voador, Condomínio Cultural, Estrela da Lapa, Mangue Seco, Teatro Odisséia, Movelaria, Rio Scenarium, Café Cultural Sacrilégio, entre outros.

Ainda neste último bloco, haverá um carro de som com grupo musical, exaltando o segmento musical característico do Pólo, um caminhão agregando todas as casas e mostrando a força da união destes empresários. Será a vez do povo tomar a rua. Por isso, os organizadores pedem que venham com suas fantasias dos carnavais de antigamente e outras que mostrem de maneira descontraída a diversidade cultural e a crítica carnavalesca que sempre marcou o espírito carioca.

Os carros do desfile foram gentilmente cedidos pela AGMH Antigomobilistas.

Nas manifestações culturais uma demonstração de força - Por meio da cultura, a ACCRA - tem conseguido disseminar seus projetos e idéias, acentuando a união e a força de um grupo, que não pensa única e exclusivamente na individualidade e no que acontece da porta para dentro de seus estabelecimentos. O evento “Corsando pelo Rio Antigo”, mantém o propósito da Associação de realizar sempre um grande evento no Dia da Cultura. Nos anos anteriores, foram realizados os seguintes eventos: 2005 – Carioca na Gema – Desfile que uniu grande parte dos comerciantes do Centro e foi embalado pelo Cordão do Bola Preta, Rio Maracatu, e Grupo Céu na Terra, além de grupos teatrais e musicais da região. O evento, realizado em novembro, reuniu cerca de dez mil pessoas no Centro da cidade.

2004 – Independência ou Marketing – Desfile reunindo vários comerciantes do Centro para mostrar, que muito mais que um produto de marketing, o Centro era independente em suas manifestações culturais e com uma grande potencialidade a ser descoberta.

2003 – Lapa D’água na Cabeça – O evento teve o objetivo de chamar a atenção do poder público e dos moradores da cidade, em relação ao estado de abandono e à sujeira em que se encontravam os Arcos da Lapa. Na ocasião, comerciantes, moradores e artistas do Centro lavaram simbolicamente os Arcos com água de cheiro. Como conseqüência, meses depois, a Prefeitura mandou pintar e restaurar os Arcos. www.turisrio.rj.gov.br | Telefone: (21) 2544-8399

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira