Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Mosca da carambola detectada na divisa dos estados do Pará e Amapá

A Associação Brasileira das Empresas de Tratamemento Fitossanitário e Quarentenário (Abrafit) informa que foi detectado foco da praga quarentenária Bactrocera Carambolae (Mosca da Carambola) na divisa dos estados do Pará e Amapá.

Considerando o risco que essa praga representa para a economia brasileira, o Superintendente Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Estado do Pará, Moisés Moreira dos Santos, publicou, no último dia 23 de fevereiro, em Diário Oficial da União a proibição da saída de frutas frescas de espécies hospedeiras da praga, em especial a Carambola, Jambo, Goiaba e Acerola, do Distrito de Monte Dourado no Município de Almerin – PA para outras áreas do Pará e do Brasil que não tenham ocorrência da praga.

A Mosca da Carambola é originária da Malásia e Indonésia e foi encontrada no Suriname em 1985. Chegou na Guiana Francesa em 1989 e em 1996 foi detectada pela primeira vez no Município do Oiapoque, no Estado do Amapá.

Os prejuízos causados pela Mosca da Carambola vão desde perdas na produção, já que as frutas afetadas se tornam impróprias para uso, risco de contaminação ambiental, uma vez que ocorre um aumento do uso de agrotóxicos, até a proibição de exportação de frutas.

De acordo com o engenheiro Agrônomo e diretor de Planejamento da Abrafit, João Luiz Duarte Alvarez, é impossível apontar como essa praga foi introduzida no Brasil, mas se não houver inspeção de 100% das cargas que entram no país o risco da introdução de novas pragas tão nocivas quanto essa é enorme.

A Abrafit - Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário e Quarentenário, é uma entidade de âmbito nacional, sem fins lucrativos, que congrega empresas especializadas em tratamento fitossanitário e quarentenário, registradas no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e juridicamente habilitadas para a execução de tratamentos fitossanitários e quarentenários, em qualquer de suas modalidades.

Sua missão é representar os interesses das empresas associadas, promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor, fortalecer o status fitossanitário do país, através do pronto atendimento das demandas por tratamentos fitossanitários e quarentenários, em processos de importações e exportações de mercadorias, de forma que o Brasil tenha cada vez mais condições técnicas para realizar essas operações, e que sua barreira fitossanitária seja cada vez mais fortalecida, protegendo a agricultura, fauna e flora do país, contra a entrada e instalação de pragas quarentenárias.

As empresas associadas a Abrafit estão subordinadas ao estatuto e regimento da entidade, e têm comprovadas a capacidade técnica e a experiência mínima de dois anos para exercer a atividade, dessa forma, oferecendo maior segurança às empresas contratantes. | www.abrafit.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira