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15/10/2008 - 08:57

Embalagens práticas para hambúrgueres e cervejas compõem a palestra da produto do ano no Seminário Marketing 360º

Alimenta e Cerveja Itaipava são as empresas destacadas na palestra do diretor da Produto do Ano Brasil.

A Produto do Ano apresenta dia 16 de outubro, em palestra no IV Seminário de Marketing 360º, em São Paulo, dois cases de empresas inovadoras, do setor de Alimentos e Cervejas, que apostam no desenvolvimento de seus produtos para avançar no mercado brasileiro e vencedoras do Prêmio Produto do Ano 2008. Nomes como Alimenta e Itaipava criaram embalagens apropriadas para seus produtos e foram reconhecidas pelo consumidor brasileiro como marcas inovadoras, preocupadas com a qualidade do que oferecem aos seus consumidores em um setor altamente competitivo.

O diretor de marketing da Produto do Ano Brasil, Rui Amaral, em sua apresentação no seminário faz um panorama das atividades da consultoria no país e da pesquisa de mercado realizada pelo IBOPE com 5000 consumidores brasileiros, que fizeram suas escolhas levando em consideração quais produtos apresentaram maior inovação mercadológica. Com o selo Produto do Ano, as empresas podem ganhar vantagem competitiva e diferenciação no varejo.

Representantes das duas empresas depõem sobre a importância de serem reconhecidas como indústrias inovadoras em seus segmentos de mercado: a Alimenta Refeições Rápidas é pioneira no desenvolvimento de embalagens para sanduíches, que utiliza tecnologia desenvolvida na NASA, que atendam às necessidades dos lanches, tanto em relação ao preparo em microondas como no prazo de validade de 30 dias; a cerveja Itaipava desenvolveu uma embalagem em que é possível armazenar 10 latas da bebida. É mais fácil de transportar e é própria para se deixar na geladeira (o recipiente é fechado, com uma abertura na parte superior que quando se tira uma latinha, imediatamente a outra cai e fica na frente, como nas vending machines).

Competitividade e inovação - Em recente estudo publicado pelo Fórum Econômico Mundial, o Brasil ocupa a 64ª posição entre os países mais competitivos pelo “tamanho de seu mercado, o acesso a um dos mercados financeiros mais sofisticados da região e sua capacidade de absorver e adaptar tecnologia estrangeira". Levantamento anual do Boston Consulting Group com as companhias mais inovadoras do mundo comprova que a inovação é a chave do nosso tempo. O Brasil ainda tem um longo caminho a ser percorrido, mas algumas empresas nacionais já despertaram para o problema, pois entendem que a competitividade é fundamental para o fortalecimento dos negócios e se destacar perante os concorrentes.

2ª edição - As inscrições para a segunda edição do prêmio Produto do Ano já estão abertas e encerram-se em 15 de novembro. “A dimensão do mercado e a diversidade geográfica do Brasil fez com que a sede do PDA, em Paris, estendesse o prazo para o mês de novembro”, finaliza Amaral. As inscrições, e demais informações, devem ser feitas pelo site www.produtodoano.com.br

O que é Produto do Ano – É um instrumento utilizado para lançar novos produtos no mercado. As marcas que concorrem ao Produto do Ano passam por um processo, onde as mesmas são analisadas por comitês ou júris e, na seqüência, pelos consumidores finais, por meio do maior estudo de mercado realizado em cada País. Os artigos eleitos são premiados anualmente e têm o direito ao uso do selo Produto do Ano em suas embalagens.

O prêmio Produto do Ano foi lançado na França, em 1987, pelo Groupe Management Europe. Atualmente 24 países europeus contam com a premiação, além da África do Sul, Estados Unidos, Índia e Israel. O Brasil foi o primeiro país na América Latina a participar de uma eleição Produto do Ano. Em 2009 o prêmio será estendido também à Argentina, Canadá, Chile, Finlândia, Irlanda, Japão, México, Rússia e Suécia. Com a adesão da China e Russia em 2010, o Produto do Ano completa o ciclo dos países BRIC.

Nos países europeus, onde o Produto do Ano já é uma tradição, comprova-se que os artigos eleitos têm um expressivo aumento nas vendas entre 10% e 60%, ganhando espaço e capacidade de negociação junto às cadeias de varejo.

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