Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Sitivesp e SENAI promovem mais um semestre com cursos de pintura, que visam à qualificação dos profissionais da área de pintura imobiliária

Já estão abertas as inscrições para os cursos de “Pintura Decorativa” e “Pintor de Obras”, promovidos pela Escola SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo”, localizada no bairro Tatuapé, em São Paulo, em parceria com o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp). Com turmas nos períodos da manhã, tarde, noite e também aos sábados, os cursos devem qualificar cerca de 120 alunos neste primeiro semestre de 2007.

Com o apoio das indústrias de tintas mobiliárias, o convênio entre o Sitivesp e o SENAI – que já existe desde 1996 – tem como objetivo o aperfeiçoamento dos profissionais da pintura que já atuam no mercado, assim como a capacitação dos novos pintores que pretendem ingressar na área. O presidente do Sitivesp, Roberto Ferraiuolo, destaca que os cursos abrem muitas oportunidades para os profissionais, além de elevar o nível dos serviços prestados no segmento de pintura imobiliária, gerando resultados positivos para toda a cadeia de tintas.

Por isso mesmo os fabricantes de tintas não querem ficar de fora desta iniciativa de sucesso e a cada semestre participam do convênio, tornando-se “tutoras” dos cursos. Assim, contribuem com a doação de material utilizado nas aulas, além de ministrar palestras para os alunos participantes. Neste primeiro semestre, as empresas participantes associadas ao Sitivesp são: Montana, Cartint e Lukscolor.

Os cursos - Os cursos são ministrados nas dependências do SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo”, que já conta com toda a infra-estrutura adequada para a realização dos treinamentos, incluindo aula expositiva, demonstrações, exercícios práticos, trabalhos em grupo e individual. Normas técnicas, apostila, catálogos, vídeos e revistas especializadas, além de oficina, também são utilizados como recursos didáticos nos cursos.

Durante as aulas, os alunos aprendem ou atualizam seus conhecimentos não só na área técnica, mas também adquirem informações sobre como realizar orçamentos (o que implica em cálculo de consumo, prazo e quantidade, evitando desperdícios) e de postura, ou seja, como se apresentar e se comportar durante a execução de um serviço.

Os cursos deste primeiro semestre vão abordar também: a aplicação correta dos produtos; racionalização do trabalho; planejamento e preparação do local e superfícies a serem pintadas; qualidade de vida; segurança e saúde do trabalhador; proteção ao meio ambiente e difusão de novos produtos e técnicas de aplicação.

Programação: Os cursos de qualificação na área de pintura são desenvolvidos semestralmente e as vagas são preenchidas por ordem de inscrição, completando-se turmas de 12 alunos. Para o primeiro semestre de 2007, estão programadas seis turmas para o curso de “Pintura Decorativa”, divididas entre os períodos da manhã, tarde, noite e aos sábados (período integral). Para o curso “Pintor de Obras”, está prevista uma turma no período da manhã.

A avaliação dos alunos é feita por meio de acompanhamento constante das atividades realizadas nas aulas e aqueles que cumprem o mínimo de 75% das aulas previstas, com aproveitamento satisfatório, recebem certificado de participação do curso, que tem duração de 32 horas (“Pintura Decorativa”) e 96 horas (“Pintor de Obras”).

Os temas abordados no curso de “Pintura Decorativa” incluem proteção, limpeza e higiene; preparação de superfícies; aplicação de fundo; preparação de tintas; noções técnicas de aplicação de texturas: grafiatto, espatulado, desempenado, manchado, esponjado, craquele, mosaico e aplicação de gel.

No curso “Pintor de Obras”, o objetivo é proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão nas áreas de pintura em parede de alvenaria, pintura em madeira e pintura decorativa, sendo que o conteúdo do treinamento engloba três tópicos: Gestão Integrada na Construção Civil; Pintura em Alvenaria e Pintura em Madeira.

Cursos de “Pintura Decorativa” e “Pintor de Obras” - Inscrições abertas, no SENAI “Orlando Laviero Ferraiuolo”. Rua Teixeira de Melo, 106 – Tatuapé – SP. Mais informações: Telefone (11) 6191-6176 / www.sp.senai.br/construcaocivil. Empresas tutoras interessadas: Tel (11) 3262-4566 / [email protected]

Perfil do - A Escola SENAI "Orlando Laviero Ferraiuolo" foi criada para atender à necessidade de preparação, treinamento e especialização de mão-de-obra para a indústria da construção. As atividades desenvolvidas estão voltadas, em grande parte, para extenso programa de parcerias e convênios - abertos a todos os setores da sociedade, como indústrias, sindicatos, entidades de classes e outros tipos de organizações públicas ou privadas, governamentais ou não-governamentais. Visando promover qualificação profissional de forma eficaz, mediante adoção de metodologias flexíveis que levam o indivíduo ao aperfeiçoamento contínuo, a Escola oferece vários cursos, treinamentos, serviços, assessorias e consultorias voltadas para o atendimento da cadeia da Construção Civil .

Os cursos disponíveis são: Regulares, como o Curso Técnico de Construção Civil; de Qualificação Profissional, que englobam diversas áreas, como carpintaria, construção, elétrica, hidráulica, pintura e serralheria; e os de Qualificação Profissional sob Medida, onde são ministrados cursos de aperfeiçoamento em revestimento cerâmico, granito e mármore, gesso acartonado, impermeabilização, entre outros.

Perfil Sitivesp - Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas, como um todo.

Atualmente, o Sitivesp reúne 76 empresas associadas - entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros - que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.

Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas. | Telefone: (11) 3262-4566 | www.sitivesp.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira