Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/10/2008 - 09:24

Feira 1,99 Brasil 17ª. Edição está pronta para o Natal

A 17ª. Edição da Feira 1,99 Brasil, a realizar-se de 20 a 23 de outubro, no Pavilhão Azul do Expocenter Norte está preparada para o aumento da demanda de consumo popular que é esperada pelo varejo neste fim de ano. A feira é destinada exclusivamente a lojistas, representantes e distribuidores do segmento que mais cresce na economia do país.

Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas foi muito bem recebida pelo segmento de 1,99, tanto em relação a quem fabrica ou importa, quanto para quem vende produtos do varejo popular. Segundo o levantamento, a classe média brasileira, com renda familiar entre R$ 1.064 e R$ 4.591, somou 47,1% da população em 2007.

A pobreza, ainda segundo a pesquisa, que atingia 19% da população em 2006, caiu para 18,11% em 2007, sendo que 1,5 milhão de pessoas saíram da linha de pobreza.

“Esse quadro, impacta direta e positivamente o nosso mercado”, analisa Eduardo Todres, diretor da Feira 1,99 Brasil. Para ele, a prosperidade, ainda que gradual e parcimoniosa, é sentida primeiro, nas lojas de varejo popular que representam, só na Grande São Paulo, 8.000 mil estabelecimentos, segundo a organização da Feira 1,99 Brasil.

O evento, que há oito anos empreendeu para fechar uma rota sem barreiras entre os que vendem, produzem e importam para o varejo de preço único, tem identificado um crescimento do setor na ordem de 8% ao ano, “uma das melhores taxas do país”, diz Todres. “Essa demanda é lenta, gradual e parcimoniosa, sim, porque este é o comportamento adequado do lojista de preço único. Com esse perfil, é possível acentar um tijolinho de cada vez e, de centavo em centavo, trabalhar boas margens de lucro”, roteiriza Todres.

A 17ª. Edição da Feira 1,99 Brasil conta com uma área de 15 mil m2 do Pavilhão Azul do ExpoCenter Norte, traz cerca de 30 novos expositores para o segmento, além dos tradicionais 150, que representam perto de 500 fabricantes, entre nacionais e importados.

Uma pesquisa publicada no site Infomoney também traz boas notícias ao segmento de varejo popular. Segundo pesquisa recente realizada entre as classes C, D e E, ou seja, de menor poder aquisitivo, o maior sonho de consumo destes é justamente aquilo que se possa pagar. Para Eduardo Todres, essas informações em relação à pesquisa, já haviam sido identificadas pelo segmento. “Por isso que os expositores vêm para o pavilhão da Feira 1,99 com bons produtos e melhores preços. Há mercado e há demanda para um consumo saudável e de baixos preços, mas foi o segmento de 1,99 que conseguiu aglutinar tais características, e que fazem tão bem para o crescimento do país”.

A Feira 1,99 Brasil é um evento voltado a lojistas, representantes e distribuidores do varejo em geral, mas seu maior foco é o varejo de preços populares, as famosas lojas de R$ 1,99. O evento é realizado semestralmente, em março e outubro, para atender à demanda de reformulação de estoque do setor. a feira de outubro, em sua 17ª. Edição, ocorrerá de 20 a 23/10, das 11h às 21h, com acesso gratuito e exclusivo a profissionais do setor, mediante apresentação do cartão de CNPJ.

As lojas de 1,99 são uma força de mercado com movimento estimado de R$ 10 bilhões/ano. São 26 mil lojas com o perfil de varejo de preço único que surgiram no Plano Real, mas vêm passando por um processo de adaptação a cada novo momento da economia do país, como um sinalizador. O varejo popular, representado pelas lojas de 1,99, está na ponta da cadeia de crescimento que avança no país e ao analisar esse segmento da economia, vê-se que o fluxo de consumo popular hoje vive uma inversão próspera.

O setor: Total de lojas de 26 mil, 130 mil empregos diretos, R$ 900 milhões em salários pagos, dados apurados pela organização da Feira 1,99 Brasil, a partir de pesquisa periódica realizada junto a lojistas cadastrados no site www.feira199brasil.com.br desde 2000, quando a feira foi lançada.

Esse segmento de varejo, as lojas de R$ 1,99, foi um fenômeno que surgiu no Plano Real. As transformações promovidas no consumo e especialmente entre a população de menor poder aquisitivo, mudaram hábitos e trouxeram mais "poder de compra" a consumidores, por vezes, excluídos de determinados mercados. Na ocasião, os produtos importados, viáveis pela paridade do dólar e do real, ofereciam inúmeros itens de consumo rápido e a um custo jamais visto antes. Com a desvalorização da moeda nacional, a indústria brasileira percebeu o peso do nicho de mercado popular e passou a produzir em escala, para atender esta faixa de consumo. A Feira 1,99 Brasil surgiu em 2.000, quando o mercado e seus fornecedores começavam a apresentar característica de "segmento de negócio". Os empresários do setor, por ter um giro de negócios mais ágil do que as lojas tradicionais, precisam de uma feira semestral, que dê movimento aos seus investimentos em estoque, além da oferta de novidades mais freqüente do que um evento anual, como é recorrente em outros setores do comércio e da indústria.

Feira 1,99 Brasil - 171ª. Edição, de 20 a 23 de outubro de 2008 - das 11h às 21h, no Pavilhão Azul do Expocenter Norte. Aberto exclusivamente a lojistas, distribuidores, importadores e representantes | Ingresso grátis - mediante apresentação do CNPJ. Promotora:1,99 Brasil Editora e Eventos , Av. Senador Queiroz, 274 - cj. 91- São Paulo | Telefone:(011) 3326-8771 | Site: www.feira199brasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira