Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2008 - 08:20

CPqD lança solução flexível e de baixo custo para utilities

Sistema Ad Hoc sem fio traz novas opções de comunicação para o setor elétrico.

Campinas -- O CPqD lançou na semana passada um sistema Ad Hoc sem fio destinado a empresas prestadoras de serviços (utilities). As redes Ad Hoc permitem que os próprios terminais de usuário atuem como infra-estrutura de comunicação, o que as torna uma solução flexível e de baixo custo.

A arquitetura Ad Hoc sem fio é formada por dispositivos capazes de se comunicar com qualquer outro da rede, mesmo sem visada. Isso porque dispositivos intermediários podem receber e retransmitir pacotes de dados para o destino. Esse tipo de rede adapta-se e se auto-organiza em função das condições de propagação e da ativação e desativação de terminais. Ao contrário da maioria das soluções sem fio, essa tecnologia não requer um elemento central de coordenação e controle de acesso, dispensando a necessidade de infra-estrutura e reduzindo os investimentos em estações rádio-base, torres e antenas. Essa tecnologia é fundamental para a implementação do Smart Grid, conceito que envolve a automação completa da rede de energia elétrica.

Flexibilidade e alcance - O diferencial da solução do CPqD é a flexibilidade. Sua arquitetura é composta por terminais de comunicação desenvolvidos em plataforma de hardware de baixo custo. Esses equipamentos realizam comunicação multi-saltos, que permitem o tráfego de serviços de dados e de voz (VoIP). "O terminal Ad Hoc suporta transmissão na faixa de freqüência de 216 à 262 MHz, o que dá ao sistema grande flexibilidade e alcance", explica o Gerente Sistemas de Comunicações Sem Fio, Fabrício Lira Figueiredo

Os principais benefícios da nova solução são a redução de custos, obtida com a automação das medições, e o aumento da receita gerado pela facilidade em identificar furtos de energia, por exemplo. "De modo geral, a eficiência operacional das utilities aumenta", diz Fabrício. "A rede pode crescer sob demanda, na medida em que novos terminais de usuários entrem no sistema, o que reduz os investimentos de implantação. Além disso, por ser autoconfigurável, a instalação é muito fácil e de baixo custo", complementa.

CPqD - Há 32 anos atuando em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, África e Oceania. Somente no Brasil, o CPqD beneficia mais de 100 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira