Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2008 - 08:36

Alcoa eleita a melhor do País em Gestão de Mídia Impressa pelo Prêmio ABERJE 2008

Companhia, também escolhida Empresa do Ano na Região Norte e Nordeste, apresentou durante a 34ª edição do prêmio dois trabalhos que produz para as comunidades de Juruti-PA.

A Alcoa foi eleita a melhor do País na categoria Gestão de Mídia Impressa, com a Revista Juruti, e Empresa do Ano em Comunicação Empresarial na Região Norte e Nordeste, reconhecimento especial do Prêmio ABERJE 2008 pela atuação da Companhia junto à comunidade de Juruti, Extremo Oeste do Pará, onde está sendo implementada uma mina de bauxita. O prêmio, em sua 34ª edição, é concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial-ABERJE, a mais prestigiosa entidade do País que reúne empresas e profissionais ligados ao segmento.

“Estamos honrados com esses reconhecimentos. A Alcoa mantém diálogo constante com as comunidades onde atua. Essas peças vencedoras são duas das ferramentas que utilizamos para intensificar o contato com os moradores de Juruti e região”, afirma Franklin Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

Além da Revista Juruti, também o programa semanal de rádio Sintonia, produzido com patrocínio da Alcoa e há mais de um ano no ar em emissoras da região de Juruti, recebeu o prêmio de Gestão de Mídia Audiovisual na Região Norte e Nordeste. Além de tratar das ações da Companhia no município paraense, esses dois meios de comunicação levam informações de utilidade pública para a população, tirando dúvidas, principalmente, nas áreas de saúde, meio ambiente e educação.

A Alcoa, por meio da comunicação, estabeleceu um processo ordenado e permanente de relacionamento entre o empreendimento em Juruti e as diversas partes interessadas, tendo como público principal a comunidade da região. Pesquisa do IBOPE, realizada em Fevereiro deste ano, aponta que 89% dos moradores de Juruti têm atitude favorável para com o projeto de mineração da Alcoa e também que os que recebem os produtos de comunicação da Alcoa têm boa aceitação da presença da Companhia no município.

A Empresa prioriza o diálogo e a comunicação comunitária para ajudar a promover o desenvolvimento sustentável do município. Como parte dos Planos de Controle Ambiental (PCAs), a comunicação social, com ênfase na comunicação comunitária franca e transparente, tem contribuído fortemente para a compreensão sobre a Alcoa e o empreendimento que se instala no município.

Distância - Os veículos de comunicação vencedores, produzidos pela empresa Temple, de Belém, consideram as longas distâncias percorridas para levar a revista e o programa às localidades rurais do município.

A Revista Juruti, considerada o melhor produto de comunicação do País na categoria Gestão de Mídia Imprensa, é um informativo mensal de oito páginas (210 x 310 milímetros) distribuído às comunidades rurais de Juruti, além de ONGs, autoridades políticas, parceiros institucionais e formadores de opinião. A revista está em sua 24ª edição, completando dois anos.

Introduzir uma revista no cotidiano das pessoas requereu uma análise de cenário e um planejamento editorial diferenciado, uma vez que cerca de 60% da população é analfabeta, semi-analfabeta ou detém no máximo a quarta série do Ensino Fundamental, como comprovou pesquisa do IBOPE. Com linguagem simples e acessível, a revista incentiva a leitura. Equipes percorrem, de carro ou de lancha rápida, 55 comunidades rurais em áreas de lago ou planalto, fazendo a entrega da publicação. São em média quatro dias e mais de 40 horas de viagem para que a revista chegue às mãos dos comunitários. Um trabalho que geralmente começa bem cedo e termina no pôr-do-sol.

É por meio da Revista Juruti que a dona de casa Luiza Silva de Souza tem acesso a informações sobre a Mina de Juruti e o município. “Sempre leio a revista e gosto muito. É uma grata novidade saber o que a Alcoa vem fazendo. Apesar de morar em Juruti, não tenho como conhecer pessoalmente as comunidades rurais mais distantes, pois é preciso viajar de barco e isso demora muito”, diz, referindo-se à coluna “Cenário” da Revista Juruti, que a cada edição mostra o perfil de uma comunidade rural do município.

Já o programa de rádio Sintonia é veiculado todos os sábados em três cidades do Oeste do Pará: Santarém, Oriximiná e Juruti. Ao decidir criar esses dois produtos, a Alcoa pautou-se no princípio da transparência.

Perfil da Alcoa - Há 43 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes comerciais e no mercado industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. A Companhia possui 97 mil funcionários em 34 países e integra pela sétima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A Alcoa foi eleita pela quarta vez consecutiva uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros – Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina – incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. A Alcoa está entre as “empresas mais admiradas do Brasil” em 2007, segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro, em 2008. A mesma revista incluiu a Alcoa em sua lista das 50 Empresas do Bem. Também foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade.| Site www.alcoa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira