Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Sistema inédito de desbotamento na indústria têxtil é lançado na Expolav

Com garantia de economia de energia e sem geração de poluentes a novidade é fruto de uma parceria da Panozon e Maltec.

A Panozon, líder no mercado nacional na fabricação e comercialização de equipamentos para o tratamento de água com ozônio, em parceria com a Maltec, fabricante de máquinas lavadoras industriais, apresenta uma novidade no ramo têxtil no desbotamento de tecidos na 7ª edição da Expolav (Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços para Empresas de Lavanderias), que acontece de 27 de fevereiro a 2 de março, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

O Desbo3t Clean substitui o processo convencional, que é usado desde a década de 70, onde o atrito das pedras colocadas dentro da máquina de lavar, com água quente, produto enzimático e alvejante provoca o desbotamento. O novo sistema utiliza apenas a água ozonizada. Por ser um oxidante muito forte, o ozônio ataca o pigmento do tecido, causando o desbotamento, sem agredir a peça e permitindo que o procedimento seja realizado inclusive com aviamentos, sem danificá-los.

Um controlador eletrônico gerencia o processo, iniciando a recirculação da água através do gerador de ozônio (transferindo o ozônio para a água). A água ozonizada será utilizada como agente da remoção da cor do tecido. Finalizado o tempo determinado, em função do desbotamento requerido, o controlador desativa o sistema e as peças desbotadas estarão prontas para o acabamento.

Com a nova tecnologia as indústrias têxteis terão uma redução nos gastos com água, uma vez que os tecidos não precisam ser enxaguados duas vezes, economia no consumo de energia, já que com o uso do ozônio a água não necessita ser aquecida e também menor desgaste das lavadoras por eliminar a utilização das pedras. Além de ser uma alternativa ecologicamente correta por não gerar poluentes, um problema bastante comum neste segmento.

A novidade foi idealizada pelo engenheiro químico José Luís Cabezudo e pelo empresário do ramo de lavanderias, Celso Pereira, em parceria com a Panozon e a Maltec, que em seu estande na Expolav fará demonstrações do sistema.

“Os benefícios para a indústria têxtil com essa tecnologia vão desde redução de gastos e não geração de poluentes, até a praticidade de poder lavar as peças prontas para serem vendidas, com etiqueta e tudo”, destaca Cabezudo, que tem expectativas de venda de máquinas adaptadas com esse sistema em toda a América Latina. Em alguns casos é possível a adequação do sistema de ozônio em máquinas não adaptadas de fábrica. É preciso apenas analisar a compatibilidade do material. Pode ser utilizado em máquinas de lavar de 50, 100, 200 e 300 kg.

Sôbre o Ozônio - O Ozônio (O3), conhecido como Oxigênio ativo, é um gás natural encontrado na atmosfera e nos protege, como um filtro, dos raios solares malignos. Ele é um poderoso bactericida, algicida, fungicida e viricida, além de ser reconhecido como o mais seguro e eficaz método de tratamento de água do mundo.

Perfil Panozon - Líder no mercado brasileiro de tratamento de água com ozônio (mais de 750 sistemas instalados) a Panozon Ambiental S.A. possui tecnologia 100% nacional, atua há mais de oito anos e é especialista na fabricação e comercialização de todos os equipamentos necessários para o correto e seguro tratamento da água, conforme normas internacionais. | www.panozon.com.br

Devido à credibilidade e eficiência de seus equipamentos e por ser considerada não poluente, a tecnologia Panozon pode ser aplicada na desinfecção da água de piscinas comerciais e residenciais, desinfecção de vasilhames, tratamento de águas industriais, CIP (Clean in Place), poços artesianos, caixas d’água, Estações de Tratamento de Água, águas municipais e esgoto.

O nível de eficiência da tecnologia Panozon é considerado um dos três melhores do mundo, levando-se em conta o gasto de eletricidade para cada grama de ozônio gerado. Tudo isso consolidou, no Brasil, o uso do ozônio como uma tecnologia limpa, superior às tradicionais, já que ele é produzido a partir do oxigênio do ar, no próprio local onde será utilizado e, após reagir com a carga orgânica, volta como oxigênio puro para a natureza.

A Panozon Ambiental S.A é associada à IOA (International Ozone Association), associação destinada à troca de conhecimento sobre o uso de ozônio em todo o mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira