Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2008 - 09:39

TÜV RHEINLAND certifica adoção de novo padrão Inmetro de plugues e tomadas por grandes fabricantes nacionais

Novo padrão Inmetro começa a vigorar em 2009 e visa garantir mais qualidade, conformidade aos produtos e principalmente segurança aos usuários .

Hoje, os brasileiros encontram no mercado mais de dez modelos diferentes de plugues e de tomadas. Muitos produtos comercializados permitem que ocorra, no momento do encaixe do plugue na tomada, contato direto do usuário com os pinos metálicos, que estão em contato com a parte viva da tomada, gerando o risco de choque. Outro complicador do padrão atual é o fato de muitas vezes gerar sobrecarga na instalação elétrica e desperdício de energia por dissipação de calor.

Este cenário levou o Inmetro a solicitar o desenvolvimento de um novo padrão de plugues e tomadas à ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que aliasse qualidade, conformidade e segurança. O anúncio oficial da nova regulamentação ocorreu em julho deste ano e os prazos dados para adequação dos fabricantes foram os seguintes: 1º de janeiro de 2009 para produção de tomadas; 31 de dezembro do próximo ano para fabricação de plugues; e 1° de janeiro de 2010 para eletrodomésticos e equipamentos de informática e industriais.

Os principais fabricantes de plugues e tomadas, como Pial Legrand, Schneider e Fame, já desenvolveram produtos em conformidade com as exigências técnicas do Inmetro e escolheram a TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária do grupo TÜV Rheinland alemão, como certificadora dos novos produtos, que entraram no mercado no início do segundo semestre.

“Com esta modificação, os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de choques elétricos. Benefícios adicionais são a adaptação a diferentes voltagens e o auxílio no combate ao desperdício de energia”, afirma Marcos Zevzikovas, superintendente de Produtos da TÜV do Rheinland do Brasil.

De imediato, a mudança não é drástica, pois a maioria dos plugues de dois pinos comercializados agora em aparelhos eletroeletrônicos fabricados no País nos últimos anos se encaixa perfeitamente nas novas tomadas. Mas a partir de 2010, os aparelhos eletroeletrônicos, como geladeiras, televisores e microondas, terão de sair de fábrica atendendo ao novo padrão Inmetro de plugues. Ou seja, todos os aparelhos serão vendidos com plugues de três pinos, sendo um o condutor-terra.

Com isso, os consumidores que têm instalações antigas precisarão de adaptadores ou deverão trocar as tomadas para torná-las compatíveis com os novos plugues. “É uma decisão polêmica pois exige a adaptação de todo o mercado fornecedor brasileiro, mas que objetiva um benefício maior: mais qualidade, padronização e segurança para os lares e empresas do País”, conclui o executivo.

Para obter mais Informações sobre o novo padrão de plugues e tomadas acesse o site do Inmetro (http://www.inmetro.gov.br/pluguesetomadas/duvidas.asp) e sobre o processo de certificação de produtos elétricos e eletroeletrônicos no site da TÜV Rheinland (http://www.tuvbrasil.com.br).

Grupo TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer.

Este ano, o Grupo TÜV Rheinland iniciou sua fusão com a TÜV Sud, cujo processo deverá estar concluído até o final do ano, resultando em faturamento aproximado de 2,2 bilhões de euros em 2008 e um quadro de 25 mil colaboradores em todo o mundo. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores. No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira