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16/10/2008 - 09:56

Estudo exclusivo da MasterCard Advisors aponta as melhores práticas para ativação de cartões

Objetivo do estudo é compartilhar com os emissores as melhores práticas desenvolvidas por instituições em todo o mundo e antecipar novas tendências.

São Paulo – O departamento de marketing da MasterCard Brasil, responsável pelas iniciativas que incentivam o uso e ativação de cartões dos emissores brasileiros, acaba de divulgar os resultados de estudo realizado pela MasterCard Advisors LLC, o braço de serviços profissionais da MasterCard Worldwide, para atender a uma demanda potencial de bancos brasileiros: como aumentar os níveis de uso e ativação de cartões entre seus portadores. “Praticamente todos os emissores enfrentam o desafio recorrente de aumentar a ativação ou uso dos seus cartões”, disse Rogério Bonfiglioli, vice-presidente, Marketing para o Cone Sul da MasterCard na América Latina e Caribe. “Por esse motivo, trabalhamos em parceria com a MasterCard Advisors num estudo que oferece soluções e idéias para melhorar os resultados das suas ações de ativação.

O foco do estudo foi trazer e discutir com os principais emissores MasterCard as melhores práticas internacionais de ações de aumento da ativação, incluindo ferramentas, processos, produtos e canais de comunicação. Por ser bastante abrangente, o estudo analisa as melhores práticas para estimular a ativação dentro de diversos segmentos da carteira de clientes de um banco – desde as específicas para a baixa renda até aquelas voltadas para o segmento de maior poder aquisitivo, avaliando desde a oferta adequada do produto até o tipo de comunicação que pode ser usado em cada momento do ciclo de vida do cliente, antecipando assim as tendências de mercado ao identificar o que já é praticado em mercados mais maduros, como Estados Unidos e Inglaterra.

A ativação vem atraindo cada vez mais investimentos dos emissores de mercados maduros, especialmente quando se trata de ativar novos clientes. “Com o aumento da competição, é crítico que os bancos desenvolvam estratégias de ativação de contas novas, para garantir o uso rentável do cartão ao longo do ciclo de vida do cliente. Nos bancos mais sofisticados, a ativação nos primeiros 3 a 6 meses é responsabilidade compartilhada com a área de vendas.”, comenta Edlayne Altheman, vice-presidente sênior e líder da área de consultoria em serviços da MasterCard Advisors na América Latina

O estudo abordou temas altamente relevantes para os emissores brasileiros, como a importância do processo de vendas na ativação do portfolio, melhores práticas em comunicação, estratégia e táticas de campanhas e importância e eficiência dos vários canais. “Os nossos aprendizados são fundamentados em vários estudos de casos internacionais, que ajudam os nossos clientes a visualizar o impacto de cada recomendação”, completa Altheman.

Com esses resultados em mãos, a área de Customer Marketing da MasterCard e a MasterCard Advisors desenvolveram uma série de workshops para os bancos brasileiros para apresentar as melhores práticas que incentivam a ativação dos cartões.

“Estamos muito felizes com o retorno que recebemos dos bancos”, afirma Rogério Bonfiglioli.

Perfil da MasterCard Worldwide - A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando mais de 18 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras.A MasterCard atende consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios através de sua família de marcas, incluindo MasterCard®, Maestro® e Cirrus®. | www.mastercard.com.

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