Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2008 - 09:59

X Competição SAE BRASIL AeroDesign

O futuro de quase 800 universitários estará à prova, a partir do dia 16 de outubro (quinta-feira), em São José dos Campos (SP). 77 aviões, projetados e construídos por estudantes de 57 instituições de ensino do Brasil, México e Venezuela chegam ao Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) para participar da X Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada até domingo, dia 19. A competição é referência no Brasil e no Exterior por contribuir para o aumento do conhecimento e o interesse pela engenharia aeronáutica entre os universitários.

Em São José dos Campos, as 77 equipes - 67 brasileiras, oito venezuelanas e duas mexicanas -, num total aproximado de 800 estudantes de Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas, irão submeter seus aviões rádio controlados a avaliações de concepção e desempenho, feitas por engenheiros da indústria aeronáutica.

Ao final da competição, as duas equipes da Classe Regular e a primeira da Classe Aberta que obtiverem melhor pontuação ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2009, nos EUA, onde as equipes brasileiras são tricampeãs na Classe Regular e Classe Aberta.

Dia 17, sexta-feira, o pátio defronte à Sala de Autoridades do aeroporto, próximo à competição, dará espaço para uma mostra estática de aeronaves leves, até domingo. Entre as aeronaves, estarão o treinador K-51 Peregrino, projetado e construído pelo engenheiro Joseph Kovács, que já participou de 68 programas aeronáuticos; o planador P 1, fruto da histórica carência de planadores biplaces de instrução no Brasil; e a aeronave da categoria microleve de alto desempenho Ikarus C 42, a mais vendida da categoria na Alemanha.

Além da SAE BRASIL, 14 empresas e instituições estão por trás da competição: EADS, Embraer, Dassault Aviation, Honeywell, Líder Aviação, GE, Rolls-Royce, United Technologies, CEF, Rockwell Collins, Infraero, SAP, Zodiac e Parker Aerospace.

Equipes brasileiras - São Paulo conta com maior número de equipes (25), seguido pelo Rio Grande do Sul, com nove, e o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, com cinco equipes cada. O Paraná será representado por quatro equipes, enquanto Brasília e o Rio Grande do Norte têm três equipes inscritas cada e a Paraíba conta com duas equipes. Os estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Pernambuco e Espírito Santo possuem uma equipe cada. O Pará é estreante na competição.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign comemora este ano sua décima edição. Trata-se de um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Regulamento - Os aviões participantes da competição são classificados em duas categorias: Classe Regular e Classe Aberta. Na primeira, os aviões são monomotores, com cilindrada padronizada em 10 cc (10 cm3 ou 0,61 in3). O regulamento impõe restrições geométricas que delimitam as dimensões máximas das aeronaves, que devem ser capazes de decolar em uma distância máxima delimitada, de 30,5m ou 61m. Já a Classe Aberta não impõe restrições geométricas às aeronaves ou ao número de motores instalados, desde que a soma das cilindradas dos motores não ultrapasse 14,9 cc (ou 0,91 in3). Esta categoria inclui pós-graduandos e restringe distância máxima de decolagem: 61m. As avaliações e a classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, conforme o regulamento da SAE BRASIL - no site www.saebrasil.org.br -, baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica.

Vilmar Fistarol, presidente da SAE BRASIL, ressalta os 10 anos da Competição SAE BRASIL AeroDesign em 2008. "É com orgulho que assistimos a este momento especial, pois é um projeto vencedor. Com 77 equipes inscritas, de Norte a Sul do Brasil, recorde de participação estrangeira e responsável por um brilhante histórico de equipes brasileiras na SAE East Competition, nos últimos anos, a competição constitui hoje um marco no ensino da engenharia do País. A Competição AeroDesign contribui fortemente para aumentar o conhecimento e o interesse de jovens universitários pelo ambiente aeronáutico", afirma o presidente da SAE BRASIL.

Programação.: Dia 16 – das 9h às 17h – solenidade de abertura, show room dos aviões no Prédio de Eletrônica e Computação do ITA e apresentações orais das equipes. De 17 a 19 - das 7h às 18h – Competição de Vôo, na Pista de Táxi do Aeroporto do CTA – aberta ao público.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira