Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Vida Corrida provoca sérios danos a saúde bucal


Século XXI. Mudanças no mercado de trabalho, crises econômicas. Com a correria do dia-a-dia, os cidadãos brasileiros têm buscado a praticidade que facilitem o andar das coisas em busca do ganho de tempo. Sair do trabalho e ir almoçar em casa já não é uma realidade para muitos. Hoje, levar a famosa marmita, buscar alimentos em redes de fast food ou em qualquer “barzinho da esquina” tem sido a solução para boa parte da população brasileira.

De acordo com o cirurgião dentista Marsel Ernandes, o problema em meio a este corre-corre, além do cidadão alimentar-se mal, prejudica ainda a saúde bucal. “Não digamos todos, mas, boa parte das pessoas hoje, não fazem uma higiene oral adequada, muitos nem mesmo se quer enxáguam a boca após as refeições. Isso tem provocado sérios danos, como por exemplo, a cárie. A Cárie é uma forma de se denominar a deterioração do dente que é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo, o que se come, como se cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem. Embora as cáries sejam mais comuns em crianças, adultos também estão sujeitos a elas.”, explica.

Segundo o especialista, a cárie constitui num sério problema. “Se não for tratada, pode destruir o dente e matar os delicados nervos na sua parte central, o que pode resultar em um abscesso, uma área de infecção na ponta da raiz. Uma vez formado o abcesso, ele só pode ser solucionado através do tratamento do canal, de cirurgia ou da extração do dente”, alerta Ernandes.

O problema só pode ser diagnosticado através de consultas com o seu dentista, uma vez que as cáries se desenvolvem embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-las. “Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), esses são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem o interior do dente. Com o tempo, o esmalte do dente começa a fraturar por debaixo da superfície, enquanto a parte externa pode permanecer intacta. Quando uma quantidade suficiente de esmalte sob a superfície já tiver sido destruída, se desmorona, expondo a cavidade de cárie”, orienta.

Dicas do Dr. Marsel Ernandes para ajudar a evitar as cáries: Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva. | . Faça avaliações regulares. O cuidado preventivo pode evitar que complicações ocorram e que problemas menores se tornem sérios. | . Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido. | . Utilize produtos dentários que contenham flúor, incluindo o creme dental. | . Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários.

Marsel Ernandes – Cirurgião dentista, Rua Benjamim Constant, 3837 – Imperial – São José do Rio Preto/SP | www.marsel-odonto.com.br | Por: Boriola Comunicações

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira