Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2008 - 09:47

Simpósio deve reunir antropólogos para discutir prática legais e ilegais no Brasil e exterior

Temáticas enfocarão os temas Tráfico de drogas e prisão; Cirulação de bens e de pessoas; Leis e legislações; e As políticas.

Os programas de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e em Ciências Sociais (PPGCSo) da UFSCar realizam, nos dias 20 e 21 de outubro, o Simpósio de Antropologia "Entre o Legal e Ilegal". O evento acontece das 10h às 13h e das 15h às 18 horas no auditório do Departamento de Ciências Sociais. A proposta do Simpósito é reunir antropólogos que estudem, desde uma abordagem etnográfica, fenômenos em que existe algum tipo de mistura entre práticas legais e ilegais tanto no Brasil quanto em outros países.

O objetivo do Simpósio é abrir um espaço de comunicação entre pesquisadores em diversos estágios de formação acadêmica - estudantes de pós-graduação, doutores e pesquisadores seniores - e com diversas inserções institucionais e criar um fórum de intercâmbio de experiências de pesquisa em diversas fases de andamento.

A atividade terá quatro eixos temáticos: estudos sobre as dinâmicas criminais em contextos urbanos, com ênfase especial no consumo e tráfico de drogas; estudos sobre a atuação das agências estatais na produção e gestão da violência e sua articulação com os Direitos Humanos; estudos sobre a Justiça e os procedimentos judiciários; estudos sobre a produção e a circulação de mercadorias e de pessoas; e estudos sobre a política eleitoral. Cada um desses eixos define a temática das quatros sessões programadas para o Simpósio, cada qual composta por uma série de palestras.

A primeira sessão ocorre no dia 20, das 10h às 13h, trata do "Tráfico de Drogas e Prisão" e conta com palestra de Antonio Rafael Barbosa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), que abordará "O tráfico de drogas varejista durante as décadas de 60 e 70 no Rio de Janeiro: a modulação dos ilegalismos". Na segunda sessão, no mesmo dia, das 15h às 18h, a temática gira em torno da "Circulação de Bens e de Pessoas", com a palestra "Êxodo, expulsão, fuga ou retorno: os dias do fim das comunidades de origem asiática e européia de Moçambique", proferida por Omar Ribeiro Thomaz da Unicamp.

"Leis e Legislações" é o tema da terceira sessão, que abre a programação do dia 2, das 10h às 13h. Entre os convidados está Lucia Eilbaum, da Universidade de Buenos Aires, que abordará "As crenças do sistema e no sistema: tipos de conhecimentos no processo Penal em Buenos Aires". A quarta sessão, que encerra o Simpósio, ocorre das 15h às 18h e trata sobre "As Políticas". A atividade terá como um dos convidados Anita Schröven, da Max Planck Institute for Social Anthropology, de Munique, Alemanha. Na ocasião ela apresenta a palestra "Guinea: uma nação confronta o Estado".

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira