Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/10/2008 - 09:59

Alunos da Equipe Minerva de Aerodesign da Poli/UFRJ mostram que já sabem voar

Os alunos da Equipe Minerva de Aerodesign da Escola Politécnica da UFRJ estão ansiosos para a 10ª Competição SAE Brasil Aerodesign, que acontece até o dia 19 de outubro (domingo), no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). Para este ano, foi construído um biplano de aproximadamente dois metros por três de envergadura, que pesa cerca de 5kg. Participarão da competição 80 equipes do Brasil e da América Latina.

A Equipe Minerva é formada por 13 alunos de engenharia Mecânica, Metalurgia e Materiais, que estão cursando entre o terceiro e o oitavo período. O projeto é orientado pelo professor Gustavo Bodstein. Para a redação do relatório e a construção do protótipo da equipe foram necessários seis meses de trabalho. O aeromodelo é feito de madeira e fibra de carbono e é movido por uma mistura de metanol e nitrometano. O avião carregará placas de chumbo de 14kg, aumento o peso total do avião para 19kg. O orçamento do projeto foi de 15 mil reais, entre material, inscrição e viagem da equipe.

A prova consiste em cada equipe construir um avião com motor determinado pela organização da competição e conseguir levantar vôo com o aeromodelo carregando o máximo que puder de peso em barras de chumbo, terminando a prova sem nenhum dano.

A equipe da Poli/UFRJ existe desde 2001 construindo protótipos de aviões. A primeira participação na competição SAE foi em 2003 e, desse ano em diante, a Equipe Minerva ficou mais atuante. Em 2003 o número de participantes passou de 8 para 20 pessoas e houve a criação do avião Darth Vader, um marco importante para os novos projetos da equipe. No segundo ano em que competiu, em 2004, a equipe da Poli/UFRJ recebeu a menção honrosa de Melhor Configuração Inovadora.

A competição brasileira é organizada pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil). A entidade, sem fins lucrativos, reúne engenheiros, alunos de engenharia, técnicos e executivos que incentivam as inovações tecnológicas e soluções criativas de engenharia que possam ser aproveitadas no mercado de trabalho. A sociedade também organiza as competições de Fórmula SAE e de Mini Baja, programas estudantis que há participação de equipes da Escola Politécnica. A SAE Brasil tem mais de 4 mil associados e a internacional, mais de 85 mil sócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira