Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2008 - 10:53

SEÑOR de SIPÁN no Stand do Peru na ABAV

Não deixe de visitar o stand do Peru, de n º 14, no Pavilhão 2, na Feira das Américas (ABAV), que acontecerá entre os dias 22 e 24, no Rio Centro, Rio de Janeiro. Além da apresentação de danças folclóricas, haverá também uma exposição sobre a cultura moche e a exibição da espetacular réplica do Señor de Sipán, com conferências sobre esta rica e diversificada cultura e o turismo na costa norte do país andino, do arqueólogo Quirino Olivera Núñez, Coordenador de Gestão do Museu Tumbas Reais de Sipán, em Lambayeque, no norte do Peru. Além disso, 15 expositores peruanos e as companhias aéreas Lan, Taca e Tam marcarão presença, apresentando seus produtos. Veja programação abaixo.

SEÑOR de SIPÁN - No século IV, no lugar denominado Huaca Rajada, os moches sepultaram o mais importante de seus "senhores", coberto de jóias e acompanhados dos melhores guerreiros para protegê-lo em sua última jornada. Mais de 1.700 anos depois, em 1987, uma equipe de arqueólogos peruanos liderados pelo Dr. Walter Alva encontrou, no departamento de Lambayeque, ao norte da costa peruana, os restos da múmia que ficou conhecida desde então como "Señor de Sipán".

Além do espetacular descobrimento, só comparado ao da Tumba de Tutankamom, e da beleza de seus enfeites, as Tumbas Reais do Senhor de Sipán têm permitido a arqueólogos e historiadores reconstruir parte da impressionante cultura que durante séculos dominou o norte peruano: os moches. Em novembro de 2002, foi inaugurado o Museu Tumbas Reais de Sipán, destinado a realizar uma apresentação dos contextos funerários intactos dos antigos governantes Mochicas. No museu, com a reprodução destas e de outras tumbas, pode-se entender o mistério pelo qual as culturas de Lambayeque abrigam 90% do ouro pré-hispânico conhecido até hoje.

O Turismo na Região Norte - Depois de 21 anos do descobrimento da Tumba do Senhor de Sipán, as investigações arqueológicas aumentaram consideravelmente no Peru, especialmente na costa norte. Esta faixa costeira chamada hoje de roteiro Mochica é o espaço geográfico de 550 km que ocuparam os Moche ou Mochicas, durante quase 800 anos de existência. O roteiro vem sendo bastante impulsionado por Sipán e lá se encontram os principais complexos arqueológicos, combinados com a espetacular e variada gastronomia, os museus, as cidades e todos os serviços turísticos que atualmente vêm-se desenvolvendo para transformá-lo na melhor alternativa para o turismo cultural oferecida pelo Peru ao mundo. | www.peru.info/peruptg.asp

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira