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18/10/2008 - 11:06

Primeiro estudo do varejo de TI no Brasil mostra raio x do setor

Pesquisa da Marco Consultora aponta que a popularização dos produtos de informática vai exigir que varejos de qualquer porte e público se especializem, oferecendo suporte e serviços

A especialização será a grande vedete do varejo de TI brasileiro nos próximos anos. A crescente popularização dos produtos de informática vai exigir que todos os varejistas, incluindo os fornecedores de tecnologia para as massas, passe a oferecer venda consultiva e serviços. A constatação é fruto do estudo "Varejo de Tecnologia no Brasil" - primeiro realizado no País a apontar como se vende tecnologia - desenvolvido pela Marco Consultora, consultoria especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, para mercados altamente competitivos.

Além da especialização cada vez maior do varejista que já é diferenciado e oferece produtos e serviços personalizados para os amantes de alta tecnologia, o estudo mostra que ocorrerá a distribuição de bundles de produtos e serviços padronizados por parte do grande varejo para suprir o usuário médio. "Não se trata de um corte por classe social, mas de estilo de compra e consumo", diz o coordenador da pesquisa, Henrique de Campos Jr., gerente de Market & Business Intelligence da Marco Consultora.

Realizado ao longo do primeiro semestre de 2008, em todo o País, a pesquisa classificou os vários modelos de negócio que formam o ecossistema de distribuição do varejo de tecnologia em nove categorias: supermercados; lojas de produtos para casa (ex.:Casas Bahia); lojas especializadas em eletrônicos, áudio e vídeo; lojas especializadas em produtos de informática; lojas especializadas em games; Internet; integradores (lojas que montam e vendem o produto, ex.:Santa Ifigênia); pequenas lojas especializadas em informática (revendedoras); e lojas de materiais para escritório (ex.:Kalunga).

Atualmente mais da metade (58,26%) dos PDVs do varejo de TI no Brasil é formada pelos integradores e revendas. Apesar disso, a maior fatia das vendas tem ocorrido nos supermercados e nas lojas de produtos para casa (ex.:Casas Bahia), que formam 34,56% dos PDVs. "Após longos períodos de restrição, o brasileiro vem sendo convidado a participar de níveis de consumo próximo a mercados desenvolvidos. Essa evolução se deve principalmente ao aumento do poder de compra das classes B, C e D e da popularização de produtos antes tidos como luxo, especialmente os de tecnologia. Neste cenário, o chamado grande varejo (supermercados e lojas de produtos para casa) passam a exercer um papel fundamental no suprimento de tecnologia para as massas", afirma Henrique Jr.

A pesquisa "Varejo de Tecnologia no Brasil" aponta que o grande varejo oferece produtos de baixa complexidade e trazem como atrativo preços mais baixos. Em segundo lugar, estão as lojas de eletrônicos, áudio e vídeo e as lojas especializadas em produtos de informática, que comercializam produtos de maior complexidade e ainda oferecem venda consultiva, serviço e instalação. Finalmente, os integradores e as revendas que, além da venda consultiva, instalam e oferecem suporte pós-venda. O mesmo estudo aponta que a Internet, antes de um formato de varejo, é um canal de vendas utilizado por todos os formatos analisados.

Com a democratização da tecnologia, vários produtos de maior complexidade chegarão ao supermercado e às lojas de produtos para casa, ampliando a fatia de venda de tecnologia nos dos negócios desses varejistas. "Apesar de popular, a tecnologia ainda será pouco aplicável pelo usuário médio. Espera-se que, cada vez mais, sejam oferecidos serviços que permitam a utilização plena e integrada dos diversos dispositivos tecnológicos na casa do usuário menos familiarizado com bits e bytes.", avalia Henrique Jr.

Perfil da Marco Consultora - A Marco Consultora é especializada em desenvolvimento e implementação de serviços de marketing sob medida, para mercados altamente competitivos. A empresa possui mais de 1700 profissionais na América Latina e escritórios na Argentina, Brasil, Chile, México, Uruguai e Paraguai. Entre seus clientes estão as maiores empresas do mercado de TI, como Microsoft, Intel, Samsung, Nokia, Lexmark, Toshiba, entre outras. A Marco está presente no Brasil desde 2001.

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