Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Forte queda na Bolsa reforça necessidade de avaliação de risco de investimentos

A forte volatilidade do mercado acionário nesta terça-feira mostra a necessidade de avaliação do risco do investimento. Especulações sobre a tomada de medidas enérgicas do regulador do mercado de ações chinês e indicadores da economia americana contaminaram os mercados mundiais, derrubando as bolsas dos principais centros financeiros. “Essa não é a primeira e nem será a última vez que os fatos nos mostram como os mercados são correlacionados, independente da distância entre eles”, afirma Carlos Frederico Werneck, consultor da Cyrnel International.

Especulação ou não, o fato é que, poucos minutos após a abertura, o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) já declinava 3,3%, retornando aos 44.789 pontos. Ao longo do dia, a trajetória do índice acompanhou as demais bolsas mundiais, encerrando o pregão com queda de 6,63%, aos 43.145 pontos.

Diante do cenário, Werneck recomenda cautela aos investidores que estão se aventurando pela primeira vez no mercado acionário. “Quando o mercado está em alta, tudo é motivo de festa e o investidor inexperiente acaba se precipitando na hora de compor a sua carteira. É essencial a definição dos objetivos de seus investimentos e de seu perfil de risco. Assim, em momentos de estresse, o investidor verá mais claramente o caminho que deverá seguir”, afirma.

O consultor também aconselha explorar novas ferramentas disponíveis no mercado para diluição de risco, como os mini contratos da BM&F e o recém-criado mecanismo de proteção de investimento com participação, popularmente conhecido como POP. “Esses mecanismos proporcionam ao pequeno investidor a oportunidade de minimizar quedas e em determinados casos, proteger parte do valor investido”, afirma.

Para ajudar o investidor nesse processo, a Cyrnel International disponibiliza até o dia 31 de março, gratuitamente, o acesso ao site www.riscoonline.com. Trata-se da primeira ferramenta de análise de risco desenvolvida especificamente para os investidores pessoas físicas. “As perdas geradas por uma crise podem ser estimadas usando analise de teste de estresse disponível no site”, orienta Werneck.

A ferramenta calcula o risco de qualquer carteira de ativos, o que pode incluir ações, derivativos BM&F, Títulos do Tesouro, Banco Central e ativos como dinheiro disponível, em dólar, real ou euro, e até mesmo imóveis.

A Cyrnel International - Presente no Brasil, México, Argentina e Costa Rica, a Cyrnel International oferece consultoria e soluções de software que apóiam o processo de gestão de investimentos. Atualmente, a empresa atende uma gama de instituições na América Latina, entre elas gestores de recursos de terceiros, fundos de pensão, alocadores de fundos, seguradoras, corretoras e mesas de tesouraria.

No Brasil, o principal foco de atuação são os gestores de recursos de terceiros e investidores individuais. A Cyrnel oferece soluções para análise de risco de fundos de investimentos de diversas categorias, tanto em renda variável (long only ativos e passivos, long-short e market neutral funds) como direcional/arbitragem, multi-estratégica e renda fixa (on-shore e off-shore).

Entre os clientes da empresa estão Bancomer, Cenário Investimentos, Foco Investimentos, GS-Allocation Asset Management, Rio Gestão, Profuturo e Prudential Financial e grupo Bimbo

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira