Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Sérgio Cabral firma convênio para modernizar gestão pública


O governador Sérgio Cabral assinou dia 27 de fevereiro, convênio com o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e com o Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) para a modernização da gestão pública do Estado do Rio de Janeiro. O projeto, totalmente financiado pela iniciativa privada, será aplicado inicialmente na racionalização da máquina pública e na melhoria dos recursos humanos, com vistas ao aumento da arrecadação e diminuição dos gastos.

- A população ganha com o dinheiro público sendo arrecadado com mais qualidade e gasto com mais qualidade - afirmou o governador.

Cabral adiantou que, depois de implantado no que ele chamou de coração do estado - planejamento, recursos humanos e arrecadação - em poucos meses o programa de modernização será estendido a outras áreas, como segurança pública, saúde, educação, obras e dívida ativa.

Segundo o consultor do INDG e responsável pela execução do projeto, professor Vicente Falconi, três fatores são essenciais para o sucesso do chamado choque de gestão: liderança, conhecimento técnico e método gerencial.

- Sem liderança, sem governança, nada acontece. É preciso, também, aproveitar o conhecimento dos processos gerenciais do estado, que existe, mas está adormecido em vários setores da máquina pública - afirmou o consultor, explicando, sobre os métodos gerenciais, que o papel da consultoria é apontar os caminhos e definir as metas a serem atingidas.

Para o presidente do Movimento Brasil Competitivo, Carlos Augusto Salles, o trabalho a ser desenvolvido será o de criar novos conceitos de gestão no estado.

- O sucesso do projeto está ligado às pessoas. Nosso maior desafio é a gestão de recursos humanos - destacou Carlos Augusto.

Segundo ele, o trabalho do Instituto de Desenvolvimento Gerencial consiste em diagnosticar as principais dificuldades, como gargalos e entraves burocráticos na execução das tarefas. A partir daí, é elaborado um plano de trabalho para implantar as mudanças necessárias. Outro objetivo importante do projeto é consolidar e perpetuar os resultados, transferindo para os gestores e servidores públicos do estado o modelo e as práticas gerenciais.

Em seu discurso, o governador reafirmou seu compromisso com a gestão pública, e frisou que não tem tempo a perder, lembrando a letra da música Go Back, de Sérgio Britto e Torquato Neto, cantada pela banda Titãs.

- Só quero saber do que pode dar certo. Quatro anos passam muito rápido. Nosso objetivo é melhorar o padrão de serviços públicos do estado. Em um primeiro momento, precisamos prestigiar o servidor público e racionalizar a máquina de arrecadação - disse.

Com isso, o governador acredita que a população vai sentir, indiretamente, os avanços, porque haverá mais recursos para investir em educação, saúde e segurança, por exemplo. Cabral explicou também as bases financeiras do convênio. Segundo ele, vários empresários, entre eles Jorge Gerdau Johannpeter, Armínio Fraga e Carlos Alberto Sicupira, estão financiando a consultoria - num valor que gira em torno de R$ 8 milhões - a exemplo do que foi feito no Estado de Minas Gerais.

- Em Minas, a arrecadação aumentou em mais de R$ 1 bilhão em quatro anos - disse Cabral, explicando ainda que o diagnóstico dos problemas já começou a ser feito e que os consultores já estão trabalhando desde a transição.

O presidente do Grupo Gerdau e fundador do Movimento Brasil Competitivo, Jorge Gerdau Johannpeter, disse que o convênio representa um importante passo do estado para alcançar a eficiência na gestão da máquina pública.

- O Rio de Janeiro está dando um exemplo para o restante do país - afirmou Gerdau, lembrando que 40% do Produto Interno Bruto do país estão nas mãos do setor público, mas que toda a poupança para investimentos é feita pelo setor privado.

A contratação da consultoria do Movimento Brasil Competitivo para melhorar a gestão da máquina pública faz parte do programa de governo e havia sido anunciada pelo governador no início do ano.

- Algumas soluções já começam a ser encontradas, embora o trabalho de diagnóstico ainda vá continuar por mais um período, alcançando outras áreas. Os consultores têm muita experiência e o resultado será com certeza, extraordinário para a gestão do Estado do Rio de Janeiro - destacou o governador.

Para o diretor-presidente do MBC, Fernando Mattos, “a assinatura do convênio mostra a disposição do governo do Rio de Janeiro em promover uma maior eficiência na gestão do estado e o compromisso do MBC de contribuir para a melhoria da qualidade e produtividade das organizações públicas”.

Outro objetivo do projeto que merece destaque é a intenção de perpetuar seus resultados, transferindo para a equipe de servidores públicos do estado os conhecimentos gerenciais aplicados.

Participaram também da solenidade de assinatura do convênio o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão; os secretários da Casa Civil, Régis Fichtner, de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, e de Fazenda, Joaquim Levy; a procuradora geral do Estado, Lúcia Léa Guimarães Tavares, e o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, entre outras autoridades e empresários. | Foto: Goverandor Sérgio Cabral assina convênio do Brasil Competitivo, entre Jorge Gerdau Johannpeter (Grupo Gerdau), e Vicente Falconi (Conselheiro do INDG). | Crédito: Ignácio Ferreira

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira