Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2008 - 11:52

Grupo Kallas faz balanço dos 29 anos de história e comemora crescimento e vitória sobre crises

A empresa de mídia exterior é dirigida por um núcleo familiar e mesmo assim busca cada vez mais a profissionalização e valorização dos profissionais agregados ao Grupo.

O Grupo Kallas, especializado em mídia exterior, surgiu em 1979 e é pioneiro em publicidade em aeroportos no Brasil. A iniciativa partiu do empresário Luiz Roberto Rached Esper e quase trinta anos depois são vinte empresas que realizam todo processo de montagem, instalação e iluminação de painéis, outdoors, mobiliário urbano, comunicação visual, mídia aeroportuária, publicidade em carrinhos de bagagens, academias, cinemas e projetos especiais como envelopamento de prédios, entre outros.

Empresa familiar - Luiz Roberto iniciou a empresa de mídia exterior sozinho, mas hoje conta com o auxilio do filho Rodrigo Moreira Kallas, Diretor de Planejamento do Grupo e da esposa Eny Sumie Tsutsumi Kallas, Diretora Executiva da N7 Comunicação Visual.

Rodrigo começou a trabalhar no Grupo Kallas quando tinha 18 anos. “Comecei como auxiliar de manutenção, subindo nos painéis, trocando lâmpadas, tomando chuva... Depois passei para coordenação de manutenção até que surgiu a oportunidade de revender produtos de pontos de vendas de uma empresa americana chamada Clearr Corporation. Mas, com o estouro do cambio do dólar o material ficou caro e preferimos adquirir uma concessão exclusiva. Procurei um sócio e criamos a Clearr do Brasil que fabrica e vende no mercado nacional. Fiquei cerca de 4 anos nesse mercado, comecei uma pequena empresa que se desenvolveu até atingir um faturamento de cerca de 2 milhões por ano. Apesar de fazer parte do Grupo a Clearr tinha fábrica e escritório próprio em espaço separado. Depois disso fui convidado pelo Diretor comercial da Codemp Rio para assumir a gerencia comercial no Rio de Janeiro, onde fiquei 3 anos”, recorda ele.

Profissionalização e crescimento - No final do ano de 2002, Rodrigo foi convidado pelo pai para retornar a São Paulo. “Fiquei dois meses fazendo um estudo gerencial do Grupo Kallas a fim de propor uma nova gestão e um novo formato de trabalho a partir de 2003.

Buscamos uma profissionalização da empresa, criamos um conselho administrativo de sócios e gerentes para tomadas de decisões, fizemos um plano de crescimento financeiro, reformulamos a estratégia comercial, e elaboramos um plano de metas por produtos com nova política de preços e descontos. Contratamos uma gerente de RH - para coordenar a implantação do plano de avaliação de desempenho de cada gerente com premiação e pagamento de variáveis - que fez um excelente trabalho de profissionalização e nos ajudou muito” conta ele.

“No mês de Janeiro de 2003 foi implantado o ‘Dia de Azul’, que acontece anualmente, onde apresentamos o resultado obtido no ano anterior, as estratégias, metas e objetivos para o novo ano e premiamos nossos colaboradores. No evento foi apresentado o resultado de 2002, cerca de 16 milhões, e toda uma reengenharia com objetivo de alcançar um resultado de 20 milhões. Fizemos desta forma nos anos seguintes e obtivemos um crescimento médio de 25% neste último ano. Em 2006 estabelecemos a meta de 32 milhões, a meta era dobrar em quatro anos o faturamento inicial e conseguimos. Hoje podemos dizer que saímos de 16 milhões para 40 milhões.”, explica Rodrigo Kallas.

Para alcançar o crescimento acima da média, o Grupo Kallas desenvolveu novos produtos, comprou e agregou novas marcas. Desde 2004 o Grupo vem adquirindo empresas parceiras do mesmo segmento. Nesse mesmo ano a empresa comprou todos os pontos da Atlanta que se fundiu com a AKA Painéis dando origem à Ponto KA. Em 2006 surgiram novos negócios como a sociedade com a Charme - do Grupo Ponto Chic de Belo Horizonte – com total exclusividade em todos os estados do Brasil, com exceção de Minas Gerais, na comercialização de painéis e empenas . Em Curitiba, se associou a Publix que operava há mais de 10 anos no segmento de promoção em Aeroporto. Em 2007 o Grupo comprou os painéis da empresa ‘Dito & Feito’, em Florianópolis, a Placa 4 Propaganda e Publicidade, no Rio de Janeiro, e 50% da empresa TG Publicidade, detentora da concessão para exploração de publicidade da Concessionária Nova Dutra através de Mega Painéis instalados no topo das praças de pedágio. A novidade para 2008 é a negociação de 50% da Alternativa de Manaus, maior empresa de Painéis Urbanos local, a representação da Belt Mídia para todo o Grupo Cinemark no Brasil e a comercialização exclusiva das placas dos postes de esquina com nome de rua, com um anuncio no topo, do Rio de Janeiro, cuja concessão de 20 anos pertence a Plamarc. A empresa instala e opera e o Grupo Kallas vende.

Além disso, o Grupo Kallas possui a concessão que permite a comercialização publicitária dos mobiliários urbanos dos 1.500 quilômetros do trajeto turístico ‘Estrada Real’ que passa por 177 municípios em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A empresa também possui concessões em Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, Angra dos Reis, Barretos, Lauro de Freitas e recentemente conquistou a licitação da cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Entre os produtos do grupo também estão a comercialização de espaços para propaganda em metrô, CPTM, marinas e termos de cooperação, que faz a manutenção de espaços verdes em troca de exploração publicitária. “Com a compra ou sociedade em negócios pequenos tornamos o Grupo Kallas cada vez mais completo em mídia exterior. Nosso objetivo e oferecer ao cliente um planejamento completo de mídia”, esclarece Rodrigo.

No processo de adequação houve uma mudança, a empresa tinha 3 escritórios em São Paulo, agora estão em um único espaço de 3.500 metros quadrados, em Barueri. “Era complicado administrar tudo separado. Por isso, com a profissionalização interna, achamos melhor juntar tudo num espaço maior que pudesse proporcionar maiores benefícios aos funcionários como centro de treinamento, refeitório, academia e outras facilidade. Apenas a N7 Comunicação não está neste local. Abrimos também frentes de vendas, em 2003 tínhamos apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, hoje temos 12 escritórios com gerencia e equipe trabalhando no Brasil inteiro.”, conta o empresário.

Superação em momentos de crise - Mas durante o processo de crescimento, o Grupo Kallas enfrentou e superou várias crises. “Com a proibição da publicidade de cigarros tivemos que buscar uma diversificação de clientes e novos produtos. De qualquer forma, esses anunciantes de tabaco foram substituídos por empresas ‘ponto com’, que exploravam a comercializaçao de serviços ou produtos na Internet. Mas, esse seguimento não durou muito e foram substituídas pelas empresas de telefonia. Com a crise do ‘apagão’ e a economia da energia os painéis ficaram apagados a noite e muitos clientes cancelaram contrato. Buscamos a alternativa de iluminação solar para painéis, o que é ecologicamente correto. Em 2007 houve a implantação da Lei Cidade Limpa e a solução encontrada foi a migração para outras cidades e novas aquisições. Mesmo com essa crise, onde perdemos todos os painéis urbanos da cidade, que representava 8 milhões por ano, conseguimos repor a perda e ainda crescer.”, detalha ele.

De pai para filho - Rodrigo Kallas se orgulha de trabalhar com o pai Luiz Roberto Rached Esper. “Com ele aprendi muito, principalmente sobre relacionamento humano e também que é melhor ganhar um pouco de muito do que tudo de pouco, ou seja, é preferível dividir a fatia de um grande pão do que ficar com um pequeno inteiro.

A base do nosso crescimento é a gestão participativa e isso é fundamental para alcançar metas. Se preciso de mais profissionalismo, dedicação e crescimento tenho que investir nisso. É fundamental somar para dividir. Trabalhar em uma empresa da minha família tem sido muito bom pois as cabeças que comandam pensam igual e buscam um crescimento continuo.”, finaliza ele.

O site do Grupo Kallas que é www.kallas.com.br/empresa.htm.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira