Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2008 - 12:31

Ceará recebe a VI Etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo

Competição acontece entre os dias 23 e 25 de outubro na Escola de Equitação Christus em Fortaleza.

O Ceará recebe entre os dias 23 e 25 de outubro a VI Etapa do Circuito Norte-Nordeste de Hipismo. O evento, que acontece na Escola de Equitação Christus (EEC), em Fortaleza, deverá receber cerca de 160 conjuntos (cavaleiro ou amazona + animal) de vários Estados nordestinos. O torneio conta com a supervisão da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) e da Federação Eqüestre do Ceará (FEC).

O presidente da FEC, Ivo Rosa, lembra a importância do evento para o esporte. “O circuito Norte-Nordeste veio para consolidar a boa atuação dos ginetes da região no cenário nacional”, define. O administrador da ECC (local onde as provas serão realizadas), Mário Zanotelli, destaca que esta é a segunda vez em 2008 que uma etapa do circuito acontece em Fortaleza. “Com a desistência do Maranhão em sediar a sexta etapa, a FEC solicitou ao circuito para que ela pudesse realizar mais esta etapa em Fortaleza. O pedido foi aceito pela qualidade dos eventos organizados aqui”, explica.

As provas da categoria Concurso de Saltos Nacional (CSN) estão divididas nas seguintes séries: Extra (Mini-Mirim, Jovem Cavaleiro B, Amador B), Preliminar (Pré-Mirim, Jovem Cavaleiro A, Amador A), Intermediária (Mirim, Jovem Cavaleiro, Amador), Especial (Pré-Júnior, Jovem Cavaleiro Top, Amador Top e Aberta) e Principal (Júnior, Young Rider e Sênior). Na categoria Norte-Nordeste as séries são: Escola (Preliminar, Intermediária e Principal), Intermediária (aberta), Extra (aberta) e Preliminar (aberta).

Para desenhar o percurso das pistas foi convidado o gaúcho Leandro Balen. O course designer é o responsável por definir quantos e quais serão os obstáculos, distribuindo-os pela pista. Serão distribuídos cerca de R$ 22 mil em prêmios no total. As competições iniciam sempre pela manhã, a partir das 8h. O torneio obedece às normas estabelecidas pela Federação Eqüestre internacional (FEI).

CBH - Órgão máximo do esporte nacional, a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) foi criada em 19 de dezembro de 1941 pela Federação Paulista de Hipismo (FPH), Hípica Metropolitana (Rio) e Hípica Fluminense (Niterói). Seu primeiro presidente foi o general Valentim Benício da Silva. Hoje, a CBH, de sua sede própria na Avenida das Américas, nº. 700 Bloco 08, Lojas 315 D/E Barra da Tijuca - Rio de Janeiro, sob a presidência do Sr. Mauricio Barthel Manfredi, dirige os destinos do hipismo nacional em toda sua extensa e profunda atividade esportiva e administrativa, buscando seu alinhamento com os modelos internacionais oficiais, reformando e atualizando seus regulamentos com os da FEI. Cabe-lhe também selecionar e preparar as equipes internacionais nas diferentes modalidades e orientar e congregar as federações filiadas.

Perfil do Hipismo – O Hipismo é um dos mais belos e tradicionais esportes eqüestres mundiais. A modalidade, que teve origem na Inglaterra, no início do século XVII, conta com praticantes em todas as partes do mundo. As competições hípicas fazem parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1912, tendo havido também provas hípicas na edição de 1900. Este é um dos poucos desportos em que homens e mulheres competem entre si em igualdade de condições. Como esporte, o hipismo realça a ligação entre o cavaleiro e a sua montada, em provas de perícia, velocidade e adestramento. O Brasil ocupa um lugar de destaque no cenário hípico mundial. Grandes nomes como César Almeida, Rodrigo Pessoa, Bernardo Alves, Doda Miranda, entre outros têm conquistado vários prêmios importantes para o País.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira