Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/10/2008 - 12:44

Use chuveiro elétrico e economize água no verão

Ggrande parte dos estados brasileiros adotará o horário de verão, no dia 19 de outubro (domingo). A principal razão é diminuir o consumo de energia, porém o que não podemos nos esquecer é que no verão que o consumo de água explode e como sabemos água tratada é o bem natural mais escasso do mundo atualmente. É por isso, que os fabricantes de chuveiros elétricos não se cansam de divulgar que o tempo ideal para um bom banho é de oito minutos.

“Em oito minutos a pessoa consegue fazer toda a higiene e ainda dar uma relaxada e o que é melhor fica ainda mais relaxado no final do mês quando recebe as contas de água e energia. Agora quem passa horas no banho, leva um susto, principalmente, com a conta de água”, afirma o diretor do GCA – Grupo de Chuveiros Elétricos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), Carlos Alexandre Cella.

Uma importante dica para quem está preocupado com o meio-ambiente e o consumo de água e energia é utilizar o chuveiro elétrico para aquecer a água do banho.

Afinal o chuveiro elétrico é o sistema de aquecimento de água que mais economiza o precioso líquido e no verão o consumo de energia cai mais de 30% quando se coloca a chave seletora de temperatura no verão ou mais frio.

Por exemplo, uma família de quatro pessoas que opta pelo chuveiro elétrico tem uma economia no consumo de água que varia de 3 mil a 5 mil litros de água tratada ao mês quando comprado aos sistemas de aquecimento a gás e solar. A principal razão desta economia é que o chuveiro elétrico tem uma baixa vazão (entre 3 e 3,5 litros por minuto) contra , no mínimo, 7 litros por minuto dos sistemas a gás e cerca de 15 litros por minuto do solar.

Além disso, a água do chuveiro elétrico já sai quente e nas outras formas de aquecimento demora-se mais de 1 minuto até a água esquentar.Site da Sabesp (www.sabesp.com.br/CalandraWeb/animacoes/index.htm).

Os critérios que usamos para a simulação são os seguintes - Chuveiro elétrico: meia volta no registro, tempo de banho de oito minutos, quatro banhos por dia (supõe-se uma família de quatro pessoas em que cada pessoa toma um banho por dia). O consumo diário de água é de 0.096m³ e o mensal é de 2.88 m³.

Ducha (sistema de aquecimento por acumulação ou passagem): meia volta no registro, tempo de banho dez minutos (dois minutos para ajustar a temperatura e oito de banho), quatro banhos por dia. O consumo diário é de 0.36 m³ e o mensal de 10.8 m³.

Se utilizarmos o mesmo tempo de banho para os dois sistemas, o chuveiro elétrico continua sendo muito mais econômico, já que a ducha com meio registro, oito minutos de banho e quatro banhos diários tem um consumo diário de água de 0.288 m³ e mensal de 8.64 m³,

Fora do Brasil, a conscientização da necessidade de um uso racional dos recursos naturais, em especial da água, é muito mais forte, tanto que o site da Comissão de Mudanças Climáticas da Comunidade Européia, por exemplo, defende o uso de aquecedores de água instantâneos, ou seja, chuveiros elétricos, como forma de aquecer água sem desperdício (http://ec.europa.eu/environment/climat/campaign/news/news04_pt.htm (português) e o parágrafo que cita é o seguinte: Durante os meses mais frios, o abastecimento de água quente pode facilmente ser aperfeiçoado através de um melhor isolamento dos canos. A instalação de aquecedores instantâneos de água nos sítios onde a água quente é mais necessária (como as bancas de cozinha e os chuveiros) reduz a quantidade de água desperdiçada enquanto se espera que ela aqueça.

Vale a pena repetir: a água é, ao mesmo tempo, o bem natural mais vital e escasso do planeta. Segundo dados da ONU revelados no ano passado na Conferência Mundial da Água, ocorrida em Estocolmo. Outro dado alarmante revelado neste encontro da ONU diz que 1,8 bilhão de pessoas enfrentarão níveis críticos de falta de água já em 2025 e 2/3 da população mundial seriam afetados. É para se pensar! Ainda mais quando sabemos que quando a água acabar, acabou, não tem com fabricar.

Na hora de instalar um chuveiro novo não se esqueça de seguir as instruções do manual ou contratar um eletricista de confiança. Afinal, instalações mal feitas, além de aumentar o consumo de energia, podem ser perigosas, como toda instalação elétrica mal feita.

Uma boa fonte para consulta de informações como essas é a cartilha lançada pelo Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial em parceria com o GCA. Ela traz dicas para a utilização correta do eletrodoméstico e ensina o consumidor a procurar o produto que melhor o atenda.

Sites: www.banhoeconomico.com.br. Além disso, o GCA disponibilizou o telefone (11) 5585-7760 e o email [email protected] para quem quiser receber a cartilha por correio.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira