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A Gemalto divulga seu faturamento do quarto trimestre e total do ano de 2006

O faturamento do ano foi de €1,698 milhão, valor comparável ao do ano anterior, o faturamento do quarto trimestre ficou em € 461 milhões, 2% abaixo do valor do mesmo período do ano anterior, já os resultados obtidos pela divisão de Mobile Communication (Comunicação Móvel) refletem um ambiente competitivo mais favorável bem como o conhecido padrão sazonal.Houve crescimento acentuado nas divisões ID & Security (Identidade e Segurança) e Secure Transactions (Transações Seguras), da ordem de 23% e 12%, respectivamente. Contratos relevantes fechados para fornecimento de software e gestão de serviços (managed services), é importante destacar que todos os valores acima consideram taxas de câmbio como sendo constantes.

Amsterdã – A Gemalto (Euronext NL0000400653 - GTO), empresa líder em segurança digital, anunciou dia 27 de fevereiro, o faturamento para o trimestre e ano encerrados em 31 de dezembro de 2006.

Segundo o CEO Olivier Piou: “Os resultados da Gemalto no quarto trimestre foram encorajadores, e se inserem num quadro de mercado que vem se mostrando cada vez mais favorável.

Conseguimos criar a Gemalto, empresa global líder em Segurança Digital, no curto período de um ano. As pesquisas abrangentes de satisfação de clientes e colaboradores que realizamos recentemente, os novos contratos que conseguimos e nossas inovações são diferentes fatores que se somam e reforçam nossa confiança. São fatores positivos como esses que nos fazem acreditar que a Gemalto vai conseguir atingir seus objetivos de médio prazo.

Vemos a cada dia como a revolução digital está transformando a vida das pessoas e os negócios de nossos clientes. Ajudamos pessoas e empresas, tornando as interações digitais mais convenientes, seguras e agradáveis. Os smart cards representam hoje apenas uma parte do que a Gemalto faz. Nosso conhecimento especializado é bem mais amplo, abrangendo o desenvolvimento de dispositivos pessoais, software e serviços voltados à segurança digital, e tudo isso faz com que nossa empresa esteja muito bem posicionada para o futuro.

Em resumo, reconhecemos a interessante oportunidade que já vemos hoje diante de nossos olhos e estamos decididos a liderar e prosperar neste mercado.”

Faturamento do quarto trimestre e faturamento total pro forma para o ano de 2006, senod que todas as variações de faturamento e preço médio de venda abaixo consideram taxas de câmbio constantes salvo declaração explícita em contrário.

As entregas de dispositivos pessoais de segurança digital mostraram um crescimento de 24% em unidades no quarto trimestre de 2006, crescimento este sustentado por uma demanda robusta em todos os principais segmentos de negócios.

O faturamento do quarto trimestre recuou 2%, refletindo um desempenho desigual entre diferentes segmentos de negócios. Houve um forte crescimento em Identidade e Segurança (Identity & Security) bem como em Transações Seguras (Secure Transactions), no entanto este crescimento não conseguiu compensar a queda de faturamento em Comunicação Móvel (Mobile Communication) pela redução marcante no preço médio de venda observada no início do ano.

Coerentemente com relatórios anteriores, o faturamento do segundo semestre foi comparável ao do primeiro semestre, observando-se um efeito sazonal favorável durante o quarto trimestre na Europa e nas Américas.

Durante o ano de 2006, houve um crescimento de 31% nas entregas de dispositivos pessoais de segurança digital. O faturamento se manteve praticamente estável. Após ajustar o efeito da aquisição da Setec no primeiro semestre de 2005, o faturamento total do ano caiu 3%.

Análise por segmento dos valores do quarto trimestre e pro forma para o ano de 2006

Mobile Communication (Comunicação Móvel): • A evolução de preços reflete um ambiente competitivo mais favorável e o conhecido padrão sazonal | • Conquista de contratos relevantes em software e gestão de serviços (managed services) | • Eleito protocolo de alta velocidade como especificação para comunicação entre o telefone e o cartão SIM: importante marco em inovação.

O preço médio de venda no quarto trimestre 2006 ficou 1% acima do valor do terceiro trimestre. Isso foi conseqüência de um ambiente competitivo mais favorável, um mix geográfico melhor, e também do padrão sazonal esperado.

Em comparação com o quarto trimestre de 2005, o preço médio de venda caiu 25%, o que significa que houve um avanço relevante em relação aos períodos anteriores.

As entregas cresceram 23% durante o quarto trimestre de 2006, puxadas principalmente pela demanda da Ásia, que mantém sua vitalidade.

Análise regional do quarto trimestre: • Na região EMEA (Europa, Oriente Médio, África), o preço médio de venda aumentou em relação ao trimestre anterior, principalmente pela melhor distribuição geográfica dentro da região. | • Na região Américas, a conquista de novos assinantes e um melhor mix de produtos dentro da América Latina levaram a um aumento de faturamento sobre o trimestre anterior, compensando a redução de preços observada nos EUA. | • Na Ásia, o crescimento em volume se manteve, embora o ritmo tenha se desacelerado em relação aos trimestres anteriores.

Considerando-se todo o ano de 2006, as entregas de cartões SIM aumentaram 33%. O preço médio de venda caiu 31% em termos pro forma, principalmente por uma pressão de preços da concorrência durante o primeiro semestre do ano, e por uma mudança importante no mix geográfico. A forte demanda dos países emergentes foi o principal fator para a expansão do volume de entregas; sua participação no total subiu 8 pontos percentuais em 2006 em comparação com o ano anterior.

Destaques de Negócios: Durante o trimestre, a Gemalto conquistou contratos das maiores operadoras para a prestação de serviços digitais sem fio tais como a gestão pelo ar de dispositivos (over-the-air device management) e o back up de agendas telefônicas 3G. Tais contratos multianuais frequentemente envolvem software, plataforma de hardware, integração, manutenção e gestão de serviços, e são bons exemplos do valor agregado por cartões SIM.

Recentemente, o ETSI escolheu uma exclusiva especificação de alta velocidade baseada em USB que visa facilitar a introdução de aplicativos multimídia avançados para comunicação móvel. Por permitir a transferência de dados em alta velocidade entre o telefone celular e o cartão SIM, esta tecnologia revolucionária vem reforçar a escolha do cartão SIM como dispositivo preferido para gerenciar os serviços a assinantes. Até meados de 2007 espera-se o lançamento piloto de telefones USB compatíveis com esta inovação. A Gemalto acredita que esta decisão permitirá a migração a uma nova geração de cartões mais poderosos, para os quais a empresa tem uma clara vantagem competitiva em Pesquisa e Desenvolvimento.

Secure Transactions (Transações Seguras) - • Uso de EMV na América Latina e Ásia. EMV é um conjunto de especificações visando a melhoria da segurança de pagamentos. As especificações são definidas e adotadas conjuntamente pelas organizações Europay, MasterCard e Visa visando a migração de cartões bancários à tecnologia de cartões inteligentes, com microprocessadores. | • Lançamento de Contactless: rollout tem início nos EUA e na Ásia | • Novos produtos lançados com sucesso.

O maior faturamento se deve principalmente ao atual uso de EMV e ganhos em TV paga. As vendas de cartões inteligentes EMV se beneficiaram do forte crescimento na América Latina e na Ásia, bem como da continuada solidez dos negócios em mercados europeus mais maduros.

A robustez das vendas na tecnologia contactless (sem contato) se baseia no fato desta ter sido adotada por grandes bancos nos EUA e pelo desempenho dos chamados combicards no Norte da Ásia. A tecnologia contactless continua ganhando aceitação de mercado em vários testes piloto que vêm acontecendo em todo o mundo, especialmente na Europa. Como destaque, a Gemalto foi escolhida pelo Garanti Bank, um dos principais emissores de cartões na Turquia, para prover soluções neste primeiro momento de adoção em larga escala de cartões bancários do tipo contactless dentro do mercado europeu.

O crescimento de faturamento observado durante o ano também reflete os ganhos em TV paga, e uma maior oferta de serviços personalizados através do uso de EMV.

Destaques de Negócios - Durante o trimestre, a Gemalto apresentou seu CardLikeMe™, uma solução inovadora ponta-a-ponta para o desenho de cartões personalizados de pagamento seguro pela internet, que permitem aos emissores adquirir e manter novos usuários de cartão. Como parte da oferta, a Gemalto fornece aos bancos a solução de software necessária para o processamento da arte digital pessoal do usuário do cartão (foto digital, imagem digital, etc.) no site do próprio banco, assegurando que os cartões contenham a informação completa e personalizada. Até o final do trimestre, a Gemalto já havia fechado contratos de fornecimento desta solução com 14 clientes.

A Gemalto também lançou uma solução de senha única que consiste em uma família de dispositivos de autenticação segura de usuário, um plug-in para navegador, um servidor de autenticação e um portal de atendimento a usuários. Um grande banco do Reino Unido fechou um contrato de longo prazo com a Gemalto para o fornecimento desta solução que permite prestar serviços bancários online com segurança diretamente aos clientes de seus clientes.

ID & Security (Identidade e Segurança) - • Forte crescimento no rollout de passaportes eletrônicos (e-passports) | • Foram fechados diversos contratos turnkey para o fornecimento de soluções.

O crescimento do faturamento no quarto trimestre foi puxado pela implementação em larga escala de passaportes eletrônicos na Europa. Até o final de 2006, a Gemalto já fornecia soluções de passaportes a 14 países no mundo inteiro.

O faturamento anual também reflete o desempenho das soluções para passaportes eletrônicos, bem como receitas robustas de licenças de patentes durante o primeiro semestre de 2006.

Destaques de Negócios -Durante o trimestre, a Gemalto fechou vários contratos para o fornecimento de soluções turnkey: • A agência mais importante dentro do Poder Executivo dos EUA: este contrato cobre serviços de gerenciamento de cartões, incluindo tecnologia de autenticação de cartões de dois fatores. | • Serviço de Licenças de Habilitação de Motoristas da Noruega: este contrato turnkey com duração de quatro anos que pode ser prolongado por um período adicional de dois anos prevê o fornecimento e personalização de carteiras de habilitação através do envio direto aos motoristas, podendo atingir até um milhão e meio de cidadãos noruegueses nos próximos seis anos. | • Programa de passaporte eletrônico da Estônia: esta solução turnkey mostra a capacidade da empresa para lidar com toda a cadeia de valor no processo de gerenciamento de passaportes eletrônicos. Este contrato abrange desde o fornecimento do software para a requisição de passaporte bem como para sua posterior entrega aos cidadãos e ainda a implementação do sistema necessário para gerenciar todo o processo. O período de seis anos pode ser prolongado por mais três anos, e o número total de passaportes eletrônicos pode chegar a um milhão. | • Programa Alemão de Saúde: a Gemalto se qualifica para atuar dentro da maior iniciativa de saúde baseada em cartões inteligentes com microprocessadores do mundo inteiro, visando a renovação de 80 milhões de cartões de pacientes durante os próximos cinco anos. Isto vem confirmar a liderança da Gemalto na área da saúde, na esteira de contratos semelhantes já anunciados com a França e Algéria.

Perspectivas - A margem operacional esperada para o ano de 2006 deve ficar próxima da apurada para o primeiro semestre.

Para 2007, a Gemalto estima que a demanda se mantenha nos níveis atuais em seus principais mercados, e que seja mantido ainda o efeito sazonal que leva a um nível maior de atividade no segundo semestre que no primeiro.

As sinergias da combinação das empresas vêm se concretizando como esperado e de acordo com as projeções para o período. Além disso, a empresa continua agindo de maneira proativa para adaptar sua base de custos à evolução do mercado de forma a garantir que a Gemalto atinja seu objetivo declarado anteriormente de atingir uma margem operacional acima de 10% em 2009.

Perfil da Gemalto - A Gemalto (Euronext NL 0000400653 GTO) é líder em segurança digital com as receitas anuais proforma 2005 de €1,7 bilhão, operações em cerca de 100 países e 11.000 funcionários, dos quais 1.500 engenheiros de P&D.

Em um mundo onde a revolução digital está transformando cada vez mais a nossa vida, as soluções da Gemalto foram criadas para tornar as interações digitais pessoais mais convenientes, seguras e agradáveis.

A Gemalto fornece soluções completas de segurança digital, desde o desenvolvimento de aplicativos de software, até a criação e fabricação de dispositivos seguros e pessoais, como cartões inteligentes, SIMs, e-passports, tokens ou ainda a gestão e implementação de serviços para seus clientes.

Mais de um bilhão de pessoas no mundo utilizam os produtos e serviços da empresa para telecomunicações, serviços financeiros, e-government (administração pública eletrônica), gestão de identidades, conteúdo multimídia, gestão de direitos digitais, segurança de TI, transporte público e muitos outros aplicativos.

Como o uso de produtos e software da Gemalto aumenta à medida que o número de pessoas que interagem no mundo digital e sem fio, também aumenta, a companhia está bem posicionada para prosperar nos próximos anos.

A Gemalto foi constituída em junho de 2006 pela combinação da Axalto e Gemplus. | www.gemalto.com.

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