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Marcopolo atinge produção mundial de 15.670 ônibus em 2006

Presença no mercado brasileiro cresceu 22,6% e garantiu liderança com 39,2% de participação.

A Marcopolo fechou o ano de 2006 com a produção de 15.670 ônibus em todas as suas unidades no mundo (África do Sul, Brasil, Colômbia, México e Portugal). Este desempenho representa queda de 4,7% em relação ao obtido em 2005, quando foram fabricadas 16.456 unidades.

O principal destaque foi o crescimento de 22,6% no mercado brasileiro, o que garantiu à Marcopolo a posição de maior fabricante nacional de ônibus com 39,2% de participação. A empresa aumentou sua produção em todos os segmentos (Urbanos, Rodoviários, Intermunicipais e Micros/Minis) e totalizou 5.980 unidades contra 4.876 em 2005.

Segundo Carlos Casiraghi, diretor da unidade de negócio Ônibus, o crescimento da produção destinada ao consumo no Brasil, em 2006, foi possível devido " à flexibilidade de produção de nossas fábricas de Caxias do Sul (RS) e Xerém (RJ) permitindo que conseguíssemos responder rapidamente ao aquecimento do mercado", comenta o executivo.

Outro ponto favorável para o bom desempenho da Marcopolo está na sua estratégia que, desde 2003, investe na "vocação" de suas fábricas, concentrando a produção de urbanos em Xerém (na Ciferal) e de rodoviários e micros nas plantas de Caxias do Sul. "Essa decisão e os contínuos investimentos que fazemos para modernização dos nossos processos de produção possibilitaram que projetássemos as linhas para cada tipo de produto, com ganhos de tempo e de custo", explica o diretor-geral José Rubens de la Rosa.

"Com isso, podemos atender melhor os nossos clientes em todo o País com rapidez e com produtos sob medida para as suas necessidades. Um bom exemplo disso é o novo ônibus Torino, apresentado ao mercado em dezembro e que já está sendo fabricado na unidade da Ciferal dentro dos padrões Marcopolo de produção".

Do total de ônibus produzidos pela Marcopolo no Brasil em 2006, os modelos urbanos representaram a maior parcela, com 3.690 unidades contra 2.809 em 2005 (crescimento de 31,4%). Os rodoviários atingiram 1.615 unidades, com destaque para os intermunicipais e para fretamento lançados no início do ano passado e que totalizaram 468 (aumento de 3,6%). Já os micros/minis atingiram 675 unidades, com crescimento de 32,9% (508 ônibus em 2005).

Menos exportações - Apesar do crescimento no mercado interno, as exportações não acompanharam o desempenho e caíram 25,3%, de 6.669 unidades, em 2005, para 4.984 no ano passado. Segundo José Rubens de la Rosa, a valorização do real foi um componente relevante para a queda nas exportações da Marcopolo.

"Com a perda de competitividade dos ônibus produzidos em nossas unidades brasileiras fomos obrigados a mudar a estratégia e passamos a atender muitos de nossos clientes estrangeiros pelas outras fábricas localizadas no México, Colômbia, Portugal e África do Sul. Isso fez com que caísse o volume de ônibus exportados do Brasil. É importante lembrar que no ano passado não tivemos um contrato tão excepcional e fora do comum como o do Transantiago, que representou a exportação de mais de mil unidades em 2005", explica De la Rosa.

A Marcopolo conta hoje com 10.541 colaboradores em todo o mundo. Possui oito unidades fabris, sendo três no Brasil (duas em Caxias do Sul - RS, e outra em Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro) e cinco no exterior: México, Colômbia, Portugal, África do Sul e Argentina (atualmente desativada). Possui em São José dos Pinhais, no Paraná, a controlada MVC - Componentes Plásticos Ltda., produtora de componentes plásticos de alta tecnologia, com duas unidades fabris no Brasil e uma no México. As exportações da Marcopolo foram iniciadas em 1961 e, atualmente, os produtos da marca estão presentes em 103 países.

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