Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

POLI/USP abre inscrições para o mestrado profissional em engenharia automotiva

Até 31 de janeiro, os interessados podem se inscrever para o processo seletivo dos engenheiros que formarão as turmas de 2007. Novidade: o curso será oferecido também na Escola de Engenharia de São Carlos, atingindo a região central do Estado.

A Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP) abriu inscrições para o seu Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva. Os interessados irão participar do processo seletivo dos profissionais que formarão as novas turmas de 2007. Esse tipo de pós-graduação stricto sensu é tradicional nos Estados Unidos e na Europa, mas o da POLI é o único do Brasil em Engenharia Automotiva, recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação e Cultura (MEC). "O objetivo é formar profissionais que vão atuar na empresa, mas com foco em trazer desenvolvimento, inovação, melhoria dos produtos e avanço nos processos, na gestão organizacional. Ele reúne todas as vantagens do curso stricto sensu, como amplitude e aprofundamento, mas com um diferencial significativo, que é o desafio do aluno identificar um problema real da empresa em que trabalha e encontrar a solução", esclarece o prof. Dr. Ronaldo Salvagni, coordenador do Centro de Engenharia Automotiva da POLI/USP.

"O curso de Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da Poli/USP é definitivamente um curso diferenciado. Os recursos oferecidos criam subsídios para que o profissional possa equacionar casos reais de problemas em suas respectivas empresas. Obtive um grande sucesso no estudo desenvolvido, o que culminou com um convite para trabalhar como Chefe de Desenvolvimento de Motores no centro de pesquisas da Scania CV AB, na Suécia. Hoje tenho a possibilidade de empregar os conhecimentos adquiridos no curso ao liderar engenheiros que desenvolvem motores de alta qualidade tecnológica para mais de 100 países", comenta Jairo de Lima Souza, atualmente na Scania CV AB, Suécia, aluno da turma de 2004.

Novidade para 2007 é o oferecimento do Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI na Escola de Engenharia de São Carlos, também da USP, uma parceria pioneira no setor automotivo entre as duas Escolas. "A região central do Estado abriga uma série de importantes empresas do segmento da mobilidade. Agora, Araraquara, Campinas, Sumaré, Limeira, Mogi Mirim e São Carlos terão condições de incrementar o desenvolvimento de seus profissionais", complementa o prof. Álvaro Costa Neto, responsável pelo curso em São Carlos.

Inteiração Universidade e Empresa - Criado em 2000 para ser uma integração concreta entre a Universidade e a Empresa (montadoras, sistemistas, empresas de autopeças e de suporte ), o curso disponibiliza um amplo rol de disciplinas e o aluno tem a possibilidade de optar por assuntos de seu interesse e da empresa em que trabalha. "Ao completar o curso, o aluno recebe o título de Mestre e está capacitado a liderar processos de evolução e transformação tecnológica em organizações do setor automobilístico", confere prof. Ronaldo Salvagni. "Ao me decidir cursar o Mestrado Profissional da POLI/USP, buscava uma visão mais abrangente dos tópicos que envolvem a Engenharia Automotiva. As disciplinas e trabalhos realizados durante o curso permitiram isso. Em 2006 fui convidado a atuar em uma nova área global da General Motors, responsável pela validação de veículos produzidos na LAAM, região que envolve os países da América Latina, África e Oriente Médio", relata Roberto Eiji Hirayama, engenheiro de Manufatura da General Motors do Brasil.

A Escola Politécnica - Criada há 113 anos, a Poli é reconhecida como um dos centros mais importantes de engenharia e tecnologia da América Latina. Em 2004, a Poli foi a primeira instituição estrangeira a participar da associação Top Industrial Managers Europe (Time), que congrega as melhores escolas de engenharia européias. Também é a única escola da América do Sul a integrar o programa Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education (PACE), mantido pela GM, entre outras empresas, cujo objetivo é aprimorar o ensino de CAD, CAM e CAE, sistemas digitais para conceber, projetar e manufaturar novos veículos. Atualmente a Escola possui quatro laboratórios PACE/POLI.

Mestrado Profissional em Engenharia Automotiva da POLI/USP, com inscrições até 31 de janeiro de 2007 | Tel/Fax: (11) 3817-5488 | E-mail: [email protected] |site: www.poli.usp.br/automotiva

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira