Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/10/2008 - 06:08

Aluno de Cambuci preside primeira etapa regional do parlamento juvenil

Estudantes da rede estadual de ensino das regiões Norte e Noroeste fluminense deram início, no dia 21 de outubro (terça-feira), à quarta edição regional do Parlamento Juvenil da Assembléia Legislativa do Rio. O grupo de 23 jovens permanecerá reunido até o dia 23 de outubro (quinta-feira) ,na Câmara Municipal de Macaé, para discutir questões relacionadas ao meio ambiente e à cidadania. Nesta primeira etapa da edição regional, o estudante Carlos Muryllo, de 16 anos, natural de Cambuci, foi eleito presidente da Mesa Diretora. "Foi difícil ser o escolhido para coordenar os trabalhos, pois éramos oito candidatos. Muitas articulações foram feitas e quatro parlamentares juvenis renunciaram para apoiar a minha adversária de Casimiro de Abreu. Tenho certeza que conseguirei mostrar que valeu a pena a confiança que depositaram em mim", disse Muryllo.

Criado pelo presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), o Parlamento Juvenil objetiva preparar jovens lideres políticos e estudantes participativos e despertar neles o interesse pela cidadania. O projeto visa a eleger alunos dos 92 municípios do estado e transformá-los em deputados por uma semana, como explica o coordenador-geral do projeto, Arlindenor Pedro de Souza. "Em dezembro um grupo de 45 parlamentares juvenis ocupará o plenário da Alerj, defendendo seus projetos de lei. Este ano o tema é aquecimento global e esperamos que as propostas ajudem na superação das dificuldades que o homem atravessa. Cada região apresenta características e problemas distintos, o que proporcionará a troca de experiências e novos ensinamentos para a vida de cada um deles", registrou Arlindenor.

O presidente da Câmara Municipal de Macaé, vereador Eduardo Cardoso Gonçalves da Silva (PPS), elogiou a iniciativa da Alerj."Num momento de tanta alienação de alguns jovens, retomo minha fé na Política ao presenciar o trabalho realizado pelo Parlamento Juvenil da Assembléia. Quando vejo um projeto tão bem conduzido, resta-me o orgulho de legislar de forma séria. Precisamos que nossos jovens discutam os problemas nacionais e até mesmo internacionais e saibam o que está acontecendo em sua rua e no mundo. Vimos aqui um grupo envolvido com valores éticos e cidadãos. Isso me orgulha", ressaltou Cardoso.

Os 23 jovens que se encontram em Macaé receberão treinamento específico sobre as atribuições e competências dos deputados estaduais. Eles terão que participar de audiências públicas, apresentando, debatendo e votando os projetos de lei. Para a coordenadora-geral de Operações do Parlamento, Cléa Martins, esse processo exige total dedicação dos participantes. "A vontade de representar seu município no Parlamento Juvenil propriamente dito e a dedicação são notórias. A cada ano temos emoções diferentes, pois acreditamos nas mudanças que só serão possíveis com jovens que aprendam a fazer escolhas para a sua comunidade", ressaltou Cléa.

Apenas 11 projetos serão aprovados nesta primeira etapa da edição regional que acontece em Macaé. Os parlamentares juvenis da região terão dez minutos para apresentar suas propostas no plenário da câmara municipal. Os documentos aprovados passarão por mais duas etapas de eleição até a votação final no Plenário Barbosa Lima Sobrinho da Alerj, quando, a partir de então, as propostas aprovadas serão encaminhadas para apreciação do governador Sérgio Cabral. Os outros municípios que também realizarão etapas regionais são Araruama, na região das Baixadas Litorâneas, de 3 a 6 de novembro; Niterói, na região Metropolitana, de 17 a 19 de novembro, e Resende, na região do Médio Paraíba do estado, de 24 a 27 de novembro. | Site: www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira