Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2008 - 06:13

Sérgio Cabral participa de feira do turismo no Riocentro


O governador Sérgio Cabral participou da abertura da Feira das Américas – 36º Congresso Brasileiro de Agências de Viagem 2008, no dia 22 de outubro (quarta-feira), no Riocentro, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, organizado anualmente pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav). Cabral enalteceu o fato de a Abav realizar a feira permanentemente no Rio de Janeiro e destacou que o evento cresce a cada ano, com a edição atual ocupando praticamente todos os pavilhões do Riocentro.

O governador deu as boas-vindas aos operadores turísticos e agentes de viagem que lotaram o Auditório Principal do Riocentro, no Pavilhão 1, e que vão participar da feira nos próximos três dias.

– Sejam bem-vindos, bom trabalho, bons negócios e curtam o Rio de Janeiro que é a cidade mais bonita do Brasil e do mundo – completou, antes de seguir para Madureira, na Zona Norte do Rio, para inaugurar mais um restaurante popular.

Mais de 25 mil profissionais de turismo do país e do exterior, representando os principais agentes econômicos que compõem a cadeia produtiva do turismo, participam da Feira das Américas. Além de Cabral, participaram da mesa de abertura o ministro do Turismo, Luiz Barretto, e os governadores de Santa Catarina, Luiz Henriques, patrono da atual feira, de Minas Gerais, Aécio Neves, patrono do evento do próximo ano, e do Ceará, Cid Gomes, além do vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, entre outros.

A crise internacional e a alta do dólar estão motivando campanhas de fortalecimento do mercado turístico interno, uma promovida pelo empresariado do setor e outras duas pelo governo federal. Durante a abertura da Feira das Américas, o presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem (Abav), Carlos Alberto Amorim Ferreira, lançou o programa Brasil Vendo Melhor, de incentivo ao turismo doméstico, com a instituição de premiação para operadores e agentes de viagem em todos os destinos.

Depois de lembrar que a alta do dólar está mudando do exterior para o mercado interno o destino dos brasileiros que estão pensando em viajar a passeio, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, informou que o governo federal também lançará em novembro, em todo o país, uma campanha publicitária de promoção do turismo interno. Ele disse que a economia do país dos últimos anos fortaleceu o consumo nacional com a entrada no mercado de mais 20 milhões de pessoas.

– Nosso desafio é fazer com que esses brsileiros possam consumir mais produtos e, entre eles, incluam as viagens pelo Brasil. Prevejo um grande verão este ano para o turismo nacional – apostou.

Por outro lado, igualmente em face da alta do dólar, o ministério pretende realizar eventos e divulgar atrações turísticas nacionais no exterior para atrair mais turistas no próximo verão.

– Significa transformar o Brasil em um destino mais barato para o turista internacional. No próximo verão, teremos, com certeza, bem mais turistas estrangeiros – previu Barretto.

A respeito desta linha de ação, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, advogou uma maior interligação dos pacotes turísticos nacionais entre litoral, tradicionalmente o destino de mais de 80% dos turistas internacionais, e o interior do país, onde, segundo ele, se pode praticar os turismos ecológico, histórico-cultural, religioso e gastronômico.

– Falta uma certa articulação para que possamos vender pacotes maiores e mais completos, de forma que o turista estrangeiro venha ao Rio e a outros pontos do litoral do Sul e do Nordeste, mas também vá conhecer o Pantanal e as cidades históricas de Minas Gerais, por exemplo – destacou Aécio.

Este ano, participam 37 expositores do exterior com muitas novidades para a próxima temporada, entre elas os preparativos para a Olimpíada de 2012, em Londres. No total, serão mais de 700 expositores do país, incluindo órgãos oficiais de turismo, e do exterior.

O Pavilhão 3 será ocupado pelos destinos nacionais, com 46 expositores no total, em sua maioria de órgãos oficiais de turismo. O Estado do Rio comparece à Feira com um estande de 210 metros quadrados, no qual estão representadas as principais regiões turísticas. | Foto: (esq./dir.) Carlos Alberto Amorim Ferreira, presidente da ABAV Nacional; Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro e Luiz Barreto, Ministro do Turismo | Por: Guedes de Freitas/Secom.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira