Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/10/2008 - 06:22

TÜV Rheinland avalia trabalhos do Inova Senai

Certificadora se tornou parceira no programa Inova Senai por ter amplo conhecimento do mercado industrial brasileiro, das normas vigentes e equipe técnica qualificada para avaliação de produtos, serviços e sistemas.

A TÜV Rheinland do Brasil, subsidiária do grupo alemão TÜV Rheinland, participa do programa Inova Senai como avaliadora dos projetos de produtos e sistemas desenvolvidos por estudantes e docentes para atender necessidades detectadas no mercado. A certificadora entra na fase final de avaliação dos trabalhos que mais se destacaram no Estado de São Paulo.

“Fomos convidados a contribuir com o programa há quatro anos por conhecermos as normas técnicas e estarmos sempre atualizados com relação às demandas do mercado industrial. Além disso, contarmos com uma equipe profissional altamente qualificada e experiente em avaliar produtos, serviços e sistemas para certificação”, informa Marcos Zevzikovas, superintendente de Produtos da TÜV do Rheinland do Brasil.

Nos últimos três anos, o profissional da certificadora responsável por conhecer e avaliar os trabalhos finalistas do Inova Senai foi Edson Domingues, coordenador de Certificação de Equipamentos da TÜV Rheinland, graduado em Engenharia Elétrica. “Como engenheiro eletricista analiso os trabalhos relacionados a minha formação, como equipamentos, manutenção, informática e responsabilidade social na área de eletroeletrônica”, explica Domingues.

Os critérios avaliados são criatividade, originalidade e inovação, método científico, desenvolvimento prático, demonstração, montagem final e resultados. Segundo Domingues, é uma experiência muito rica, pois tem oportunidade de contribuir para a formação de futuros profissionais e aperfeiçoamento dos docentes, que se baseiam em problemas reais para desenvolver seus projetos.

Celso Scaranello, coordenador do Inova Senai, reforça que o programa permite a ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades, como pesquisa em bases de patentes, metodologia, inovação e tecnologia industrial básica - envolvendo metrologia, normalização, avaliação de conformidade, propriedade industrial, etc. “O programa exige dedicação e os projetos sempre nos surpreendem, sendo que a seriedade e utilidade de produtos e sistemas, que por vezes despertam o efetivo interesse das indústrias”, conta Scaranello.

Projetos avaliados - Em quatro anos de participação, os profissionais da TÜV Rheinland tiveram oportunidade de avaliar projetos interessantes como: lixeira didática e ecológica, controle inteligente de iluminação e ambiente, resfriador/aquecedor de líquidos portáteis, óculos detector de obstáculos para deficientes visuais e capacete sensorial.

Este ano, Edson Domingues avaliou oito projetos, entre eles: um método de substituição de lâmpada fluorescente por lâmpada de led, um sistema de controle de iluminação via InfraRed e uma faixa sinalizadora para deficientes visuais. Mas o dispositivo acoplado em celular para uso de deficientes auditivos foi o que mais chamou atenção. “Apesar de termos hoje o recurso de envio de mensagens escritas por celular, a idéia apresentada traz recursos adicionais – converte a freqüência de voz em caractere e vice-versa, sem qualquer ligação com operadoras de telefonia fixa ou móvel, possibilitando maior independência a este público”, destaca o avaliador.

“Nos anos anteriores, outros projetos se destacaram em função da utilidade, praticidade e criatividade”, afirma Domingues, coordenador de Certificação de Equipamentos da TÜV Rheinland. Um deles foi o Nova Visão – equipamento para detecção de obstáculos para deficientes visuais -, com um sensor de ultrasom acoplado a óculos, alertando com sinal sonoro ou auditivo o deficiente visual sobre a existência de obstáculos não identificados pela bengala, que geralmente estão na altura da cabeça ou do peito.

O outro o capacete sensorial destacado pelo profissional da TÜV Rheinland. Trata-se de um dispositivo para amenizar danos causados em acidentes com motocicletas e ao mesmo tempo coibir furtos. O sistema impede o acionamento da motocicleta quando o motociclista está sem capacete e simultaneamente desliga a moto após 100 m percorridos, pois o ladrão dificilmente preocupa-se em pegar o capacete do proprietário.

Perfil do Grupo TÜV Rheinland - O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há mais de 130 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 30 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer.

Este ano, o Grupo TÜV Rheinland iniciou sua fusão com a TÜV Sud, cujo processo deverá estar concluído até o final do ano, resultando em faturamento aproximado de 2,2 bilhões de euros em 2008 e um quadro de 25 mil colaboradores em todo o mundo. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores. No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira