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23/10/2008 - 06:24

Varejo brasileiro já sente impacto da crise mundial

Varejistas que investirem em eficiência operacional e prevenção de perdas poderão minimizar impactos do momento desfavorável.

Outubro de 2008: Ao contrário das opiniões recentes de muitos economistas, a crise financeira mundial já afeta o varejo brasileiro e fatalmente comprometerá os resultados no Natal. Embora o mercado permaneça aquecido e o índice de confiança do consumidor não tenha sofrido abalos, a falta de crédito e as deficiências na gestão devem reduzir os lucros das empresas neste que é o principal período de vendas Do setor.

“O impacto imediato da crise no varejo não se dará pela queda nas vendas, mas pelo aumento das perdas”, afirma o gerente de projetos da RGIS, André Lucena. “O consumo de bens não-duráveis, principalmente alimentos, deverá permanecer aquecido até o final do ano, garantindo o faturamento das lojas e compensando em parte a queda de vendas dos bens duráveis (eletrodomésticos e eletrônicos) provocada pela redução do crédito. Porém, são justamente estes produtos os que mais apresentam as maiores perdas (por furtos, danos, prazo de validade vencidos) e este índice deve aumentar na mesma proporção que as vendas.”

Neste panorama, torna-se fundamental que as empresas invistam em eficiência, controle e, principalmente, em formas mais eficientes de prevenção e gestão de perdas. “Só assim poderão minimizar este impacto das incertezas e até melhorar os resultados, mesmo com o baixo crescimento econômico previsto para 2009”, considera Lucena.

O executivo, porém, dá um alento aos empresários do varejo. “Mesmo em períodos turbulentos, os índices de perdas podem ser reduzidos por meio da adoção de serviços especializados, realizados de forma profissional.” Como exemplos, Lucena cita a produção de inventários e a contratação de auditorias operacionais permanentes. “Se realizado por profissionais capacitados, o inventário permite a medição exata das discrepâncias entre estoques físicos e informações contábeis dos estoques. As auditorias, além de descobrirem fraudes, permitem que o administrador tenha, na prática, resultados exatos das operações.”

“Só não podemos esquecer que parte da crise é real e parte é a atitude que cada um toma diante dela. Quem souber utilizar a adversidade para combater perdas e dar eficiência à gestão surfará nesta e em todas as ondas críticas que ainda estão por vir”, finaliza Lucena.

RGIS (www.rgis.com) - Fundada por Thomas J. Nicholson, em 1958, a RGIS (Retail Grocery Inventory Services, na sigla em inglês) é líder global em serviços de varejo e inventários. Com uma carteira de aproximadamente 20 mil clientes, a empresa possui 40 mil funcionários e colaboradores e 400 escritórios espalhados pelas Américas do Sul e do Norte, Europa, Ásia e Oceania.

No Brasil desde 1998, a RGIS é a única a fornecer soluções informatizadas em controle de recebimento e expedição, gerenciamento de estoque e inventários de ativos fixos. Em 2006 e 2007 a empresa foi eleita como a melhor fornecedora de serviços de auditoria para o Wal-Mart.

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