Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

IPI fixo favorece assimetria na indústria tabagista

O modelo de tributação altamente regressivo gerou benefícios fiscais anuais de cerca de R$ 1,1 bilhão para a Souza Cruz e de R$ 200 milhões para Philip Morris. Desta forma, desestimulou a competição via preços, que é a principal estratégia de sobrevivência das indústrias menores.

De acordo com o Sindifumo SP - Sindicato da Indústria do Fumo do Estado de São Paulo e um dos principais órgãos de representatividade legal e trabalhista do setor tabagista no País - o impacto da tributação do IPI (Imposto sobre produtos industrializados) é desigual entre as pequenas e as grandes empresas do mercado tabagista. Isso passou a acontecer desde a criação do Decreto 3070, em 1999, que prevê a cobrança de um valor fixo sobre a vintena de cigarros, independente do preço de fábrica ou o preço de venda ao consumidor.

Sindifumo SP - O SINDIFUMO SP - Sindicato da Indústria do Fumo do Estado de São Paulo é um dos principais órgãos de representatividade legal e trabalhista do setor tabagista no País. A atividade do Sindifumo SP foi iniciada na década de 50 e conta com a participação de diversas empresas do setor. Além do Sindifumo SP-SP, existem outros sindicatos do setor em mais três estados: Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Sindifumo SP é composto pelas empresas Cibahia, Alfredo Fantini e Sudamax.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira